Donos de gatos precisam saber os gostos dos seus bichanos para ajudar a mantê-los felizes, saudáveis e ativos!
Dicas Lolipet, Gatos

8 coisas que seu gato adora

Para seu gato ser feliz, saudável e estimulado, é importante que você conheça as coisas que ele adora e as coisas que ele não gosta nem um pouco. Por isso, listamos 8 coisas que os bichanos adoram.

Como os gatos são criaturas inteligentes, eles podem ter uma longa lista de coisas que gostam (e, talvez, uma lista igualmente grande de aversões!). Frequentemente, as coisas que seu gato ama são as mesmas coisas que você ama – como comida gostosa, cochilos longos em lugares aconchegantes e muitas atividades divertidas.

Assim como nós humanos, as coisas que os gatos acham interessantes, divertidas ou excitantes podem mudar à medida que envelhecem. Por exemplo, seu gato pode amar seu brinquedo novo hoje, mas achar que é chato no dia seguinte. Como mãe ou pai de gatinho, é seu trabalho reconhecer quando os interesses de seus gatos mudam, assim, você poderá mantê-lo feliz, saudável e entretido. Embora os gostos possam variar de gato para gato, estes oito a seguir são um ótimo ponto de partida.

Eles adoram cochilar, não é a toa que dormem de 12 a 16 horas por dia.

Eles adoram cochilar, não é a toa que dormem de 12 a 16 horas por dia.

 1. Gatos adoram tirar sonecas

Embora não seja segredo que os gatos gostam de dormir, sabe-se que eles dormem em média de 12 a 16 horas por dia! Como os gatos são criaturas noturnas, eles dormem a maior parte do dia – e quem pode culpá-los? Afinal, todo mundo adora um bom cochilo em um local aconchegante e confortável.

Tenha em mente, filhotes e gatos idosos vão passar mais tempo dormindo do que, digamos, um gato adulto. Mas, se você está preocupado que seu gato está dormindo muito – ou muito pouco – converse com seu veterinário sobre o que é normal para sua raça, idade, nível de atividade e tamanho.

Lambendo eles se mantém limpos entre outras coisas;

Lambendo eles se mantém limpos e cuidam da pelagem.

2. Gatos adoram cuidar da higiene

Você sabia que gatos adultos passam aproximadamente metade de suas horas cuidando da própria higiene? Claramente, é uma parte importante da vida de um gatinho.

Existem algumas razões pelas quais os gatos dedicam tanto tempo à higiene:

  • Isso os mantém limpos. A limpeza não apenas ajuda os gatos a remover a sujeira de seus pelos, mas também impede que predadores e presas os detectem. Como? Lamber sua pelagem remove qualquer cheiro que tenha absorvido.
  • Mantém sua pele e pelagem saudável. A limpeza regular espalha os óleos naturais produzidos pela pele, mantendo a pelagem saudável, brilhante e hidratada.
  • É relaxante. Não há nada mais relaxante do que uma massagem, certo? Portanto os gatos sentem o mesmo! Ao invés de visitar um massagista, eles simplesmente se lambem para reduzir o estresse e se acalmarem.
  • Ajuda a se relacionar com outros gatinhos. Os gatos cuidam uns dos outros – e seus humanos! – para desenvolver e fortalecer seu vínculo. Por isso, muitas vezes você vai ver gatos lambendo uns aos outros em lugares difíceis de alcançar.
  • É refrescante. Quando está calor, os gatos molham a pele com saliva para se refrescar.

Nem todo gato gosta, mas além de ajudar na limpeza e remoção de pelos mortos, a escovação é muito relaxante. Tente escovar sua pelagem com uma escova de cerda natural ou de borracha.

Atenção a qualidade do alimento oferecido ao seu gato!

Atenção a qualidade do alimento oferecido ao seu gato!

3. Gatos adoram alimentos frescos e nutritivos

Sempre que você servir refeições do seu gatinho, não se esqueça de verificar as datas de vencimento em ambos os alimentos, secos ou molhados. Isso irá garantir que você esteja apenas o alimentando com refeições frescas, nutritivas e seguras. Ainda mais porque alimentos fora da validade podem conter bactérias perigosas para a saúde dele. Portanto, atenção sempre!

