Porque os cães ficam com a língua para fora?
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet, Saúde

Você sabe porque os Cães ficam com a língua de fora?

Conheça as funções da língua para os cães, que vai muito além de sentir o sabor das coisas! Vamos lá?

Você já se perguntou por que o seu cachorro fica com a língua de fora? Sem dúvida, a língua é muito importante para ele e tem diferentes funções que você sequer imagina. É por meio da língua que os cães conseguem sentir o sabor dos alimentos, se expressam, conhecem o ambiente, ela auxilia na mastigação, entre outras funções. Também é através dela que os cães conseguem expressar felicidade e afeto, quando lambem os donos por exemplo.

Mas, uma das funções mais importantes da língua é regular a temperatura corporal do cão, quando eles estão ofegantes com a língua para fora, a aceleração da respiração serve para jogar o ar quente para fora e abaixar a temperatura. Quanto mais ofegantes, mais calor eles estão sentindo. Essa é a forma dos cães transpirarem, através da respiração pela boca (língua) e nariz, já que eles não possuem glândulas sudoríparas (que liberam o suor). Por esse motivo, o focinho do seu peludo deve estar sempre geladinho e úmido, caso esteja quente ou seco pode ser sinal de seu melhor amigo esteja doente e deve ser levado imediatamente ao veterinário de confiança.

Além disso, cães tendem a lamber suas feridas quando estão machucados, e fazem isso por que a saliva auxilia a limpar a ferida, mas passar a língua muitas vezes no ferimento pode deixar a região ainda mais machucada. Fique atento! Em muitos casos é indicado o uso de Colar Elizabetano ou Cone da Vergonha como é popularmente conhecido para evitar que as lambidas piorem os ferimentos.

Agora você já sabe o porque eles vivem com a língua de fora (e eles ficam lindos assim)! Esperamos que essas dicas e conhecimentos sobre o seu cão só aumentem ainda mais o laço e cuidado que têm por ele!

Comentários