Lágrima "Ácida" em Cães
Cães, Saúde

CROMODACRIORRÉIA : “Lágrima Ácida”

Cromodacriorréia, popularmente conhecida como lágrima ácida, se trata daquelas manchas escuras abaixo dos olhos e em volta do fucinho de cães e gatos. Vem saber as principais causas e soluções desse problema!


 

A cromodacriorréia é mais comum em raças onde a anatomia do focinho predispõem, como poodle, maltês, buldogue francês, buldogue inglês, persa, shih-tzu, cavalier king charles spaniel.

Lágrima ácida, principais raças.

Algumas raças tem predisposição, por causa da anatomia da face ou excesso de pelos na região.

A lágrima tem 3 camadas distintas (água, muco e gordura) e tem diversos componentes em sua composição (água, sais minerais, proteína). Sua função é nutrir a córnea e lubrificar a superfície ocular, os canais lacrimais e narina.

Os canais lacrimais fazem a comunicação entre olhos, narina e boca, por isso que tudo que pingamos no olho nós sentimos o gosto.

OBS: A lágrima tem pH neutro.

POSSÍVEIS CAUSAS

Ocorre quando a lágrima está sendo produzida em excesso (hipertrofia da glândula, estímulo mecânico), o canal pode não dar vazão para essa quantidade de lágrima, e esta escorre por fora do canal. Ou quando alguma das camadas da lágrima está com má qualidade ou baixa quantidade, a lágrima pode não ficar tão homogênea, e acabar entupindo parcial ou totalmente algum ponto do canal lacrimal.

No caso dos cães braquicefálicos (de focinho achatado, como o Bulldog Inglês e o Bulldog Francês), o derramamento das lágrimas tem a ver com a anatomia da face. Como o globo ocular é mais saltado, isso acaba comprometendo a drenagem da lágrima, que não ocorre de forma suficiente e acaba derramando lágrima para fora dos olhos. É como quando você chora e seu ducto lacrimal não consegue absorver tudo, então sua lágrima escorre em direção ao nariz.

No caso das raças não braquicefálicas como Poodle, Maltês e alguns terriers, normalmente as manchas acontecem porque eles tem muito pelo ao redor dos olhos e isso acaba irritando a região e aumentando a produção de lágrima. Manter essa região sempre aparada e verificando se não tem pelos entrando constantemente nos olhos do cão é uma boa saída.

Outras causas do derramamento de lágrima: obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra, inflamações etc. Leve seu cão ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema físico ocasionando o excesso de lágrima.

Qualquer causa que leve a lágrima a escorrer por fora do canal lacrimal irá umedecer a região abaixo dos olhos. Essa umidade proporciona a proliferação exacerbada das bactérias normais de estarem ali. Em maior quantidade, suas toxinas também ficam em maior quantidade, e são as toxinas liberadas pelas bactérias da região, uma das causas da cromodacriorréia.

OBS: Coloração e motivo semelhantes pode ser percebida nas pontas das patas e na “barba” dos cães que tem hábito de se lamber.

Como já dito anteriormente, existem sais mineiras na composição da lágrima, um desses minerais é Ferro. O Ferro também propicia a coloração amarronzada. E é assim que se forma a cromodacriorréia: umidade fazendo ter mais toxinas bacterianas que tem essa coloração escurecida, e mais acumulo de Ferro da lágrima.

 

TRATAMENTO

Para tratar, primeiro deve ser identificado qual a causa da cromodacriorréia, e se possível eliminar a causa (desobstruindo o canal, criando um canal lacrimal novo, melhorando a condição da lágrima, realizando cirurgia plástica, retirando estimulo de produção de lágrima excessiva, extirpando parcialmente a glândula hipertrofiada). Para amenizar o amarronzado deve-se manter a região abaixo dos olhos sempre seca, nunca com o secador e sim com pano, toalha ou gaze secos esfregando a região, 2-3 vezes ao dia, sempre ou até resolver a causa. Ainda vai demorar um tempinho para o pelo da região ser renovado e perder a coloração indesejada. O clareamento do pelo pode ser acelerado com o uso de determinados tipos de antibióticos via oral. Mas se a causa não for resolvida, a mancha voltará em breve.

Manchas escuras ao redor dos olhos

Importante identificar a causa para poder tratar e eliminar o problema!

Importante ter em mente que na grande maioria das vezes, costuma ser apenas uma condição estética. Raros casos causam dermatite úmida ou outros tipos de lesão que necessitam de solução definitiva.

Se não houver nenhum problema físico com seu cachorro, apenas o excesso de lágrimas normal e a acidez, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar esse problema.

Atenção: antes de fazer qualquer coisa, converse com seu veterinário de confiança.

1. Alimentação

Uma boa alimentação seja ela com ração ou natural, faz toda diferença no tratamento das lágrimas. A ração Hills, bastante indicada em casos de lágrima ácida, não tem nenhuma comprovação científica de que resolve a questão do PH das lágrimas do cachorro. O próprio fabricante não se posiciona dessa forma e não se compromete em relação à eficácia no tratamento das manchas de lágrimas. Mas de fato, donos perceberam melhoras significativas.

Ultimamente a ração Biofresh, excelente ração super premium desenvolvida com alta tecnologia e ingredientes frescos, vem se destacando também com relação à esse problema, muitos donos relataram melhoras nos seus cães. Além disso, qualquer coisa que altere o PH da lágrima irá comprometer o resultado. Isso inclui petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, etc. Deve-se dar apenas a ração. Um biscoitinho vez ou outra não atrapalha, só não pode tornar isso um hábito e dar diariamente.

Ração Biofresh Super Premium para Cães, natural e completa para o seu animal!

2. Limpeza

Como já foi dito, é importante manter a região sempre seca. Use uma gaze para limpar com soro fisiológico e em seguida uma gaze seca para deixar o mais seco possível. Se possível, faça isso duas vezes ao dia.

3. Angel’s Eyes

Nos EUA, esse produto é muito famoso por resolver o problema das lágrimas dos cães. É um pó que você mistura na ração por 2 meses (nunca mais que isso). Os resultados são impressionantes. Claro, seu veterinário precisa estar ciente se está ok para o seu cão consumir esse produto. Leve as informações da embalagem ou envie pro seu veterinário e pergunte se seu cão pode fazer o tratamento. Não faça nada sem o conhecimento dele. O Angel’s Eyes não é vendido no Brasil.

 

Comentários