Cães, Comportamento, Dicas Lolipet, Gatos

Como lidar com o medo de Fogos de Artifício do seu Pet

Cães e Gatos sofrem com os Fogos de Artifício e Rojões das festas de fim de ano e finais de jogos de futebol, por isso separamos algumas dicas para você acalmar e evitar qualquer perigo diante dessas situações.


 

Se você já tem um pet ou conhece alguém que tenha, provavelmente sabe do medo – alguns tem verdadeiro pavor – que eles tem do barulho de fogos de artifício e rojões em dias de festas e jogos de futebol.

Cães e gatos tem a audição bastante sensível e potencializada em até 6 vezes mais em relação à audição humana. Por isso, os barulhos extremamente altos podem além de assustá-los, acabar colocando-os em situações perigosas.

Cães e Gatos com medo podem se colocar em situações perigosas.

O medo pode fazer com que eles queiram se esconder e “fugir” do barulho e podem se machucar em móveis e objetos.

O fato de não entenderem do que se trata tamanho barulho, tende à assustar e fazer com que tentem se esconder ou “fugir” daquele incomodo. Por isso, quando souber que o dia será de comemorações bombásticas, mantenha seu peludo em um local que ele se sinta seguro e acolhido.

LOCAL

Escolha um lugar que não tenha objetos ou móveis que possam machucar seu bichinho. É importante que seja arejado, livres de grades que possam ferir o pet e sem coleiras para evitar que se enforquem. Outro fator importante é não manter em um lugar muito pequeno pois pode deixar o pet acuado e piorar ainda mais o medo dele.

Faça o possível para abafar a entrada de som. Tente colocar toalhas e cobertores em portas e janelas e inserir algodão no ouvido do pet. Também vale manter uma televisão ou som ambiente para distrai-lo. Deixar brinquedos de pelúcia e brinquedos que podem ser recheados com comidinhas e petiscos (veja receitas aqui) são boas opções para entreter e distrair eles durante a queima de fogos de artifício.

O ideal nessas situações de festas de fim de ano e dias de jogos importantes é não deixar o pet que já tem histórico de medo sozinho. Mas, se não tiver jeito, esteja atento ao lugar que o pet vai ficar na sua ausência. É importante restringir o local para evitar que ele se machuque com objetos ou móveis pela casa. E também para evitar que eles consigam fugir da casa.

"<yoastmark

Se o pet for acostumado a ficar no lado de fora da casa, é bom nessa situação levar ele para a parte interna. E escolher o local mais seguro para ele.

Alguns animais ainda mais frágeis do que cães e gatos, como pássaros e animais silvestres, chegam a morrer em razão dos fogos de artifício devido a paradas cardiorrespiratórias. Os pássaros, portanto, devem ficar de preferência em locais onde o som seja abafado e coberto.

Técnica de Amarração com Pano Tellington Touch promete ajudar seu Pet à encarar os medos

Existe uma técnica para amenizar o sofrimento dos peludos, se chama Tellington Touch. A técnica foi criada baseada na informação de que animais com esse histórico de medo também possuem sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. A técnica se trata de uma amarração com pano ou bandagens. Assim, pressiona suavemente o corpo do animal estimulando a circulação sanguínea das regiões extremas e ameniza as tensões. Afim de diminuir sua irritabilidade.

Veja como fazer a técnica de amarração para acalmar seu pet:

Técnica de amarração Tellington Ttouch para acalmar pets

Conheça a técnica de amarrar tecido no corpo dos pets para acalmar e diminuir a irritabilidade.

Amarre seu cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito). Finalize dando um nó na região traseira. Mas, certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna. Nem pode estar muito apertado.

A técnica promete ajudar a acalmar seu peludo nos dias de fogos de artifício.

A técnica promete ajudar a acalmar seu peludo nos dias de fogos de artifício.

Conforme o corpo sente a pressão das faixas, sua psique e tronco entram em harmonia. Fazendo com que o pet sinta-se mais seguro e possa enfrentar momentos que lhe causavam medo e pavor. Muitos profissionais indicam a técnica e dizem que a mesma funciona. Mas, não pode ser considerada como a salvação, nem garante que o pet vai ficar tranquilo. Apenas vai ter menos medo da situação, e isso depende muito do nível de fobia que o animal possui. Que varia de acordo com cada pet.

Por fim, vale ressaltar que os animais são hiper sensitivos. Então, é importante você também se acalmar e agir com segurança. Assim você evita de passar a sua tensão para o pet. Colocar o peludo no colo e ficar nervoso antecipadamente só vai intensificar o medo do seu cão ou gato.

 

Então esperamos que as dicas colaborem para o seu peludo enfrentar os fogos de artifício e rojões com tranquilidade. Ou, no mínimo com menos pavor!

Comentários