Calos em Cães - Saiba como prevenir e tratar!
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

Calos de Apoio : Saiba como prevenir e cuidar!

Calos ou Escaras de Decúbito são lesões na pele que geralmente afetam animais de médio e grande porte, causados pelo contato da pele com a superfície dura.

Calos de Apoio são causados pelo contato da pele com a superfície dura, afetando principalmente, joelhos, cotovelos e patas. Os principais fatores são o piso e o peso do animal, e os calos ainda podem evoluir e gerar complicações.

Calos são causados pela fricção da pele com a superfície.

Calos são causados pela fricção da pele com a superfície.

 O piso 

Quanto mais rugoso o piso, maior a fricção deste com a pele ao levantar-se ou deitar-se, o que leva à perda de pelo ou até destruição dos folículos pilosos nas regiões já citadas, pois para compensar o impacto e a falta de gordura, a pele começa a se espessar nas regiões de contato.
Se não houver ferida no local, a pele do calo deve ser hidratada diariamente com substâncias emolientes, oleosas ou cremosas específicas para calos.
Existem produtos veterinários específicos para este tratamento à base de lanolina, ureia, silicone, óleo mineral, cera de abelha, vaselina entre outros componentes.
Estes compostos tratam os calos prevenindo complicações como a piodermite (inflamação do calo), a fibrose (degeneração e aumento do calo), bicheiras e bernes (detalhes no final da postagem).Após a aplicação do produto nas calosidades, distraia seu animal, brincando ou passeando com ele e evitando que o produto seja removido por suas lambidas.Caso haja ferida, com rachaduras, sangue ou pus, pois em alguns casos a pele pode ressecar a tal ponto que rache e inflame bastante, o animal deve ser encaminhado ao médico veterinário para correta aplicação de anti-inflamatórios e/ou antibióticos.

O contato com o piso na hora de deitar ou levantes causa o espessamento da pele.

O contato com o piso na hora de deitar ou levantes causa o espessamento da pele.

O peso

Outro ponto importante é o peso do animal. Calos ocorrem naturalmente em raças gigantes, como Fila Brasileiro, Mastin Napolitano e Mastif, de grande e médio porte como Labrador, Boxer, Pointer e Bull Terrier e até nos de pequeno porte como o Pinscher e o Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha).
Vale a pena ressaltar que em cadelas gestantes e lactantes a incidência de calos ou escaras aumenta, pois estas passam muito tempo em decúbito.
Quando o animal se deita, seu peso faz com que as pontas dos ossos se atritem com o solo. O piso do canil para cães adultos deve ser macio, de preferência de cimento queimado ou piso antiderrapante (cerâmica ou borracha). Para filhotes, o cimento queimado é desaconselhado por questões de aprumo. 

A área na qual animais com essa tendência dormem deve ser forrada com colchonete, camas suspensas ou camas tradicionais para pets.

Cama Suspensa para Cães evita o atrito com o Piso!

Cama Suspensa para Cães evita o atrito com o Piso!

*PARA CALOS LEVES NÃO INFLAMADOS,UMA DICA CASEIRA :
(LEMBRE-SE ,ANTES DE APLICAR QUALQUER COISA,SEMPRE CONSULTE O SEU VETERINÁRIO DE CONFIANÇA)
Não esqueça que fazer a limpeza dos calos é uma coisa super importante…
Misturar Bepantol + Óleo de amêndoa + Hipoglos e aplicar no local, outra ótima opção é o uso do Óleo de Coco.

COMPLICAÇÕES:

Além de dificultar os movimentos, os calos tendem a desenvolver outros problemas:

Piodermite — inflamação do calo. Libera pus e sangue. O veterinário receita antibiótico.
Fibrose — se, depois de formado, o calo continuar a sofrer alterações sendo comprimido sobre piso inadequado, a pele degenera ainda mais. O calo aumenta e fica mais duro. A indicação é retirá-lo por cirurgia porque não dá mais para tratá-lo.
Higroma — outra possível complicação, se o cão com calo continuar a deitar em piso impróprio, é o acúmulo excessivo de liquido (edema) nas articulações. O veterinário opta por retirar o líquido por meio de punção. Se o líquido estiver infectado (ocorre quando o mal se encontra em fase avançada), é preciso interromper sua produção por meio de uma cirurgia delicada. Se não tratado, o higroma tende a avançar para a perna e causar gangrena e necrose. Para evitar a morte do cão, nesses casos só resta amputar o membro afetado.
Flegmão — o calo inflama e um grande inchaço se forma em torno dele, disseminando-se por todo o membro, devido à formação de uma secreção interna, logo abaixo da pele. Para retirá-la é feita uma drenagem e o cão é tratado com antibiótico e diuréticos. Se não houver tratamento, o mal evolui para gangrena e necrose, exigindo amputação.
Bicheiras e bernes — moscas atraídas pelo pus e sangue das complicações causadas pelos calos depositam ovos sob a pele dos cães. Para tratar é necessário a retirada das larvas, passar cicatrizante e bactericida nas feridas e, para afastar as moscas, usa-se spray repelente.
(Vet. Samir Doumit Chomuni)

Lembre-se de que seu cão não precisa dormir na sua cama, mas também não deve dormir direto no piso, o ideal é que ele tenha uma superfície macia (cama, cama suspensa, tapete) para evitar a fricção da pele. Dessa forma você evita problemas maiores e o sofrimento do seu peludo!

Comentários