Dicas para cuidar das patas
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

7 Dicas para cuidar das patas do seu cão

Cães usam as patas o tempo todo e por esse motivo elas devem ser bem cuidadas para evitar lesões e para que seu cão se mantenha ativo, seguro e saudável.

As almofadas das patas são suaves e ajudam a proteger os ossos e articulações dos impactos enquanto se movem e são projetadas para suportar condições meteorológicas extremas ou andar em terrenos acidentados. A seguir, o Blog da Lolipet te dá algumas dicas para manter as patinhas do seu amigo peludo sempre em forma:

  1. Mantenha as unhas aparadas – Independente de cortar em casa ou levar o seu cão para um Vet, é importante mantê-las aparadas regularmente. Se você ouvir o barulho delas enquanto o animal anda, provavelmente está na hora de cortar.
  2. Hidratar as almofadas – Assim como nossas mãos, as patas do seu animal de estimação podem ficar ressecadas e rachadas. O uso de hidratante humano pode causar problemas, então fale com seu veterinário e descubra o melhor hidratante para as patas do seu animal de estimação.
  3. Mantenha curto os pelos das patas – Alguns cães de pelo longo costumam ter pelos entre as almofadas, é importante mantê-los sempre curtos para evitar que seu peludo escorregue e se machuque.
  4. Cuidado com os objetos pequenos – É fácil pequenos objetos ficarem presos entre as almofadas das patas do seu pet. Verifique entre os dedos se não existem cacos, pedaços de brinquedos, vidro quebrado, ou outros pequenos objetos. É importante verificar se existem objetos indesejados com frequência para manter as patas saudáveis.
  5. Massagens nas Patas – Ajude a manter seu animal de estimação relaxado com uma massagem nas patinhas. Em primeiro lugar, entre as almofadas, em seguida, entre cada dedo. Um pouco de mimo não faz mal a ninguém!
  6. Cuidados com os cortes – Mesmo que você tome medidas preventivas, seu cão ainda pode aparecer com cortes ou arranhões em suas patas. Lesões que são menores do que um centímetro de diâmetro, podem ser limpos com água e sabão e cobertos com um curativo leve. Para cortes mais graves, converse com seu veterinário sobre o tratamento.
  7. Cuidados Sazonais – As patas do seu cão podem ser tão sensíveis às condições meteorológicas extremas como um pé humano. Esteja ciente de como o tempo pode afetar as patas do seu cão e como proteger seu animal de estimação durante os meses de verão e inverno.
    No verão, é importante ficar longe de pavimento ou areia quente para evitar queimaduras. Caso ocorra queimaduras menores, lave em água corrente e enrole a pata com um curativo. Converse com seu veterinário sobre quaisquer queimaduras graves ou bolhas.
    No inverno, o clima frio pode causar ressecamento e rachaduras. Em cães muito friorentos existe a alternativa de usar sapatinhos próprios para pet para proteger as patas.

É sempre bom prevenir para evitar lesões na pata do seu cão. Lembre-se de se colocar no lugar dele, e se você não gostaria de andar descalço em algum lugar pergunte-se se o seu cão também não iria?

 

Comentários