Saiba se seu cão está com o peso ideal
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

Como saber se seu cão está com o peso ideal

Manter o peso ideal e a nutrição de um cão é fundamental para que ele seja saudável e viva bastante. Leia e saiba como avaliar!

 

A obesidade nos cães é algo muito sério – já foi comprovado inclusive que cães obesos vivem em média 2 anos menos do que um cão sadio – e pode acarretar diversos problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas. Em contrapartida estar abaixo do peso também pode causar doenças como desnutrição e anemia, por essa razão é importante manter o peso ideal para o bem estar do seu peludo. Como saber se meu cão está acima, abaixo ou com o peso ideal? Primeiramente consulte o médico veterinário de sua confiança, pois só ele pode avaliar o caso particular do seu cão, mas existem algumas características que podem ajudar a identificar como estão nossos cães. Vamos lá!

 

Como saber se meu cão está magro?

A magreza de um cão pode ser dividida em diversas categorias, saiba mais sobre cada uma delas:

 

Cão Emaciado: Cães emaciados são cães excessivamente magros, com aparência doentia. Suas costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas são muito evidentes. Nenhuma gordura corporal pode ser percebida.

 

Cão Muito Magro: Um cão muito magro pode ser reconhecido por suas costelas, vértebras lombares, e todos os demais ossos serem facilmente visíveis e nenhuma gordura palpável.

 

Cão Magro: O cão é considerado magro quando as costelas são facilmente palpáveis e visíveis sem nenhuma gordura. Podemos também perceber o afinamento abdominal.

 

Cão Abaixo do Peso: Um cão abaixo do peso não é nem magro e nem está no peso ideal, eles possuem costelas facilmente palpáveis, com pouquíssima gordura. Sua cintura é facilmente notada, quando vista de cima, e o abdômen afinado, quando visto do lado.

 

Como saber se meu cão está no peso ideal?

Um cão no peso ideal é um cão saudável, esperto, brincalhão, e muitas vezes, incansável! E é isso que queremos para nossos filhos peludos. Além disso, podemos observar que um cão no peso ideal possui costelas palpáveis sem excesso de camada de gordura, porém, um pouco mais espessa do que a de um cão abaixo do peso e a cintura pode ser percebida atrás das costelas quando vista de cima.

Como saber se meu cão está gordo?

Além da parte física, alguns sinais externos e comportamentos podem apontar que o seu cão está acima do peso, cães obesos podem apresentar problemas de pele e eczemas além de comportamentos sonolentos, dificuldade de andar, de levantar, subir escadas e perder o fôlego com facilidade.

Conheça as características das categorias que cães gordinhos podem se enquadrar:

 

Cães Acima do Peso: Um cão acima do peso possui costelas palpáveis, porém com um pouco de excesso de camada de gordura. A sua cintura é discernível, quando vista de cima, mas não é proeminente.

 

Cão Pesado: Cães pesados têm costelas palpáveis, mas com dificuldade, pois a camada de gordura é mais espessa. Podemos também perceber acúmulo de gordura sobre a área lombar e base da cauda. A cintura é praticamente imperceptível. O afinamento abdominal pode estar ausente.

 

Cão Obeso: As costelas dos cães obesos não são palpáveis devido a camada de gordura ser muito espessa ou pode ser palpável apenas com uma pressão significativa. Também é perceptível o depósito de gordura sobre a área lombar e base da cauda. A cintura é ausente e não possui afinamento abdominal. Uma distensão abdominal pode ser presente.

 

Cão Demasiado Obeso: O cão demasiado obeso é um cão que já passou do limite de peso, ou seja, é mais que obeso, neste caso ele precisa de tratamentos e supervisão de um veterinário para atingir seu peso ideal. Nele podemos observar facilmente grande excesso de gordura sobre o tórax, espinha e base da cauda. Não existem cintura e afinamento abdominal.

 

Abaixo vocês podem o gráfico que ilustra algumas características citadas:

 

Gráfico Cães - Peso Ideal

Saiba identificar se o seu cão está no peso ideal!

Como manter meu cão em seu peso ideal?

 

Para manter seu cão no peso ideal, basta seguir uma alimentação balanceada somada à exercícios físicos. Caminhe, brinque e  corra com seu cão, para que ele se mantenha saudável e desestressado. Além de fazer bem ao seu animal, a prática de exercícios

É recomendado que a alimentação, seja ela natural ou somente ração, seja de boa qualidade. As rações chamadas de Super-Premium são formuladas com todos os ingredientes necessários e na quantidade exata para o bem estar do seu bichinho. No caso da alimentação natural caseira, é importante que a dieta seja formulada por um veterinário e que tenha todos os nutrientes necessários para a saúde do peludo. Alguns alimentos como cenoura, brócolis, maçã e banana podem ser oferecidos como petiscos.

Esperamos que aproveitem as dicas e mantenham os cães de vocês no peso ideal e cheios de saúde, mas não deixem de consultar o médico veterinário de confiança!

Comentários