Eles adoram beber água corrente.

Eles adoram beber água corrente.

4. Gatos adoram água corrente

É certo que gatos adoram água corrente. Sempre que a torneira estiver aberta eles irão aproveitar a oportunidade. Felizmente, há toneladas de bebedouros – projetados especialmente para gatos – para que eles sempre tenham água corrente e fresca disponível. Além disso, acredite ou não, algumas raças de gatos também gostam de brincar na água. Caso o seu gato goste, tente encher uma banheira ou uma piscina infantil com alguns centímetros de água para um tempo de brincadeira. Esta atividade irá ajudá-lo a se exercitar e se refrescar em dias particularmente quentes.

Arranhar é uma necessidade, que além de afiar as unhas mantém eles ativos.

Arranhar é uma necessidade, que além de afiar as unhas mantém eles ativos.

5. Gatos adoram arranhar

Um dos instintos básicos dos gatos é afiar suas garras arranhando diferentes superfícies. Além de afiar suas garras, arranhar pode ajudar a relaxar, divertir e rejuvenescer os gatos. Além disso, arranhar é equivalente a um bom alongamento humano quando seus músculos estão cansados ​​ou doloridos. Uma sessão rápida no arranhador pode acordar um gatinho cansado imediatamente. É sua responsabilidade disponibilizar superfícies adequadas para seu gato arranhar. Veja como evitar que ele arranhe coisas inadequadas aqui.

Brincar com o seu gato deve fazer parte da sua rotina diária

Brincar com o seu gato deve fazer parte da sua rotina diária

6. Gatos adoram brincadeiras diárias

Ter um tempo diário para brincadeiras é importantíssimo para gatos, desde filhotes até idosos. Além do mais, não é preciso muito para manter um gato entretido. Eles brincam com qualquer coisa, desde bolinhas de papel e caixas de papelão até brinquedos especialmente feitos para eles. Mas, brincar é vital para sua saúde e desenvolvimento. A brincadeira não apenas remete aos instintos de caça, mas também os mantém exercitados, engajados e felizes. Existem literalmente centenas de brinquedos para gatos no mercado, mas o seu gato também pode gostar de jogos, como esconde-esconde, por exemplo. Não importa a escolha do seu gato, é importante dedicar alguns minutos diariamente para isso.

Eles adoram passar um tempo na janela observando os pássaros.

Eles adoram passar um tempo na janela observando os pássaros.

7. Gatos adoram observar pássaros

Não é incomum ver gatos enroscados em peitoris de janelas. Geralmente, eles fazem isso porque é uma localização privilegiada para observação de pássaros. Alguns gatos podem passar horas observando pássaros todos os dias. Não se sabe ao certo se eles gostam porque são suas presas ou simplesmente porque o movimento capta a atenção deles. Se seu gato gosta de passar um tempo nas janelas da sua casa, é importante proteger sua pele dos raios solares. Especialmente se o gato tiver pelo de cor clara. Tente evitar a exposição do bichano ao sol nos horários de pico – entre as 10h e as 16h – e converse com seu veterinário sobre os filtros solares indicados para gatos. **Diante disso, vale lembrar que a manutenção de redes de proteção em janelas deve ser feita regularmente para evitar acidentes.

E por fim, não menos importante, eles adoram seus humanos! <3

E por fim, não menos importante, eles adoram seus humanos! <3

8. Gatos adoram seus humanos

Embora os gatos sejam frequentemente descritos como animais solitários, eles precisam de amor, atenção e companheirismo – e adoram obtê-los de seus humanos. Ainda que as formas como os gatos dizem “eu te amo” sejam um pouco diferentes de nós humanos. Esses são alguns sinais de que seu gato te ama: ronronar, passar a mão (ou colocar a cabeça em você), dormir em cima ou perto de você, miar, lamber e até enfiar a bunda no seu rosto, rs.

Como proprietários responsáveis, é importante estar sempre atento ao comportamento do gato para saber se eles estão felizes e saudáveis. Conta pra gente o que seu gato adora fazer!!

Comentários