Seu cão come rápido demais?
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet, Saúde

Seu cão come muito rápido? Saiba o que fazer!

Se seu cão come rápido e parece que o mundo vai acabar, fique sabendo que isso não é saudável para ele e confira as nossas dicas para te ajudar a driblar esse probleminha.

 

Alguns cães comem rápido demais, e isso não significa que esteja com muita fome, mas sim um comportamento obsessivo em torno da comida. Uma questão psicológica que o faz comer rápido demais, seja por instinto (para que um “concorrente” não pegue a comida dele) ou por ansiedade. Comer muito rápido pode gerar vários problemas na saúde do cachorro, como: gases, vômitos logo após comer e má digestão. Se seu cão é assim, fique tranquilo pois é possível contornar esse problema com várias técnicas e em geral é muito fácil de resolver.

Na hora de oferecer a comida do seu pet fique atento às dicas abaixo:

1. Evite ambientes agitados

Ambientes muito agitados, com muitas pessoas, fazem com que o cão fique mais ansioso e acabe comendo mais rapidamente.

2. Separe os cães na hora de comer

Se você tiver mais de um cachorro, dê a comida em ambientes separados. Dessa forma você evita a ansiedade por medo que o “concorrente” coma a comida.

3. Não recompense ansiedade

Se na hora de colocar a ração no pote você notar que seu cão está pulando, agitado ou latindo, não dê a comida pra ele se acalmar. Em vez disso, espere que ele se acalme sozinho (por exemplo, se sente em frente à você pra esperar a comida) e só então dê o pote pra ele. Ao recompensar, seu cão acredita estar tendo o comportamento certo.

4. Não torne a hora da refeição um grande momento

Na hora da refeição, apenas pegue o pote, coloque a comida e ofereça ao cão. Quando você faz uma grande festa, usa outro tom de voz ou se agita, o cão fica ainda mais ansioso.

5. Divida a refeição em 2 ou 3 vezes ao dia

Em vez de dar apenas 1 vez por dia, divida a porção e ofereça a mesma quantidade diária em porções menores, por exemplo, de manhã e à noite. Assim você evita que ele esteja faminto na hora de comer.

6. Use um comedouro lento

O comedouro lento é uma ótima invenção para aqueles cães que comem muito rápido. Como ele distribui a ração, o cão precisa desviar dos “obstáculos” pra conseguir pegar a comida, o que faz com que o momento da refeição fique mais calmo e devagar.

 

Comedouro Coma Devagar

Um dos modelos de comedouro lento disponível na Lolipet!

 

7. Use brinquedos recheáveis

Brinquedos com fendas e buracos recheáveis podem ser uma forma de oferecer a ração ao seu cão dificultando um pouco e tornando mais lento o processo. Além de entreter e divertir ao mesmo tempo! Vale deixar a ração hidratar com um pouco de água, assim ela incha e fica grudenta, aumentando a dificuldade para sair do brinquedo! Você pode aprender algumas receitas para brinquedos recheáveis aqui.

 

Brinquedo para Cães Kong

A marca Kong foi a primeira a lançar brinquedos desse tipo e é recomendada no mundo todo, por sua inovação e ótima qualidade e durabilidade. Disponível na Lolipet!

 

Para desacelerar o seu cão, siga as dicas e esperamos que seu apressadinho diminua o ritmo e se alimente melhor e com mais saúde!

Comentários