Saiba tudo sobre troca de dentes dos gatinhos
Gatos, Saúde

Tudo sobre troca de dentes dos Gatinhos

Já falamos sobre a troca de dentes dos filhotes de Cães, agora vamos falar como esse processo acontece nos filhotes de Gatos!

Assim como bebês humanos, filhotes de gatinhos passam pela troca de dentes de leite. Posteriormente, esses dentes são substituídos por dentes permanentes. Este processo pode ser um pouco incomodo, mas é perfeitamente normal. Eventualmente, o gatinho pode precisar de cuidados dentários para ter certeza de que seus dentes se encaixam corretamente.

Sobre os dentes de leite dos gatinhos

Os gatinhos nascem sem nenhum dente. Seus primeiros dentes (geralmente os incisivos na frente da boca) começam a aparecer com cerca de duas semanas de idade. Os dentes de leite são um pouco translúcidos e não muito grandes. Duas semanas depois, você deve notar os caninos crescendo. Quando tiverem seis semanas de idade, seus “pré-molares” aparecerão. Todos esses 26 dentes são de leite, o que significa que eles serão descartados e substituídos por dentes permanentes.

Filhotes têm dentes afiados semelhantes a agulhas. Esses dentes afiados começam a irritar a mãe durante a amamentação e o processo de desmame começa. Por isso, é nesse momento em que os gatinhos param de mamar e começam a comer alimentos sólidos sozinhos. Se você tem um gatinho que foi separado de sua mãe, você pode fornecer nutrição suplementar através de uma mamadeira. Se for esse o caso, agora é um bom momento para parar a mamadeira e permitir que seu gatinho comece a comer sólidos por conta própria.

Saiba como ajudar o seu filhote de gatinho durante a transição de dentes!

Ajudando seu gatinho durante a transição de dentes

O tempo de início e a duração da transição de dentes de leite para dentes adultos variam de gato para gato. Mas, em geral, a perda de dentes de leite geralmente começa aos 3 meses de idade e termina entre 6-9 meses de idade.

Sobretudo, gatinhos começam a troca de dentes de leite com cerca de 11 semanas de idade. Portanto, você pode notar que seu gatinho pode estar com as gengivas doloridas. Além disso, pode ter mais dificuldade para mastigar alimentos ou ser comedido em brincadeiras de pegar ou puxar. Também pode acontecer de babar um pouco. Quando isso acontece:

  • Certifique-se de que seu animal de estimação tenha comida macia que não irritará suas gengivas;
  • Evite brincadeiras que exijam que ele use a boca;
  • Evite escovar os dentes ou gengivas, pois isso pode ser doloroso.

O que esperar quando os dentes do filhote caem

Os dentes adultos dos gatinhos começam a brotar na boca do gatinho. À medida que crescem, os dentes adultos empurram contra as raízes dos dentes de leite. Após isso, eles vão absorvendo essas raízes. No momento em que os dentes caem, tudo o que resta são as coroas dos dentes. Em um gatinho normal, você deve esperar trinta dentes mais ou menos nessa ordem:

  • primeiros dentes adultos em cerca de 11 semanas
  • incisivos permanentes por volta de quatro meses
  • dentes caninos com cinco meses
  • pré-molares aproximadamente com seis meses
  • molares permanentes a partir de 1 ano

A troca de dentes é um incômodo para os gatinhos, evite a escovação de dentes durante esse período.

Os dentes de leite podem cair a qualquer momento e em qualquer lugar. Por isso, você pode encontrar os dentes de leite no carpete, presos em um brinquedo ou no pelo do seu animal de estimação. Frequentemente, os dentes perdidos são difíceis de encontrar. Já que, muitos animais acabam engolindo, o que é normal e não prejudicial ao seu pet.

As gengivas devem recuperar rapidamente após a perda dos dentes de leite. Os dentes adultos são mais densos, brancos brilhantes e muito maiores que os dentes de leite.

Fique atento

Animais que não perdem seus dentes de leite têm uma condição chamada dentes de leite retidos. Geralmente, são os dentes caninos que ficam retidos. Os dentes retidos devem ser removidos, na maioria das vezes no momento da castração, para evitar o desenvolvimento de outros problemas. Além disso, a remoção desses dentes retidos permite que os dentes adultos cresçam adequadamente e evite a ruptura ou a infecção dos dentes de leite, que são mais frágeis.

Então, agora é a hora de cuidar desses dentinhos! Já que a melhor maneira de garantir a saúde bucal do seu felino a longo prazo é começar os cuidados cedo. Portanto, pergunte ao seu Veterinário qual o melhor momento para começar e faça a limpeza virar rotina.

Leia também:

Saiba tudo sobre a troca de dentes dos Filhotes de Cães

Comentários