Eles são adoráveis, mas quase sempre tem o hábito de arranhar móveis e objetos indesejados pela casa. Isso é instinto natural deles, e você pode corrigir esse comportamento!
Comportamento, Dicas Lolipet, Gatos

Como evitar que seu gato arranhe os móveis

Evite que seu gato arranhe móveis e objetos indesejáveis. Arranhar é um instinto natural do seu gato, mas com amor e treinamento adequado você pode ensiná-lo aonde ele pode satisfazer o instinto dentro de casa.

Para evitar que seu bichano arranhe móveis e objetos pela casa, algumas medidas podem te ajudar. Eles são doces e carinhosos, mas essa necessidade de arranhar é algo que incomoda muitos donos. Com essas dicas é possível amenizar os danos.
Arranhar é um instinto natural deles e você precisa entender como lidar com isso. Na natureza, raspar/arranhar é uma maneira de marcar seu território. Além disso, remove camadas de células mortas de suas garras. Seu bichano pode optar por arranhar perto de sua área de dormir, seus brinquedos ou caixa de areia, mas é provável que ele se arrisque a incluir alguns de seus móveis em busca da estação de arranhões perfeita.

1. Fornecer superfícies adequadas

Seu gato não pode ser treinado a não arranhar as pernas da mesa ou o braço do sofá se ele não tiver mais nada para arranhar em casa. Então, inclua na sua casa um arranhador especifico em um local que atrairá a atenção do seu animal de estimação (vale enriquecer o arranhador esfregando um pouco de catnip – leia sobre a erva do gato aqui).

Corda de Sisal enrolada firmemente ao redor de um poste, faz com que seja quase tão resistente como um tronco de árvore. As versões de Arranhadores de Papelão são práticas, funcionais e tem ótimo custo-benefício, para ter e renovar sempre.

Fornecer Arranhadores adequados é fundamental para o bichano suprir seus instintos naturais de arranhar.

Fornecer Arranhadores adequados é fundamental para o bichano suprir seus instintos naturais de arranhar.

2. Fornecer brinquedos que estimulam

O som, o cheiro, a textura e os movimentos são todos transformados na natureza curiosa de um gato. Ofereça uma variedade de brinquedos para que seu animal de estimação não fique facilmente entediado. Brinquedos com Catnip, Brinquedos de Sisal, Jogos inteligentes e Automatizados são ótimas opções de entretenimento.

3. Cuidado! Uma  janela pode proporcionar muita diversão.

Certifique-se de que as janelas estão fechadas para que seu gatinho não caia ou vá correr atrás do pássaro ou inseto que viu passar.

4. Disfarce seus móveis com algo que seu gato não gosta.

Uma folha de alumínio não costuma agradar muitos gatos devido ao seu som e sensação ao toque. O filme plástico também é um aborrecimento, pois ele se apega ao pelo dos gatos – mas se optar por isso é necessário que fique de olho o tempo todo, pois o plástico pode causar perigo de asfixia;

Cobrir o sofá com um lençol ou capa plástica pode espantar o gatinho, mas mantenha assim até ele esquecer completamente o móvel e se acostumar ao arranhador.

Os móveis mais adorados são os sofás e poltronas. Tente repelir o felino com algum odor que o desagrade!

Os móveis mais adorados são os sofás e poltronas. Tente cobrir o móvel com algum tecido que não seja tão atrativo.

5. Corte as unhas do bichano regularmente.

Cortar as unhas ajuda a eliminar as células mortas e pode diminuir a necessidade do gato em arranhar pela mesma função. Uma vez que seu gato se acostuma às sessões de corte de unha, é bem mais tranquilo. Pode ser até prazeroso para o bichano, especialmente se a recompensa final é sempre uma guloseima saborosa.

Se você não souber fazer isso sozinho, procure locais e pessoas especializadas para te ajudar. Tentar cortar a unha do pet em casa pode causar ferimentos e traumas no bichano. Como tem um vaso sanguíneo que passa por dentro da unha, o corte errado pode causar sangramento e dor local.

