Quando o cachorro tá fedido e nenhum xampu dá jeito, o ideal é procurar o vet para investigar se não é algum problema de saúde causando o mau odor.
Cães, Saúde

Cachorro fedido nem sempre é falta de banho

Cachorro fedido nem sempre é falta de banho, quando o cheiro ruim não sai com nenhum xampu, o ideal é procurar o veterinário para investigar se existe algum problema de saúde.

Cachorro fica fedido de tempos em tempos, isso todo dono já sabe. Na maioria das vezes, o cheiro ruim é o resultado dele rolar em algo com odor forte. Eventualmente em fezes, lama, lixo, poça de agua suja, etc. Rolar é um comportamento natural dos cães, e especialistas em comportamento animal acreditam que é uma maneira de “camuflar o próprio cheiro” para se proteger de predadores em potencial.

 

Muitas vezes a causa do mau cheiro é sujeira, mas se o odor for insistente procure o veterinário.

Muitas vezes a causa do mau cheiro é sujeira, mas se o odor for insistente procure o veterinário.

 

Frequentemente, é fácil erradicar o cheiro ruim com um bom xampu. Às vezes, no entanto, a pele, o pêlo e as condições de saúde podem causar odores desagradáveis ​​que podem ou não ser ajudados por um simples banho no seu cão. Quando os cheiros não são removidos com facilidade, podem indicar problemas de saúde e exigem uma visita ao veterinário.

Problemas de saúde que podem causar mau odor

Geralmente é fácil identificar se o seu cão está fedido por causa de sujeira. Por isso, se o seu xampu comum para cães não te livrar do mau odor, você deve procurar o seu veterinário para avaliar as possibilidades. Se ainda assim nenhum tipo de xampu fizer a diferença, seu pet pode ter um problema de saúde que está deixando ele fedido. Se esse for o caso, você deverá consultar seu veterinário sobre possíveis problemas médicos que geram cheiros, alguns deles:

 

Alguns problemas de saúde podem deixar seu fedido e nenhum xampu vai resolver.

Alguns problemas de saúde podem deixar seu fedido e nenhum xampu vai resolver.

 

Infecção de Ouvido:

Acima de tudo, infecções bacterianas nos ouvidos são quase sempre extremamente malcheirosas. Por isso, veterinários geralmente diagnosticam esse tipo de infecção pelo cheiro ao entrar no consultório. Na maioria dos casos, os cães coçam a orelha ou ficam sacudindo a cabeça, mas nem sempre. Banho pode piorar a situação se a água entrar no canal auditivo.

Mau hálito:

Algumas doenças, como insuficiência renal e diabetes, podem causar  alteração no hálito do pet.

Dentes e gengivas doentes:

Problemas dentários e infecções nas gengivas podem gerar um odor muito ruim. Além disso, uma boca dolorida pode causar aumento da salivação. Dessa forma, a saliva malcheirosa pode cobrir a pele, os móveis, tapete, etc. E você pode não perceber que isso está sendo causado pela boca do cão.

Flatulência:

Gases podem indicar um problema alimentar ou intestinal. Alguma flatulência é normal, mas se isso ocorrer regularmente, consulte seu veterinário. Embora na maioria das vezes a mudança na dieta resolve o problema, é importante verificar.

Problemas de pele:

Fungos, feridas e alergias na pele podem causar mau odor e a umidade tende a piorar a proliferação dos causadores de problemas.

Quando o banho não erradicar o cheiro ruim, procure o médico veterinário para investigar se existe algum problema de saúde por trás disso.

Quando o banho não erradicar o cheiro ruim, procure o médico veterinário para investigar se existe algum problema de saúde por trás disso.

 

Problemas na glândula anal

Além dos problemas de saúde listados acima, problemas relacionados às glândulas / bolsas anais são, talvez, a causa mais comum de mau odor persistente nos cães. Os sacos anais são dois pequenos sacos na área do ânus. Sobretudo, funcionam como glândulas “marcadoras” de território. Eventualmente, em situações de medo ou excitação exacerbada, essas glândulas podem secretar a substância fedorenta e oleosa na pele ao redor, causando mau cheiro.

Na dúvida é sempre importante consultar o médico veterinário de confiança, prevenir é melhor do que tratar.

Na dúvida é sempre importante consultar o médico veterinário de confiança, prevenir é melhor do que tratar.

Em funcionamento normal, a substância é excretada por um duto estreito, junto das fezes. Porém, caso haja um espessamento da secreção, e dessa forma, dificultar a passagem pelo canal, pode infeccionar o local. Se a glândula infeccionar ou ficar cheia demais, o cão pode sentir bastante dor. Às vezes, o veterinário pode precisar esvaziar a glândula manualmente, ou até cirurgicamente. Saiba mais sobre essa glândula, aqui.

Diante disso, consulte o seu médico veterinário quando notar algum odor estranho. Certamente prevenção é melhor do que tratamento.

Comentários