Briga entre cães é algo que todo dono quer evitar, antes de tudo é importante saber diferenciar da brincadeira, e quando deve sim intervir e separar os cães! Saiba mais!
Cães, Comportamento

Briga entre Cães: como evitar e intervir?

Briga entre Cães é algo assustador, mas antes de mais nada é preciso saber diferenciar a briga da brincadeira, e saber como evitar e intervir caso aconteça o confronto.

Briga entre cães é uma das coisas mais assustadoras que um dono pode testemunhar. Muitos proprietários têm dificuldade de identificar quando uma briga está começando e também a diferença entre brincar e brigar. Também pode ser difícil saber quando se deve intervir e interromper a interação entre os cães. Saber como evitar brigas entre cães é uma das coisas mais importantes para os donos de cães e vamos te ajudar nessa missão.

Saiba diferenciar brincadeira de briga

A brincadeira entre cães é muito parecida com a briga e às vezes parece mais “agressiva” do que realmente é. Qualquer sessão de brincadeira pode evoluir para uma briga, mas é menos provável quando os cães envolvidos são bem socializados. Adicionando um terceiro cão (ou mais) na brincadeira, aumenta a probabilidade de briga porque se um ou mais cães não são bem socializados ou têm algum histórico de agressão, uma briga é ainda mais provável de se desenvolver.

Quando são 3 ou mais cães envolvidos na brincadeira, é mais propenso a evoluir para uma briga.

Quando são 3 ou mais cães envolvidos na brincadeira, é mais propenso a evoluir para uma briga.

Linguagem corporal

Pode ser difícil para os donos determinar quando a brincadeira se transforma em luta. Uma boa compreensão da linguagem corporal canina é essencial ao supervisionar o cão brincando. A maioria das brincadeiras começa com a posição de “arco”. Durante o arco, um cão “curva-se” com as patas dianteiras e o peito junto ao chão, enquanto as patas traseiras estão erguidas e o quadril está no ar. Este é um convite para brincar. Latidos fazem parte normal da brincadeira e não devem ser confundidos com agressividade.

Posição do "arco" é como o cão convida o outro para a brincadeira, patas dianteiras e peito no chão, patas traseiras erguidas e quadril no alto.

Posição do “arco” é como o cão convida o outro para a brincadeira, patas dianteiras e peito no chão, patas traseiras erguidas e quadril no alto.

Na verdade, as piores brigas de cães tendem a ser menos intensas do que muitas sessões de brincadeira. Cães brincando se mostram soltos e fluindo. Eles alternam a “posição” ora como submisso ora como superior. Eles geralmente respondem a imagens e sons ao redor deles (ou percebem, mas os ignoram propositalmente). Eles mordem um ao outro em volta do pescoço e da cabeça, mas não rasgam a pele.

Cães bem socializados são menos propensos a brigar.

Cães bem socializados são menos propensos a brigar.

Quando os cães começam a brigar, eles se tornam mais focados (até obcecados um pelo outro). A postura torna-se rígida e um ou ambos os cães ficarão como se tentassem parecer maiores. Às vezes, um cão age mais como o agressor e o outro será imobilizado a maior parte do tempo. Conforme a briga aumenta, os cães podem começar a morder com força suficiente para criar ferimentos sangrentos.

Por que os cães lutam?

Há tantas razões para uma briga começar entre os cães. A brincadeira sair do controle é apenas um cenário. Quando um cão de repente ataca outro, pode haver várias causas. O ataque é por vezes em função de comida, brinquedos ou território. Às vezes, é um caso de agressão redirecionada (um cão sente uma ameaça e ataca o outro cão porque não consegue chegar à ameaça). Essas situações geralmente ocorrem em domicílios com múltiplos cães.

As brincadeiras entre cães geralmente são mais agressivas do que parecem, e por isso é tão dificil diferenciar da briga em si.

As brincadeiras entre cães geralmente são mais agressivas do que parecem, e por isso é tão difícil diferenciar da briga em si.

Dois cães podem ser os melhores amigos até que algo faça que o instinto apareça. Alternativamente, dois cães que vivem na mesma casa podem não se dar bem em geral. Esta situação é como uma bomba-relógio. Qualquer coisa pode motivar a briga entre os dois nesses casos. Além disso, dois cães podem brigar pela atenção de seu dono ou em esforço para proteger o dono.

Esteja ciente de que as lutas são mais comuns quando mais de dois cães estão presentes. Além disso, dois cães do mesmo sexo são mais propensos a lutar uns com os outros (isso se aplica principalmente a cães que não são castrados).

Como sempre, supervisionar o cão é fator principal para evitar problemas. Quando você conhece bem o seu peludo, fica mais fácil entender a linguagem corporal e identificar qualquer problema antes mesmo de acontecer. Esperamos que seu cãozinho viva na paz, mas sempre fique atento!

 

Leia também:

Etiqueta no Parque com seu cão

Medo em Cães: Causas e Tratamentos

Comentários