6. Experimente o truque da bexiga.

Colocar uma bexiga cheia por trás da capa do sofá pode ajudar a repelir o bichano. Quando ele for arranhar o sofá e estourar o balão, vai se assustar e tende a não querer voltar ali. Certifique-se de estar por perto para remover todos os pedaços do balão que ficarem espalhados no local, o material é perigoso para o bichano.

Espirrar água no Gato sempre que ele começar a arranhar o local indesejado associa o local à esse jato desagradável.

Espirrar água no Gato sempre que ele começar a arranhar o local indesejado associa o local à esse jato desagradável.

 7. Mantenha uma garrafa de água com tampa de spray à mão.

Quando o animal começar a arranhar alguma mobilia indesejada, você pulveriza água nele para espantar dali. Se ele associar que toda vez que for arranhar algum local inadequado irá levar um esguicho de água desagradável, certamente irá desistir de fazer isso.

Dica: não deixe seu gato saber que você quem causa a “explosão” por trás da garrafa. A idéia é deixá-lo associar seu arranhão com a súbita explosão de água vindo do nada, e não de você.

8. Pulverize seus móveis com essências, ou cheiros que desagradam o seu pet.

Os gatos não gostam de aromas cítricos e procurarão um outro lugar para usar as técnicas de arranhões. Lembre-se de limpar o local para remover o odor do bichano antes de aplicar os aromas que ele não gosta. Se ele sentir o próprio cheiro se sentirá em casa.

9. Coloque “armadilhas” dentro ou fora do móvel que você não quer que seja arranhado.

Você pode fazer essas armadilhas colocando algumas moedas em uma lata de refrigerante vazia e anexá-la perto da área escolhida. Quando seu gato começa a arranhar a lata, o barulho fará ele correr. Ou pelo menos essa é a ideia.

Cadeiras e Móveis podem ajudar seu bichano a subir em lugares mais altos que ele goste de arranhar!

Cadeiras e Móveis podem ajudar seu bichano a subir em lugares mais altos que ele goste de arranhar!

10. Livre-se de facilitadores.

Se os lugares que seu gato gosta de arranhar são altos (como em cima de uma estante de livros), torne inacessível aquele local. Remova quaisquer cadeiras, mesas ou prateleiras que ele possa usar como “escada” até lá.

11. NUNCA opte por remoção das unhas do felino, isso é CRIME.

Remover as unhas do seu gato é uma amputação, e é algo totalmente absurdo. NUNCA considere essa opção, isso é um crime contra a saúde e o instinto do animal. Se você não respeita o seu pet como ele é, não adote um. Seja um dono responsável e denuncie qualquer ato criminoso contra animais.

RESPEITE o seu animal como ele é, e com AMOR e PACIÊNCIA é possível treiná-lo para que não arranhe objetos indesejados.

RESPEITE o seu animal como ele é, e com AMOR e PACIÊNCIA é possível treiná-lo para que não arranhe objetos indesejados.

Além das dicas acima, é válido repreender a atitude do animal falando um “não” firme sempre que ele começar a afiar as unhas em algum móvel. Essa é a forma de corrigir o comportamento do bichano. Quando o gato perceber que lá não é o lugar correto, com o tempo ele pode diminuir o interesse por aquela superfície. Evite brigar com o gatinho quando ele estiver perto do arranhador adequado, pois ele precisa associar aquele objeto somente a momentos felizes e agradáveis. Além disso, não recorra a punição física nas tentativas de frustrar os comportamentos de arranhões do seu gato. Isso só fará com que seu pet tenha medo de você e de outros humanos.

Seja qual for o método que você escolher, entenda que seu gato nunca perderá seus instintos, mas com amor e educação, ele irá aprender o lugar certo de satisfazer suas necessidades.

 

Leia também:

A importância do Arranhador para Gatos

Brincar e estimular seu gato é importante

Erva do Gato: Tudo sobre Catnip

Comentários