Filhotes tem que brincar!
Cães, Comportamento, Gatos

Filhotes precisam brincar!

Cães que aprendem a brincar desde filhotes, tendem a manter um melhor comportamento por toda sua vida adulta. Leia mais.

 

Tanto as crianças quanto os animais – incluindo é claro, os filhotes de cachorros – necessitam brincar para desenvolver sua personalidade afetiva e ter um físico saudável. Além disso, a brincadeira é a atividade mais importante para uma formação ideal do caráter de um cachorro.

Todos os filhotes de cachorros precisam brincar muito durante seu desenvolvimento e a ausência da brincadeira, pode acarretar em problemas comportamentais de proporções irreversíveis na idade adulta.

A brincadeira e a socialização dos cachorros não deve ultrapassar as seis semanas de vida, enquanto no caso de gatinhos a brincadeira já começa na terceira semana. Instintivamente, as ninhadas de cachorros começam a brincar muito cedo. Começam a interagir entre os irmãos assim que abrem os olhinhos e devem ser estimulados pelos seus donos, mantendo as brincadeiras como rotina durante toda a fase de crescimento.

A brincadeira e a socialização dos cachorros não deve ultrapassar as seis semanas de vida.

A brincadeira e a socialização dos cachorros não deve ultrapassar as seis semanas de vida.

As brincadeiras são importantes pois trazem para o filhote de cachorro um desenvolvimento cardiovascular ideal, maior equilíbrio, coordenação motora, lubrificação das articulações e habilidades como a caça e instinto de proteção. Proporcionam ainda, maior facilidade de manipulação do animal na idade adulta, evitando problemas como, por exemplo, a resistência na hora de levá-lo ao veterinário, estimulando a boa convivência com visitas em casa entre outras coisas. A distração e o entretenimento são essenciais para a vida do filhote de cachorro, e evita que ele possa adquirir vícios destrutivos ou indesejáveis, além de aumentar o vínculo afetivo com toda a família e demais animais da casa.

Os brinquedos queridinhos dos cães nessa fase são os mordedores, as bolinhas para brincadeiras de buscar, os de pelúcia que remetem à mãe e ao aconchego da ninhada e os de corda que aliviam a coceira das gengivas! Para os gatos, os arranhadores e aqueles que estimulam a inteligência são perfeitos.

É importante ressaltar que a brincadeira agressiva possui seus aspectos negativos. Os gatos, por exemplo, quando brincam na natureza, gradualmente se tornam mais agressivos, principalmente por que eles necessitam proteger-se de eventuais predadores. Isto pode resultar em uma personalidade considerada “antissocial”. O motivo pelo qual a maioria dos gatos domésticos são tão sociais com as pessoas é que eles percebem desde cedo que fazem “parte da família”. Eles percebem o amor oferecido por seus donos e isso muda tudo!

Por isso, na infância de qualquer animal, um tapa, uma vassourada, ou até mesmo um susto, gritos, ou batidas de porta, podem levar a consequências desastrosas para a sua personalidade.

É preciso salientar que a brincadeira agressiva entre filhotes de cachorro, deve ser desestimulada. O instinto de agressividade dos animais diminui consideravelmente quando o filhote de cachorro sente-se recompensado pela diversão, o que acaba proporcionando um aprendizado importante.

Durante essa fase, o filhote de cachorro compreende os limites das brincadeiras. No caso de exagero por parte dos filhotes, os donos devem repreendê-los prontamente, mas sem machucá-los. Dessa forma, os filhotes de cachorros compreendem até onde podem ir com suas brincadeiras, aproveitando esta fase ao máximo.

 

Fonte Blog do Cachorro

Comentários