O Passeio no Inverno com os Cães deve ser mantido, com alguns cuidados!
Cães, Dicas Lolipet

Tudo sobre Passeio no Inverno com o seu Cão

A temperatura cai, a preguiça sobe, mas os passeios com seu cão não podem ser deixados de lado no Inverno. Saiba os cuidados que você precisa ter nessa estação.

O inverno está batendo na porta e as temperaturas já começaram a cair. Independente do clima, o passeio diário do seu cão é muito importante para a saúde física e mental dele. Nos dias mais frios são necessários alguns cuidados, mas é de extrema importância manter o hábito por mais que a preguiça tente te vencer.

A maioria das pessoas acredita que, por eles terem muitos pelos, não sentem frio, mas não é bem assim. Os animais sentem menos frio do que nós, sim mas, mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados, sem que eles deixem de dar o tão esperado passeio.

1. Agasalho – as roupas próprias para pets podem ajudar o seu peludo a encarar a rua nos dias frios. Não hesite em agasalhar seu cachorro, mas tenha certeza de que ele está confortável e que a roupinha é adequada. Alguns cães se sentem presos dentro das roupas e ficam assustados, por isso, garanta que o seu cão está tranquilo antes de sair.

2. De olho nas atitudes – os cães não sentem tanto frio como nós, principalmente quando estão em movimento. Contudo, caso repare que ele está tremendo e encolhido, fique atento para checar se ele não apresenta algum problema de saúde.

3. Filhotes e idosos – nesses casos, é recomendável tomar mais cuidado, pois os idosos tendem a ficar mais deitados e sentirem mais frio, e os filhotes naturalmente precisam de mais calor, por serem mais frágeis. Com a chegada do frio é preciso proporcionar esse calor para eles. As voltas são fundamentais para dar uma esquentada, exercitá-los e mantê-los saudáveis, ativos e felizes.

No frio eles se cansam menos e curtem mais o momento de lazer!

No frio eles se cansam menos e curtem mais o momento de lazer!

4. Eles preferem o frio – Inverno é uma ótima estação para passeios, o calor excessivo do verão pode causar cansaço, mal estar e até queimaduras.  O sol é muito bom para a saúde do pet e dos humanos, mas no inverno o cão tende a ficar menos cansado nos passeios e aproveitar mais esse momento, por isso, aproveite as baixas temperaturas para curtir com o seu cão.

5. Escolha o horário certo – No inverno os horários do passeio devem ser os opostos aos do verão, dê preferência para ir próximo das 12h, ou por volta de 15h-16h da tarde. O sol está mais forte nesses horários e portanto a temperatura fica mais amena.

6. Não deixe de passear – apesar do frio dar muita vontade de ficar em casa, seu cão precisa de exercícios diários. A falta deles pode causar a obesidade, tédio e por isso as caminhadas de rotina não podem ser eliminadas, mesmo com o frio. Certifique-se que vocês estão bem agasalhados e saia para dar pelo menos uma volta com ele.

7. Quando a preguiça vencer, faça o possível para exercitar seu peludo dentro de casa. Dedique 30 minutos à isso, nesse link você encontra algumas formas de entretê-lo em casa nos dias gelados e molhados. Brincadeiras, treinamento e muito mais para gastar a energia sem sair na rua.

Esperamos ter ajudado, e não deixem de passear com os peludos, hein?

Comentários