Cuidados com Cães Idosos
Cães, Categorias, Comportamento, Saúde

Cuidados com o Cão Idoso

Cães também envelhecem e podem ocorrer mudanças no organismo deles. Vem saber como cuidar para seu idoso viver vários anos com saúde e qualidade de vida!

 

É importante ressaltar que os cuidados com os cães idosos iniciam-se na primeira consulta do cão, quando ele ainda é filhote, onde o veterinário deve apresentar para o proprietário um programa de saúde que deve ser realizado durante toda a vida do cão.

Porém a dieta específica para cães idosos deve-se iniciar enquanto o cão está na fase adulta, pois em sua maioria são saudáveis e podem continuar com esta dieta até o final da vida. Desta maneira é possível atuar na preservação da saúde, aumentando a expectativa e a qualidade de vida dos cães.

Com o avançar da idade podem ocorrer mudanças como redução do olfato, do apetite e do paladar, que acabam afetando a nutrição, pois podem levar ao menor interesse pelo alimento e interferir na capacidade do cão de consumir, digerir ou utilizar a comida, levando até mesmo a perda de peso em alguns casos.

O cão idoso também pode apresentar diminuição da sensibilidade à sede, das atividades físicas e da taxa metabólica, além de alterações na boca onde ocorrem problemas importantes que podem contribuir para a diminuição da ingestão de alimentos.

Mudanças acontecem no organismo dos Cães idosos

Mudanças acontecem no organismo dos Cães idosos

Outra alteração importante ocorre no intestino do cão, que pode ter dificuldades para se adaptar a um novo alimento, portanto deve-se evitar a troca de comida, sendo constante. Nesta fase alguns fenômenos de absorção são menos eficazes, e assim, devemos dar um alimento de fácil digestão ao cão. Já o trânsito digestivo fica mais lento, o que pode levar a constipação e até mesmo diarreia, sendo indicado dar ao cão idoso bastante fibra, além de não comer fígado ou ossos.

O cão idoso precisa dos mesmos nutrientes que teve durante toda a vida, já a quantidade e a maneira de fornecer esses nutrientes ao cão podem precisar de mudanças. Estas mudanças são necessárias porque os cães estão cada vez mais sedentários, além do fato dos idosos apresentarem menores necessidades metabólicas e alterações presentes no aparelho digestivo devido à própria idade.

É importante tentar manter o cão ativo, incentivar brincadeiras e passeios, claro que sempre prestando atenção aos limites do peludo, se perceber que ele está mais cansado diminua o trajeto do passeio e faça paradas no caminho. Os brinquedos também devem ser adaptados, nessa fase a mordedura enfraquece e brinquedos muito duros podem afetar dentes e gengivas. O ideal são brinquedos mais macios, como os de látex, brinquedos de pelúcia, corda e específicos para idosos.

JAMAIS abandone um cão porque ele envelheceu, não se esqueça que você também vai envelhecer, perder a disposição e ele com certeza nunca te abandonaria por isso!

 

Fonte: Portal Educação

Comentários