Banho e Tosa devem ser mantidos no inverno, com algumas diferenças e cuidados extras.
Cães, Mitos e Verdades, Saúde

Banho e Tosa no Inverno: Sim ou Não?

Banho e Tosa vão além da estética e devem ser mantidos mesmo na época mais fria do ano.

O inverno está chegando, o clima esfriando e logo surgem as dúvidas nos donos de pets. Será que Banho e Tosa deve ser suspenso durante o inverno? Suspender é algo muito radical e por isso vamos explicar algumas coisas sobre o banho e a tosa nos dias mais frios. Os cuidados são diferentes daqueles que tomamos no verão, mas eles devem estar presentes também nessa época do ano.

Banho

O banho não precisa ser tão frequente quanto no verão, mas ele é importante principalmente porque a pele e pelagem do animal ressecam com o frio, e com isso podem ocorrer alergias de pele causada por bactérias e fungos presas na pele e nos fios da pelagem causando um desconforto ao animal e até problemas mais sérios.

Para os donos que tem o costume de por roupinhas no cão durante o inverno, o cuidado é que dependendo da pelagem, pode causar nós e quedas no pelo, danificando toda estrutura da pelagem, sendo assim, se não for tratada por meios de hidratações, cauterizações e entre uma infinidade de tratamentos estéticos que se tem hoje em dia para seu melhor amigo, pode também agredir e causar problemas na pele e em toda pelagem.

Se o banho não for em casa, certifique que o local tenha toda estrutura e suporte para o seu pet. Incluindo: climatização, água morna, toalhas higienizadas e embaladas individualmente, e os melhores produtos. Garantindo assim o máximo de cuidado e conforto na hora do banho.

O banho e a tosa são necessários ao longo do ano todo, durante o inverno os cuidados são diferentes, mas não devem ser suspensos.

O banho e a tosa são necessários ao longo do ano todo, durante o inverno os cuidados são diferentes, mas não devem ser suspensos.

Tosa

Assim como no verão, a tosa é fundamental também no inverno. Para enfrentar o frio, a sugestão de médicos veterinários e tosadores é reduzir a quantidade de pelos retirados.

Se nós humanos sofremos com o frio desta época do ano, com os pets não é diferente. Entretanto, a pelagem por si só já é capaz de segurar a temperatura corporal. E é nessa hora que surge a dúvida para muitos donos de cães: tosar o animal ou deixar o pelo crescer para enfrentar o clima do meio do ano?

Mais do que estética, a tosa é para os cães uma questão de saúde. Mesmo com as temperaturas mais baixas, o corte dos pelos deve ser feito. Além disso, a tosa garante a higiene completa do pet, a mais popular, a Tosa Higiênica, além de acertar as pontas do pelo, inclui unhas cortadas e ouvidos limpos. Por não diminuir o comprimento dos pelos, o dono do cãozinho não deve deixar de escová-los e precisa renovar a tosa com mais frequência.

As tosas de verão e inverno são praticamente as mesmas, a diferença nesta época do ano são as opções de tamanho do corte. O ideal é que se tire menos pelo, para ajudar os pets a encarar o frio.

Para os cães de pelo longo, a tosa bebê é indicada para os donos que não querem ter muito trabalho com escovações e muito menos deixá-los expostos ao frio. Essa tosa deixa o cão com a quantidade de pelos de um filhote e diminui a tendência de embolar os pelos. Os pelos são cortados, mas ainda continuam com bom comprimento – de um a dois dedos. É ideal para o poodle, lhasa apso, shih tzu, yorkshire e maltês.
Portanto, não é porque o clima esfriou que você deve deixar de dar Banho e Tosar seu peludo. É importante que o animal esteja sempre bem cuidado, durante o ano todo!

Comentários