Eles tem amor pra dar, cuidados obrigatórios e são bons amigos sim! Vem saber o que é mito sobre os gatos!
Gatos, Mitos e Verdades

12 mitos sobre Gatos

Muitos mitos sobre os gatos são ditos como verdades por aí, fique atento aos fatos

Não caia nesses mitos e equívocos sobre gatos. Você vai se surpreender quando descobrir que muitos dos “fatos” que ouviu sobre os bichanos não são verdadeiros. Fizemos essa lista que aborda os mitos mais falados por aí e conta a verdade por trás de cada um deles.

01. Mito: Gatos são pets de baixa manutenção

Fato: a independência dos gatos engana algumas pessoas, achando que por isso eles precisam apenas de cuidados mínimos. A verdade é que a idade média de gatos de rua é inferior em comparação aos domesticados. Enquanto bichanos que são membros da família tem sua longevidade aumentada, e essa é a prova de que sim, eles precisam de cuidados responsáveis.

02. Mito: onicotomia é como aparar a unha

Fato: onicotomia é, na verdade, a amputação cirúrgica da primeira articulação de cada dedo do felino, um procedimento que é visto como mutilação. Portanto, NUNCA é aconselhável fazer esse procedimento. Felizmente, existem muitas alternativas para manter as garras dos gatos em dia. Por exemplo, rotineiramente aparar as unhas e fornecer superfícies diversas para o gato arranhar e desgastar as garras.

Em torno dos Gatos existem muitos mitos que são considerados fatos por aí. Fique atento para não ser enganado!

03. Mito: os gatos podem ter uma dieta vegana

Fato: Algumas pessoas que escolhem o estilo de vida vegano também submetem seus bichanos a uma dieta sem carne. De um modo geral, os veterinários discordam desta prática, porque eles são seres naturalmente carnívoros e precisam de tecido animal, e carne, para satisfazer as suas necessidades dietéticas.

04. Mito: gatos são infelizes mantidos dentro de casa

Fato: enquanto um gato mais velho retirado das ruas pode ser infeliz em ser mantido em casa, gatos que já crescem no ambiente interno, mesmo em apartamentos, podem ser muito felizes. Desde que este ambiente esteja enriquecido para mantê-los estimulados e interessados. Para isso é importante oferecer muitos brinquedos, arranhadores, torres de escalada seguras e janelas protegidas para que ele possa tomar sol com segurança.

05. Mito: gatos não precisam de vacinas

Fato: O medo do desenvolvimento de Sarcoma Associado à Vacina há alguns anos fez com que algumas pessoas relutassem em permitir que seus gatos tomassem vacinas. No entanto, é necessário sim aplicar as vacinas conforme cronograma passado pelo veterinário. Veja o calendário de vacinas aqui.

Gatos são amorosos sim, e também se dão bem com outros pets. É tudo uma questão de treino e paciência.

06. Mito: Gatos machos castrados têm mais infecções no trato urinário

Fato: Embora um estudo tenha encontrado maior risco para certos urólitos (cristais) em gatos machos castrados de 10 a 15 anos de idade, existem outros riscos maiores ao evitar a castração. Então, ainda é a melhor opção castrar os gatinhos.

07. Mito: Gatos fêmeas precisam de uma ninhada antes da castração

Fato: Uma gata pode sofrer mais danos através da gravidez do que ao ser esterilizada. A verdade é que algumas pessoas querem filhotes e usam qualquer desculpa. Além disso, a castração irá prevenir o câncer uterino, e ajudar a prevenir o câncer mamário, cistos ovarianos, bem como complicações da gravidez, incluindo natimortos e gatinhos malformados. Sem contar o problema de superpopulação que é extremamente grave.

08. Mito: Os gatos só têm que ver o veterinário uma vez por ano

Fato: Dependendo da idade, condição física e problemas médicos conhecidos, a maioria dos bichanos precisará consultar seu veterinário mais de uma vez por ano. Incluindo visitas de cuidados rotineiros ou urgentes/emergenciais. É importante saber quando deve ir ao veterinário com o seu gato.

Apesar da fama de 7 vidas e cair sempre de pé, eles podem se machucar feio nessas quedas e todo cuidado é pouco!

09. Mito: mulheres grávidas não devem ter gatos

Fato: A toxoplasmose é uma doença que pode causar defeitos congênitos se contraída pela mãe durante a gravidez. Pode ser encontrado no solo ao ar livre e também em carne crua ou mal cozida (a fonte mais provável de contato). Também pode ser encontrado em caixas de areia para gatos se o gato tiver sido exposto. Mas, a verdade é que você absolutamente não precisa se livrar do gato. A contaminação através do contato com felinos infectados é praticamente nula;

Gatos contraem o parasita quando caçam e se alimentam de outros animais infectados, como ratos e pássaros. Se isso acontece, durante um curto período de tempo os “ovos” da toxoplasmose (chamados de oocistos) serão expelidos junto com as fezes do gato.

Mesmo assim, esses oocistos só podem infectar uma pessoa ou outro animal se eles estiverem “esporulados”, ou seja, ficarem expostos a temperaturas acima de 36°C por mais de dois dias. E o mais importante: os oocistos precisam ser ingeridos.

10. Mito: gatos sempre caem em pé

Fato: Os gatinhos geralmente caem de pé depois de uma queda, mas nem sempre sem ferimentos. Embora os felinos possam sobreviver a uma queda longa (o recorde não oficial em Nova York é de 18 andares), cabe a nós tomar cuidado com as janelas abertas, pois os bichanos podem sofrer ferimentos graves ainda que pousem de pé. Entretanto, algumas das lesões mais graves ocorrem em uma queda de 3 metros.

11. Mito: Gatos e Cães são Inimigos

Fato: Os bichanos são capazes de relacionamentos afetuosos com cães, bem como com outros animais de estimação da família. Mas, é importante tomar alguns cuidados na hora da apresentação e supervisionar os primeiros encontros. Saiba como apresentar Cães e Gatos.

12. Mito: Gatos são frios e distantes, portanto não são bons animais de estimação

Fato: os gatos podem e compartilham laços profundos com suas famílias humanas, e é por isso que a maioria de nós os considera membros da família. Além disso, existem muitos gatinhos de terapia que dão amor e conforto a pacientes em hospitais e casas de apoio. Felinos são, na verdade, criaturas muito amorosas, e seu vínculo conosco é tão forte que se estende além da morte!

Comentários