O que NÃO fazer na hora de treinar seu cão para fazer xixi e cocô no lugar correto!
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Corrigindo o problema do xixi por submissão/excitação

Xixi por Submissão ou Excitação é um problema comum em filhotes e cães resgatados, sabe porque eles fazem isso? Vamos te ajudar a corrigir esse probleminha inconveniente.

Xixi por submissão ou excitação acontece geralmente com filhotes ou cães resgatados, em alguns casos é um problema passageiro, em outros com treinamento e paciência é possível reverter. Mas, ao cogitar que seu filhote ou novo filho adotado esteja com esse problema, antes de mais nada é importante levá-lo ao veterinário para excluir qualquer outra possível razão para esse comportamento inapropriado.

Se o check up não detectar nenhum outro problema que pudesse causar esse xixizinho, você precisa analisar duas situações:

  1. Se o seu cão não faz xixi quando você está em uma posição dominante (ou seja, olhando o seu cão diretamente nos olhos, dobrando-se da cintura, saudando a cara do seu cão), então é provável que o seu cão faça esse xixi fora de hora por excitação.

  2. Se o cão urina quando você chega em casa, quando você está em uma posição dominante, ou quando ele faz alguma coisa errada, então provavelmente é por submissão.

Seja qual for a causa, a situação pode ser corrigida com treinamento e paciência.

Xixi por Submissão

Os cachorros submissos fazem xixi quando são saudados, quando alguém se aproxima, quando são punidos e quando há uma história de trauma ou punição depois de fazer xixi; Isso é comum em cães resgatados. Esta é também uma reação comum de cães ansiosos e tímidos. Para corrigir esse problema, evite repreender ou gritar com seu cachorro depois de ele ter feito xixi. Em vez disso, tente construir a sua confiança, ensinando comandos simples (sentar, ficar, vir) e recompensar o seu cão após cada sucesso.

Seu cãozinho é submisso? É fácil detectar e com paciência é possivel reverter esse problema.

Seu cãozinho é submisso? É fácil detectar e com paciência é possivel reverter esse problema.

Você também pode se aproximar do seu cão em posturas não-dominantes. Evite o contato direto com os olhos, se aproxime do lado e agache até o nível do seu cão. Ao acariciar seu cachorrinho, não comece pelo topo da cabeça.

Mantenha todas as saudações discretas, e quando o cão faz xixi, simplesmente limpe-o sem alardes e vá embora. Não se esqueça de recompensar e elogiar seu filhote quando ele faz xixi no lugar correto.

Xixi por excitação

Se esse for o caso do seu filhote, a boa notícia é que isso geralmente acontece com filhotes com menos de um ano de idade, e é um problema, geralmente, passageiro. Não será da noite pro dia, mas com essas dicas você pode reverter isso rapidinho. Esse problema acontece quando os cães fazem xixi brincando, quando você chega em casa ou quando as pessoas visitam. É um excesso de felicidade que escapa e forma uma pocinha no chão, rs.

Uma alegria sem tamanho, que transborda literalmente. Xixi por excitação é comum em filhotes e geralmente é passageiro.

Uma alegria sem tamanho, que transborda literalmente. Xixi por excitação é comum em filhotes e geralmente é passageiro.

Para ajudar o seu filhote com este problema (e salvar o tapete novo), tente manter todo o tempo de lazer fora, ou em uma área especialmente preparada, forrada com jornal ou tapete higiênico para cachorro. Sendo assim, se houver um pequeno acidente devido à excitação excessiva, não será um grande estrago.

Quando há um acidente, assim como com a urina por submissão, não repreenda nem castigue seu cachorro. Basta limpar discretamente e deixar o cãozinho sozinho. Dê petiscos quando ele faz xixi no lugar correto e mantenha todos os cumprimentos ao mínimo. Você deve mesmo ignorar o cão quando você chegar em casa. Isso parece cruel? Acredite, não é, pois dá ao seu cachorro uma chance de se acalmar por conta própria. Peça aos seus convidados que façam o mesmo.

Quando o cão faz xixi enquanto faz caminhadas, dê petiscos e elogie bastante. O mesmo vale para quando o cão faz em local adequado. Todas essas dicas não vão apenas ajudar seu cachorro a parar de fazer xixi quando está excitado, mas também o ajudará a ser mais calmo e confiante.

Então, boa sorte com seu cão. E lembre-se, paciência e perseverança sempre vencem!

Comentários