Gatinhos podem agir feito Louco de repente por diversas razões.
Comportamento, Gatos

Porque seu Gato esta agindo como Louco de repente

Saiba quais são as possíveis razões para seu gato agir como louco e ter explosões de energia repentinas, correndo e miando sem parar.

Seu gato age feito louco em explosões repentinas de energia, e corre sem parar ou faz um coro de miados? Você pode ser surpreendido por este comportamento “louco”. E definitivamente, a linguagem corporal dos gatos não é tão fácil de entender quanto a dos cães. Se você está se perguntando por que seu gato tem esse tipo de comportamento do nada, veja algumas das possíveis razões.

Diferenças de Comunicação: Gatos e Cães

Muito tempo foi gasto ao longo dos anos aprendendo sobre comportamento dos cães, treinando cães, e compreendendo cães. A maioria das pessoas entende a linguagem e comportamento básico do cão, mas não reconhece o comportamento básico do gato.

Cães têm faces expressivas e linguagem corporal que é possível ler com bastante precisão. Eles balançam suas caudas, fazem barulhos diferentes para nos alertar sobre seu humor e seguem facilmente os comandos básicos para nos agradar.

Os gatos, por outro lado, geralmente são mais conhecidos por sua imprecisão emocional e por serem reservados. Mas, acredita-se cada vez mais que os gatos são tão expressivos quanto os cães. No entanto, nós ainda não entendemos o que ou como eles estão tentando se comunicar.

Quando se trata de gatos, miados, movimentos da cauda, ronronar e até piscadas podem significar muitas coisas. Os felinos estão realmente tentando se comunicar com você. Além disso, gatos são muito independentes, por isso são facilmente mal interpretados. Isso não significa que você não pode descobrir por que seu gato está fazendo algo. É importante observar os sinais e reações para compreendê-los.

Gatos tem instintos de caça natos, e podem apresentar explosões de energia para exibir essas habilidades

Gatos Selvagens

Não importa a raça, todos os gatos têm momentos em que correm pela sala, miam como loucos e agem como se estivessem em uma pista de corrida sendo perseguidos. Eles se lançam cada vez mais rápido, olhando por todo lado e, de repente, param.

Este comportamento selvagem repentino é por vezes referido como “loucos da meia-noite” quando acontece à noite. Seu gato pode divertir-se sozinho com essa atividade selvagem ou pular em sua cama,   em seus pés, e rosto para que você possa participar da diversão. As razões para este comportamento divertido e selvagem podem variar.

Instintos Predatórios

Os gatos são predadores natos e os gatos domésticos mantêm esse instinto até certo ponto. Às vezes, quando estão agindo como loucos, podem estar se exibindo e treinando seus comportamentos de caça, manobras de combate e técnicas de fuga.

Gatos domésticos não têm que caçar a sua comida, por isso precisam gastar sua energia reprimida. Muitas vezes eles fazem isso através desse comportamento explosivo e meio louco. Oferecer brinquedos como ratinhos, laser e varinhas de penas que incentivam o bichano a perseguir, pular e agarrar são boas maneiras de permitir que seu gato utilize seus instintos naturais, caso ele não tenha acesso ao ar livre.

Instintos noturnos

Outra razão para o comportamento maluco do seu gato pode ser porque os gatos são noturnos e se tornam mais ativos à noite. Se eles não estão se exercitando o suficiente durante o dia, estarão especialmente loucos quando a noite chegar.

Muitos gatos domésticos passam os dias sozinhos enquanto seus donos estão no trabalho. Quando o dono chega em casa à noite, o gato quer brincar e estará muito ativo. Se eles não têm saída para essa energia, eles podem exibir essa explosão/loucura momentânea. Especialmente filhotes.

Pulgas e incômodos físicos podem fazer o bichano correr feito louco também. Procure o Veterinário para descartar problemas de saúde.

Senilidade

Se você tem um gato mais velho, é possível que ele esteja apresentando esse comportamento de correr pela casa, miar sem parar devido a alguma disfunção cognitiva ou senilidade. À medida que os animais de estimação envelhecem, seus cérebros podem começar a funcionar de maneira diferente e fazer com que exibam comportamentos estranhos sem nenhuma explicação razoável.

Pulgas

Às vezes os gatos agem como loucos e ficam se mordendo esporadicamente porque têm pulgas. Particularmente quando o miado está envolvido. Alguns gatos podem simplesmente estar com uma coceira em um lugar que ele não alcança ou ser hipersensível a picadas de pulgas.

Se você suspeitar que seu gato tem pulgas, lembre-se de tratar todos os animais peludos da casa com um produto projetado para matar e prevenir pulgas. Lembre-se que você também precisará tratar o ambiente aspirando, lavando roupa e usando anti-pulgas para ambientes. Uma vez que as pulgas tenham sido eliminadas, seu gato deve parar com este comportamento.

Síndrome da Hiperestesia Felina

A Síndrome da Hiperestesia Felina é uma razão bastante rara para os gatos agirem como malucos. Essa síndrome gera uma hipersensibilidade na região lombar dos gatos. Se a pele das costas parecer estar ondulando enquanto o gato estiver correndo, ou se ele freqüentemente morder a região acima da cauda (e você já tiver descartado a possibilidade de pulgas), converse sobre SHF com seu veterinário.

A SHF não é comum, mas afeta geralmente gatos maduros. Os sinais clássicos de SHF ocorrem quando você vai acariciar seu gato na base da cauda ou nas costas e ele então começa a arranhar e morder a área excessivamente e, em seguida, correr pela casa feito louco. A causa da SHF ainda é desconhecida.

Sempre que suspeitar do comportamento do seu Gato, procure o seu Médico Veterinário de confiança. Dessa forma, você poderá descartar problemas de saúde ou procurar o melhor tratamento.

Comentários