Cães - Mudança de casa
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Mudança de Casa com seu Cão

A mudança de endereço pode ser complicada para os cães, a adaptação à nova casa deve ser feita da melhor maneira para evitar o estresse dos peludos. Confira as nossas dicas.

 

Se para nós humanos a adaptação à nova casa já é difícil, imagine para um cão: ele não entende o porquê que de uma hora para outra ele passou a morar num local completamente estranho. Todas as referências do que ele tinha como sede da matilha sumiram. Ele não reconhece o espaço, e não sabe como este espaço será preenchido; onde ele deve fazer xixi e cocô; onde dormir. Ele não reconhece seus barulhos e cheiros. Ou seja: ele fica completamente perdido.

Além disso, tenha certeza de que os cães percebem toda a nossa dificuldade inicial, e o estresse que tudo isso causa. Isto só reforça a ele a idéia de que esta é uma situação excepcional. Por conta de tudo isso, para a maioria dos cães esta fase pode ser bastante traumática; e se este dono não tiver um pouco de sensibilidade, a coisa pode ser bem complicada.

O ideal nesses casos é reeducá-lo da mesma forma que você fez quando ele era filhote. Mais uma vez temos aqui você como líder da matilha mostrando a ele como deve funcionar a matilha neste novo local. A boa notícia é que será tudo mais rápido e simples, pois ele já passou por isso antes.

A grande questão aqui é saber se você está se mudando para o mesmo tipo de imóvel (de uma apartamento para uma casa, ou vice-versa). Quanto mais diferenças tiverem as duas situações, mais cuidado você deverá ter para ajudar seu cão a se adaptar à nova casa.

Espaço

Caso a sua futura casa tenha um espaço bem menor que sua atual, você deve prestar bastante atenção aqui. Cães mais velhos, que não tem tanta atividade e cães calmos fazem esta transição com mais facilidade, mas não espere que seu labrador cheio de energia aos 2 anos acostume-se a não ter mais onde correr e gastar sua energia. Não irá demorar muito até que ele comece a roer os móveis para se distrair.

Então você deve mudar alguns hábitos para compensar essa mudança e evitar a destruição, caso ele tenha menos espaço, o ideal é aumentar os passeios, dessa forma ele terá como gastar sua energia. Outra dica importante é enriquecer o ambiente novo com brinquedos de diferentes tipos e acrescentar petiscos e receitas (confira algumas aqui) para melhorar ainda mais a brincadeira! Espalhe os brinquedos por todos os ambientes, se ele tiver com o que se ocupar vai deixar seus móveis e objetos em paz.

Mudança com Cães

Cães não foram geneticamente preparados para mudar de ambiente, tenha paciência e ajude seu peludo nessa confusão!

Área Liberada Para o Cão

Se antes o cão ficava o tempo todo do lado das pessoas não espere que de um dia para o outro ele vá se acostumar a ficar sozinho o dia inteiro num quintal. Faça esta transição de forma lenta. Faça com que ele se acostume a ficar no quintal por 15 minutos sozinho – para então voltar para dentro de casa; depois 30 minutos, e assim por diante.

Se, ao contrário o cão estava acostumado a ficar no quintal o tempo todo, e agora ele irá desfrutar da companhia de todos dentro de casa, você provavelmente terá que ensiná-lo a se comportar dentro de casa.

Banheiro

Da mesma forma que nos demais itens, aqui também tudo dependerá do quão diferente será o novo ambiente em relação ao antigo. Se o ambiente é parecido, as coisas são bem mais simples. Seu cão já sabe que ele deve fazer xixi e cocô no lugar que você determinar. O seu trabalho aqui é só mostrar a ele o novo local. Se você já morava num apartamento, e seu cão já estava acostumado a fazer xixi e cocô na rua; então tudo continuará igual.

Os problemas normalmente acontecem quando existe uma mudança no tipo de ambiente que o cão vive, e seu cotidiano se modifica muito. Normalmente os cães que moram em casa têm muita dificuldade em se adaptar a só fazer xixi quando seus donos têm tempo de levá-los na rua. Na casa antiga ele fazia xixi e cocô na hora que tinha vontade, e isso nada tinha a ver com você estar por perto ou não. Neste caso você precisa começar tudo novamente e tentar educá-lo a só fazer xixi e cocô na rua.

Simplesmente os cães não foram determinados geneticamente para mudar de ambiente desta forma. Se você não conseguir que seu cão só faça xixi e cocô na rua, o melhor é aceitar o fato e colocar um “banheiro” para ele. Jornais, tapetes e caixas higiênicas dão ótimos resultados.

O Local de Dormir

Este também é um ponto importante. Se o ambiente no qual ele vai dormir é semelhante ao que ele já dormia na casa antiga, não haverá muito problema. Coloque o cão pra dormir no local escolhido já a partir da primeira noite. Tente colocar o máximo de brinquedos, ossinhos, paninhos que ele já tinha na casa antiga para que ele sinta o cheiro dele lá. Outro truque que não fará mal é colocar lá algo com o seu cheiro. Esfregue um pano sobre o seu corpo e coloque junto às coisas do seu cão. Se o cão já está acostumado a dormir em caminha ou casinha, melhor. O simples fato de você colocar a casinha ou caminha em determinado local já será suficiente para ele entender onde deve dormir.

Se, no entanto, você pretende fazer uma mudança neste setor você precisará ter um pouco mais de cuidado aqui. Se seu cão estava acostumado a dormir dentro de casa, e deve passar a dormir no quintal na nova casa, não pense que ele não estranhará tal diferença. Bem, se você colocá-lo para dormir no quintal na primeira noite ele ficará assustadíssimo. Vá aos poucos! Antes de colocá-lo para dormir no quintal, você deve esperar que seu cão se costume com o lugar. Se você morava num apartamento, o fato de ficar sozinho no quintal pode parecer ao seu cão que ele está sendo abandonado, ou mesmo apartado dos demais. Como ele não entende o motivo do exílio, ele botará boca no trombone esperando que você apareça para salvá-lo. E se você não quer ter problemas com a vizinhança desde cedo, você terá que agir da forma certa. Você terá que acostumar seu cão a habitar o quintal aos poucos.

Comece deixando o cão ficar alguns minutos sozinho no quintal. Para que ele não sofra, o ideal é que você ofereça algum atrativo a ele. Deixe lá um osso novo, ou algum brinquedo novo do tipo que ele gosta. Desta forma ele ficará distraído, e não sofrerá por estar sozinho. Apareça por lá num momento em que ele estiver calmo, e JAMAIS dê as caras se ele estiver latindo ou chorando. A última coisa que você quer é que ele se acostume a chorar e latir para te chamar.

Barulhos

Cães que moram em casa e se mudam para apartamentos costumam sofrer muito com os novos barulhos com os quais ele passa a conviver. Há cães que latem sempre que os vizinhos chegam, ou saem de casa; outros ainda não conseguem deixar de latir toda vez que o elevador funciona. Neste caso o ideal é tentar reprimir este comportamento a qualquer custo.

De maneira geral este é o momento ideal para se promover mudanças na rotina do cão. Já que você está mudando de ambiente pode também mudar os hábitos e o cotidiano do seu cão. Porém, é fundamental dizer que não existem milagres e para promover tais mudanças você deve fazer um trabalho de reeducação intenso. E tenha paciência sempre, lembre-se que eles não entendem o porquê dessa mudança toda.

 Fonte: DogTimes

Comentários