Cães podem comer salsa?
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

Cães podem comer salsa?

A Salsa é um tempero comum para nós humanos, e trás inúmeros benefícios à nossa saúde. Mas será que os cães também podem aproveitar esses nutrientes?

 

Muito utilizada na nossa dieta alimentar, seja como tempero ou até como enfeite, a salsa, ou salsinha, é uma erva originária da região mediterrânea. Conhecida por estimular a digestão das gorduras e proteínas, a salsa apresenta ainda outras qualidades e é capaz até mesmo de fortalecer o nosso sistema imunológico.

Todas essas qualidades não vêm por acaso. A salsa é muito rica em nutrientes, apresentando propriedades que ajudam a aumentar a resistência do nosso sistema imunológico, contribui para a boa saúde do sistema nervoso e fortifica os ossos. Rica em vitamina C e ferro é um alimento indicado como coadjuvante nos tratamentos contra anemia. A clorofila contida na salsa tem propriedades antibacterianas, e o consumo regular dessa erva é capaz de aliviar dores articulares.

E os Cães podem comer salsa?

A salsinha pode ser oferecida junto da ração

Cães podem sim comer salsa, desde que em pouca quantidade. Consulte o veterinário em caso de histórico renal.

 

Quando falamos de um alimento que pode ou não ser consumido por cães, devemos levantar duas questões importantes. O primeiro ponto, é determinar se o alimento pode ser considerado seguro para o consumo canino. A outra questão é saber se os benefícios desse alimento também se estendem aos cães.

Muitos proprietários oferecem a salsa regularmente aos seus cães, e há inúmeras razões para isso. Mesmo se considerarmos que os cães não absorvem todos os nutrientes dos vegetais da mesma forma que o ser humano, ainda assim a salsa pode ser benéfica para a alimentação regular de um cachorro.

Além de todos os benefícios mencionados acima, a salsa também funciona para melhorar problemas de mau hálito nos cães, pois ajuda na higiene bucal. As propriedades antioxidantes desta erva, também contribuem para a prevenção de doenças e para evitar o envelhecimento precoce.

Para responder a essa questão, podemos dizer que sim, cachorro pode comer salsa, desde que em quantidades moderadas e em doses apropriadas ao tamanho e idade de cada animal. Essa erva pode ser adicionada como ingrediente na refeição diária do seu cachorro, pois além de saudável vai deixar a refeição mais saborosa.

 

Alguns cuidados à serem tomados

Como todo vegetal, a salsa deve se oferecida em doses pequenas, em especial se for utilizada regularmente. Quantidades exageradas de salsa podem até fazer mal aos cães, pois contém oxalatos, que se ingeridos em grande quantidades podem ser prejudiciais a saúde.

Cães com histórico de doenças renais devem, de maneira geral, evitar esse tipo de alimento. Se o seu cachorro tem ou já teve qualquer problema deste tipo, consulte antes um veterinário para saber se ele pode ou não consumir a salsa. Apesar de ser contraindicada para cães com histórico de doenças renais, a salsa é um alimento que ajuda a prevenir doenças renais nos cães saudáveis, e também contribui para a prevenção de outras doenças caninas comuns.

A salsa também pode ser contraindicada para as fêmeas em gestação, pois pode ser prejudicial à saúde da cadela. Em casos como esse, a salsa pode causar sangramento excessivo em decorrência de problemas renais, além de haver o risco de aumentar as contrações musculares. Preventivamente, evite oferecer salsa às cadelas durante esse período.

 

Como oferecer salsa aos cães

A salsa pode ser oferecida crua, bem picada e polvilhada sobre a ração. Se o seu cachorro se alimenta regularmente com uma alimentação natural, preparada em casa especialmente para ele, também é possível cozinhar a salsa junto com os outros ingredientes. Procure limitar a quantidade de salsa para evitar exageros, ofereça apenas algumas folhinhas em cada refeição, sempre bem lavadas e picadas.

Uma dica interessante é que a salsa bem lavada pode ser armazenada no congelador, sem perder as suas qualidades nutricionais. A dica é guardar a salsa já picada no freezer, em um recipiente plástico bem fechado para evitar o acúmulo de gelo. Na hora de preparar a comida, basta retirar um pouco da salsa com um colher e misturar à ração.

 

Sempre importante lembrar que antes de acrescentar algo na dieta do seu cão, você deve consultar o médico veterinário de confiança que conhece o histórico de saúde e pode indicar as quantidades ideais de acordo com o porte e físico do animal.

 

Fonte Cachorro pode comer

Comentários