Filhotes precisam de treinamento para aprender o lugar certo de fazer xixi e cocô!
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Guia: Como ensinar o Cão a fazer xixi e cocô no lugar certo

Está com um filhote em casa e quer saber como ensina-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo? Vem consultar nosso guia rápido e evite sujeira!

Como ensinar o meu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?


Quando um filhote chega na casa nova é normal que acabe fazendo xixi e cocô em qualquer lugar que ele considere conveniente. Ele não conhece o ambiente e se ninguém ensinar, ele não irá adivinhar. Então nós fizemos um guia simples de como você pode ensinar o seu cão à fazer suas necessidades no lugar correto.

O xixi e cocô fora do lugar pode danificar móveis, eletrônicos, carpete, pisos, plantas e jardins. Antes de qualquer coisa você precisa determinar qual o local da casa que ele poderá fazer xixi e cocô. A partir daí, é necessário treinamento e paciência, com reforço positivo e muito carinho.

Se você puder demarcar fisicamente o local onde seu cão deve fazer suas necessidades, tornará o aprendizado bem mais fácil. Cães tem mais facilidade em compreender o que você espera dele se tiverem como auxílio uma demarcação visual do espaço. Procure indicar a área onde seu cachorro usará como “banheiro” utilizando recursos visuais e sensoriais, para que ele possa identificar com facilidade o local. Isso irá criar um sinal visual que o cão terá como referência para lembrá-lo onde deve fazer xixi e cocô.

É preciso ter paciência e consistência para que o treinamento funcione!

É preciso ter paciência e consistência para que o treinamento funcione!

Cães adoram criar hábitos e rotinas, portanto é muito fácil desenvolver esse hábito. Se o seu cão já faz xixi ou cocô em um lugar específico, o cheiro daquele lugar fica na memória do cachorro e pode ser um desafio convencer um cachorro a mudar onde ele está acostumado a fazer xixi e cocô. No entanto, se você for paciente e consistente no adestramento, poderá ensinar seu cachorro a usar uma nova área para fazer suas necessidades.

Guia simples:

  1. Jamais permita que o cão faça suas necessidades em um lugar que você considera impróprio

  2. Recompense-o sempre que fizer xixi e cocô no lugar apropriado

  3. Escolha uma área de fácil acesso para colocar Tapete Higiênico ou Jornal ou qualquer outro tipo de sanitário para cães, de preferência distante da parte da casa que o pet dorme ou come.

  4. Embora Tapetes Higiênicos já possuam atrativo natural para cães, caso o pet não esteja fazendo as necessidades no Tapete, use uma toalha de papel suja com a urina dele sobre o tapete para que ele reconheça o próprio cheiro.

  5. Geralmente os Cães costumam ir ao “banheiro” 30 minutos após comer, preste atenção no comportamento dele e o coloque em cima do tapete.

  6. Recompense e elogie seu cão imediatamente após ele usar o tapete corretamente. Evite esperar para elogiar, porque ele pode não entender o porque do elogio

  7. Ao elogiar não faça muita festa e barulho pois isso pode causar ansiedade e histeria no peludo e acabar estragando todo o treinamento; Portanto, vá com calma!

  8. Substitua o tapete/jornal sujo por um novo, sempre que for necessário.

  9. Cães não costumam fazer as necessidades em locais muito sujos, então fique atento e mantenha tudo sempre em ordem para evitar que o peludo faça no lugar errado.

  10. Caso seu cão esteja fazendo no lugar incorreto algumas vezes, procure desinfetar bem o local para que ele não reconheça o cheiro e volte a errar.

 

Para ajudar o seu cachorro a adquirir um novo hábito, você terá que acompanhá-lo constantemente para impedi-lo que faça  xixi e cocô em todas as outras áreas consideradas impróprias. Este treinamento poderá demorar um tempo para dar resultado. Uma dica importante que ajudará bastante seu cão a adquirir este novo hábito, é deixá-lo passear sempre nos mesmos horários que ele faz suas necessidades habitualmente, sempre oferecendo-lhe oportunidades regulares para fazer xixi e cocô.

Cães gostam de rotina e demarcar o ambiente é ideal para facilitar o treinamento!

Cães gostam de rotina e demarcar o ambiente é ideal para facilitar o treinamento!

 

Como recompensar seu cachorro quando ele fizer xixi e cocô no lugar certo?

  • Quando seu cão fizer xixi e cocô no lugar que você escolheu, parabenize-o, mas faça isso com calma, evitando euforia. Nada de voz alta e festinhas, isso causa um comportamento histérico por parte do cachorro, e pode comprometer toda a seção de treinamento.
  • Um petisco e um carinho sem exageros, deverão imprimir na memória do seu cachorro exatamente a lembrança que estamos buscando.
  • A recompensa deve ser oferecida logo após o cão terminar de fazer o xixi e cocô no lugar certo. Se você demorar, ele não irá entender porque está sendo recompensado e seu trabalho será em vão.
  • É super importante você acompanhar o cachorro até o local permitido, mesmo que ele já esteja acertando, é bom continuar acompanhando por algum tempo.
  • A recompensa não necessariamente precisa ser um petisco ou algo comestível, um carinho, um passeio ou até uma brincadeira pode ser a recompensa ideal – desde que seu cão adore isso em questão. A ideia é despertar no cachorro um sentimento de satisfação, sempre que ele utilizar a área estipulada para que ele faça xixi e cocô no lugar certo.
  • É importante não recompensar o cachorro de forma sistemática, ou seja, todas as vezes que ele fizer xixi e cocô no lugar certo, pois isso pode causar um comportamento obsessivo e gerar um novo problema.

 

O que você NÃO deve fazer enquanto estiver treinando seu Cão para fazer as necessidades no lugar correto?

O que NÃO fazer na hora de treinar seu cão para fazer xixi e cocô no lugar correto!

O que NÃO fazer na hora de treinar seu cão para fazer xixi e cocô no lugar correto!

  • JAMAIS puna seu cachorro, nem verbalmente, muito menos fisicamente.
  • Falar alto, gritar, e chamá-lo insistentemente pelo nome é a pior técnica para reforçar um aprendizado. Isso não leva à nada e ainda tem grande possibilidade de causar transtornos emocionais no filhote.
  • Reforçando: NUNCA recompense seu cão longe do local do treinamento é importante que ele seja recompensado no momento em que fizer xixi e cocô no lugar certo.
  • Oferecer a recompensa tardiamente pode ocasionar um comportamento obsessivo no cão, fazendo com que ele tenha mais dificuldade de aprender as lições, e pior ainda, criando a possibilidade de que ele adquira outros comportamentos indesejados.

Se você fizer tudo como foi explicado acima, certamente seu filhote aprenderá rapidamente à fazer suas necessidades no local desejado! Boa sorte!

Comentários