Adestramento em filhotes
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Filhotes devem ser treinados

Filhotes podem e devem ser adestrados logo cedo. Saiba as vantagens de adestrar o cão ainda filhote.

 

 Absorção de Informações

 

Os cães podem aprender durante toda a vida, mas nos primeiros meses de vida o cérebro deles está mais receptivo para desenvolver e absorver informações e ensinamentos. Por esse motivo, principalmente quando são filhotes, devemos prestar mais atenção no que estamos ensinando ou deixando de ensinar.  Nada como uma boa educação na infância para evitar problemas na vida adulta. Portanto, não espere o cão crescer para começar a ensinar a ele bom comportamento.

 

Reforço positivo

 

O fato de filhotes serem gulosos facilita o adestramento por reforço positivo, ou seja, reforçar a obediência recompensando com coisas que ele gosta, pode ser desde a própria ração, pedaços de frutas ou petiscos. Sempre tome cuidado para não dar petiscos demais e, com isso, desbalancear a ração.

 

Falta de coordenação motora

 

A falta de coordenação motora do filhote facilita muito o aprendizado de comandos básicos, como o “senta” e o “deita”. O filhote tem muita dificuldade de “dar ré” olhando para cima. Por isso, para ensinar o “senta”, deixamos que ele fique em pé e levantamos o petisco acima da cabeça dele, movimentando-o para trás. O cãozinho cai sentado e já pode ser recompensado. O mesmo pode ser feito para ensinar o comando “deita”.

 

Dar a pata

 

O filhote já dá naturalmente a pata quando está querendo comer o petisco na nossa mão, mas não consegue. Esse é um comportamento instintivo, normalmente recompensado enquanto o cão mama. O leite sai com mais força das tetas da mãe quando são empurradas com a pata. É um desperdício perder a possibilidade de associar esse comportamento a um comando, recompensando-o! Em geral, bastam alguns minutos para ensinar o comando a um filhote, enquanto que, com um cão adulto, esse mesmo ensinamento pode levar horas.

 

Liderança mais aceita

 

Embora o filhote possa ser mais ou menos dominante, raramente deixa de nos obedecer em troca de algum brinquedo ou comida. Muitos cães adultos recusam a recompensa para não demonstrar submissão ou para testar nossa liderança. Cães que aprendem cedo a obedecer e a respeitar limites dificilmente se tornam agressivos com seus donos quando contrariados, ao contrário de cães dominantes que não tiveram uma boa educação. Durante a adolescência, os cães testam com mais freqüência e intensidade a nossa liderança. A melhor maneira de lidar com isso é mostrar firmeza nos limites impostos e recompensar a obediência a comandos.

 

Agressividade não perigosa

 

O filhote já pode demonstrar agressividade ao se sentir contrariado ou quando quer defender a posse de algum objeto ou alimento (agressividade possessiva). Embora um filhote possa morder, raramente representa perigo real para o ser humano. Com isso, quem tem filhote sente menos medo de impor limites com firmeza do que quem tem um adulto, obtendo melhores resultados na educação do cão. É comum os filhotes testarem continuamente os limites, demonstrando agressividade. Mas também é preciso saber que quem não sabe lidar com essas situações corretamente pode incentivar e recompensar tais reações. Conforme o cão vai crescendo, suas ameaças vão ficando cada vez mais amedrontadoras e perigosas, diminuindo bastante a chance de os donos conseguirem controlá-las sem a supervisão de um profissional de comportamento canino.

 

Donos mais empolgados

 

Infelizmente, a empolgação e a dedicação dos donos em relação aos filhotes vão diminuindo com o tempo. Por isso, a criação de um bom vínculo entre as pessoas da casa e o filhote é a melhor maneira de garantir uma vida boa para ele depois de se tornar adulto. O cão educado e que sabe obedecer a comandos participa mais intensamente da matilha humana dele e aprende a se comunicar melhor com as pessoas, o que o torna mais querido por todos.

 

Agora vocês já sabem a importância do adestramento iniciar quando o cão ainda é filhote. Algumas dicas para começar o treinamento nós já falamos aqui.

 

Via Tudo sobre Cachorros

Comentários