Cães idosos podem desenvolver demência, termo que descreve mudanças no cérebro que afetam compreensão e memória.
Cães, Saúde

Demência e Senilidade em Cães

Demência e Senilidade são mudanças no cérebro dos cães idosos que podem afetar a memória e a compreensão. Veja os principais sinais.

Demência e senilidade podem afetar seu cão idoso. Se você notar algum comportamento estranho, isso pode ser um sinal. Cães idosos, assim como os humanos, ao envelhecerem experimentam mudanças no cérebro que podem afetar a memória e a compreensão. Demência e senilidade são termos gerais usados ​​para descrever essas mudanças. Nos cães, a doença é frequentemente chamada de disfunção cognitiva canina ou síndrome de disfunção cognitiva. Infelizmente, isso afeta um número bastante alto de cães idosos.

Sinais de demência em cães

Assim como a doença de Alzheimer em humanos, a demência em cães afeta principalmente a memória, a aprendizagem e a compreensão. A seguir, os sinais mais comuns de demência em cães:

  • Confusão geral ou desorientação
  • Vagar pela casa
  • Inquietude, insônia à noite
  • Ficar preso em cantos ou pequenos espaços
  • Ficar atordoado ou olhando para o espaço
  • Parecer estar perdido em lugares familiares
  • Indo para o lado errado das portas já familiares
  • Tornando-se recluso; interagindo menos com pessoas conhecidas e outros animais de estimação
  • Esquecendo-se do adestramento já aprendido; ter “acidentes” de xixi/cocô em áreas onde o cão nunca fez antes
  • Menos entusiasmo com jogos, brinquedos ou comidas que costumavam criar excitação
  • Mudança de personalidade e temperamento, como agressão incomum por nenhuma razão
  • Não respondendo bem ao próprio nome ou aos comandos que já conhecia
  • Quaisquer outros comportamentos que são incomuns para o seu cão
Ao ficarem idosos, os cães podem sofrer alterações no cérebro que afetam a memória e compreensão.

Ao ficarem idosos, os cães podem sofrer alterações no cérebro que afetam a memória e compreensão.

Esses sinais geralmente se desenvolvem gradualmente e pioram com o tempo. Naturalmente, nem todos os cães com demência exibirão os mesmos sinais. Mas, se você notar algum destes sintomas em seu cão, não deixe de consultar o seu veterinário.

Entretanto, esteja ciente de que os sintomas acima também podem ser causados ​​por vários outros problemas médicos. Qualquer cão com esses sinais deve ser visto por um veterinário para descartar outros problemas de saúde, como cegueira, surdez, infecção do trato urinário, doença renal, artrite e muito mais.

Causas da demência em cães

Ainda não se sabe a causa precisa da demência em cães. É provável que a função cerebral seja afetada pelas mudanças físicas e químicas que ocorrem junto com o processo de envelhecimento. Especificamente, a disfunção cognitiva canina está associada à depleção de um neurotransmissor chamado dopamina, mas o que causa essa depleção é desconhecido.

Já que a causa precisa não é conhecida, é difícil discutir a prevenção. No entanto, acredita-se que manter seu cão ativo e mentalmente estimulado ajuda a manter sua mente afiada. Assim, você pode fazer isso ensinando truques divertidos, desafiando com jogos e brinquedos interativos, exercitando e participando de várias atividades juntos.

Se perceber mudanças no comportamento do seu cão, é importante procurar um veterinário.

Se perceber mudanças no comportamento do seu cão, é importante procurar um veterinário.

Diagnosticando Demência em Cães

Caso seu cão esteja dando sinais de senilidade ou demência, é importante que você visite seu veterinário para um exame e consulta. Dessa forma, seu veterinário analisará a história do seu cão em detalhes e fará um exame completo antes de chegar a um diagnóstico.

Os veterinários recomendam frequentemente alguns testes de diagnóstico para verificar outros problemas de saúde. Esses diagnósticos geralmente incluem hemograma completo e exame de urina. Também podem ser recomendados outros testes de laboratório. Seu veterinário pode até recomendar, inclusive, imagens de diagnóstico, como raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Uma vez que outros problemas de saúde tenham sido descartados, seu veterinário pode determinar que seu cão tem disfunção cognitiva canina ou síndrome de disfunção cognitiva. Certamente seu veterinário irá discutir várias opções com você. Embora um diagnóstico de demência possa ser difícil de lidar, esteja ciente de que isso não significa que a vida do seu cão acabou. Além disso, muitos cães podem viver uma vida feliz e saudável por vários anos, desde que recebam o devido cuidado e atenção.

Não há cura para a demência em cães. Visto que é uma doença degenerativa progressiva, que piora com o passar do tempo. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para tornar você e seu cão mais confortáveis. E vale lembrar, cada cachorro é diferente.

Estimular o cão ao longo da vida toda é uma maneira de prevenir a demência.

Estimular o cão ao longo da vida toda é uma maneira de prevenir a demência.

Tratamento de demência em cães

De fato não existem muitos tratamentos médicos disponíveis para demência em cães. Por isso, é importante ver as melhores opções com o seu médico veterinário de confiança e manter a qualidade de vida do seu cão por muito tempo.

Suplementos Nutricionais para Cães com Demência

Vitaminas e suplementos, como ômega-3 e melatonina, por exemplo, são conhecidos por melhorar a função cognitiva em alguns cães.

Portanto, converse com seu veterinário para obter informações sobre dosagem e ajudar a encontrar os tipos certos de suplementos para o seu cão. Existem também outros tratamentos homeopáticos, remédios herbais e  suplementos para beneficiar cães com disfunção cognitiva. Consulte o seu veterinário sobre essas opções.

Algumas atitudes e hábitos são fundamentais para manter o bem estar do cão com síndrome cognitiva.

Algumas atitudes e hábitos são fundamentais para manter o bem estar do cão com síndrome de disfunção cognitiva.

Ajudando seu cão com demência

Há várias coisas que você pode fazer para melhorar o ambiente do seu cão, acomodando e mantendo seu animal de estimação confortável, bem como estimulando a mente do seu cão.

  • Desenvolva uma rotina diária para alimentação, exercícios e outras atividades. Cumpra.
  • Evite reorganizar sua mobília ou mover as coisas do seu cão.
  • Também mantenha a desordem longe das passagens e de todas as áreas onde seu cão passa o tempo.
  • Certifique-se de que o seu cão faça bastante exercício. Porém, conheça os limites do seu pet e não exagere.
  • Ensine ao seu cão alguns truques divertidos.
  • Brincadeiras de buscar e interativas, como o cabo-de-guerra, por exemplo, são ótimas. Desde que o cão esteja fisicamente bem.
  • Frequentemente, gaste tempo de qualidade juntos, fortalecendo o vínculo entre vocês.
  • Não importa o que você esteja fazendo com o seu cão, vá devagar e seja paciente.
  • Se o seu cão ficar frustrado, faça uma pausa.
  • Recompense seu animal de estimação com um petisco gostoso sempre que fizer algo certo.
  • Acima de tudo, ofereça MUITO amor e carinho.

Inevitavelmente, a demência do seu cão progredirá. No entanto, com uma combinação das opções acima, você poderá garantir o bem estar e a qualidade de vida do seu cão por um longo período de tempo.

Comentários