Brinquedos que podem ser congelados ajudam a aliviar o incomodo nas gengivas!
Cães, Saúde

Tudo sobre a troca de dentes do seu filhote

A troca de dentes é um processo que todo filhote de cão passa, assim como os bebês humanos. Entenda como acontece e o que você pode fazer para aliviar seu cãozinho.

A troca de dentes faz parte do desenvolvimento dos filhotes, assim como dos bebês humanos. A maioria dos filhotes nascem sem dentes e passam por um processo de nascimento dos dentes de leite e depois troca destes por permanentes. Desde o nascimento até os seis meses de idade, os dentinhos do filhote passam por vários estágios.

Os filhotes passam por vários estágios iniciais, incluindo dentes temporários (dentes de leite), gengivas doloridas e, então a troca desses pelos definitivos. Durante a dentição, os filhotes podem atacar todos os tipos de objetos (e muitas vezes sua mão) para roer e mastigar, como pés de mesa e sapatos, para aliviar o desconforto. No entanto, a maioria dos cães nunca supera o desejo de mastigar. Por isso, é importante que os donos de animais de estimação aprendam sobre os dentes de seus filhotes para que possam lidar melhor com essa fase.

Nascimento até 2 semanas de idade

Quando eles nascem geralmente não tem dentes. Durante as primeiras duas semanas, eles mamam e começam a abrir os olhos. Este é um bom momento para levá-lo ao veterinário para fazer um check-up de saúde e entender os primeiros cuidados.

Eles começam a morder tudo e qualquer coisa para aliviar o desconforto causado pela troca de dentes.

2 a 4 semanas

Nessa fase, na parte da frente da boca, dentes estreitos conhecidos como incisivos começarão a surgir. Os incisivos são os primeiros a aparecer com cerca de 2 a 3 semanas de idade. Os filhotes possuem seis incisivos na mandíbula superior e inferior.

Os pré-molares e molares também começam a crescer atrás dos caninos (os dentes pontiagudos entre os incisivos e os pré-molares) com 3-6 semanas de idade, com três na parte superior e inferior de cada lado. Quatro caninos pontiagudos aparecem com 4 semanas de idade e emolduram os incisivos, um de cada lado, superior e inferior.

5 a 8 semanas

Os últimos molares aparecem por volta de 6 a 8 semanas de idade. Com cerca de 8 semanas, os dentes permanentes do filhote começam a empurrar os dentes de leite. As raízes dos dentes de leite são absorvidas pelo corpo e, na maioria dos casos, os dentes de leite simplesmente caem.

Quando os dentes de leite não caem a tempo, os filhotes podem parecer ter um conjunto duplo de dentes. Os dentes de leite retidos devem ser extraídos por um veterinário para que os dentes permanentes tenham espaço para crescer. Às vezes, uma boca com pouco espaço empurra os dentes para fora do alinhamento, resultando em dificuldade para comer ou má higiene dental (o que pode levar à doença periodontal).

Espera-se que todos os 28 dentes de leite do seu cachorro tenham nascido a essa altura. É quando os filhotes começam a aprender a comer comida úmida e macia.

É importante começar a tocar a boca do pet por dentro e por fora para que ele se acostume com esse manuseio para se preparar para a escovação

12 a 16 semanas

Os criadores geralmente deixam os filhotes irem para as casas de seus novos donos por volta das oito semanas. Nessa fase, de 12 a 16 semanas de idade, os dentes de leite começarão a se soltar e os dentes permanentes começarão a aparecer. Esse processo é doloroso para os cães, por isso recomenda-se o uso de brinquedos mordedores ​​para cães. Portanto, vale oferecer brinquedos com texturas diferentes, borracha macia, material mais rígido, corda e também os brinquedos que podem ser congelados. Brinquedos congeláveis (ou refrescantes) e até cubos de gelo ou receitinhas de sorvete canino são ótimos aliados para aliviar e anestesiar as gengivas irritadas.

Este é um bom momento para começar a olhar e tocar o interior e o exterior da boca do filhote. Assim, já começa a prepará-lo para a escovação dos dentes que deve ser iniciada a seguir.

6 meses de idade e mais

Certamente, com essa idade todos os dentes de leite devem desaparecer e os dentes permanentes tomarem seu espaço. Se houver algum dente de leite esquecido, avise seu veterinário para que possa ser removido. Os dentes permanentes substituem todos os dentes de leite e adicionam quatro pré-molares e 10 molares. A maioria dos filhotes terá 42 dentes permanentes por volta dos 7 meses de idade.

Algumas raças tem suas peculiaridades com relação ao tamanho da mandíbula tornando a mordida "desencaixada"

O que não pode acontecer durante a troca de dentes

Embora esse processo possa variar entre os cães, essa é progressão esperada pelo desenvolvimento dos dentes do seu filhote. É importante começar a manusear a boca do seu filhote enquanto ele é jovem, para que você possa checar periodicamente possíveis problemas nos dentes. Qualquer tipo de edema facial, mudanças nos hábitos alimentares, despertares noturnos inesperados ou fricção do rosto são sinais de possível desconforto oral. Você precisa levar o seu cão para o médico veterinário se você notar qualquer uma dessas coisas:

  • Dois dentes ocupando um ponto na boca do seu filhote: Isso pode fazer com que o dente adulto fique torto, possivelmente causando problemas posteriores.

  • Pontos de sangue nos brinquedos do seu cachorro, tártaro marrom nos dentes ou gengivas sangrando, inflamadas e / ou doloridas: Estes são sintomas comuns da doença periodontal, um grande problema oral para cães.

  • Dentes quebrados ou rachados: Isso pode fazer com que o nervo do dente se exponha, causando dor e até infecção.

  • Dentes tortos ou má oclusão (um desalinhamento da mandíbula superior e inferior): Enquanto algumas raças têm isso como marca registrada, outras podem ter problemas de mastigação.

  • Dentes adultos soltos: Na maioria das vezes, isso é causado por trauma na boca ou por perda de gengiva devido à doença periodontal avançada. Também pode ser um sinal de doença.

 

Como manter os dentes saudáveis

Consulte seu médico veterinário para um exame dentário inicial para o seu cachorro. Este exame incluirá uma olhada nos dentes, nas gengivas e na cavidade oral. Além disso, peça ao seu veterinário para demonstrar como limpar os dentes do seu filhote. Dessa forma, você saberá qual escova, pasta de dentes e técnicas usar.

Deixe seu filhote acostumado com a ideia de escovar os dentes por volta dos 6 meses de idade, quando os dentes permanentes já estão ocupando o lugar dos de leite. A escovação regular evita a placa, o mau hálito, doença periodontal e outros problemas. O ideal é escovar os dentes do seu filhote diariamente, mas uma ou duas vezes por semana já é uma boa frequência.

O encaixe padrão dos dentes dos cães é como esse sorriso da foto

Como uma mordida apropriada parece

Quando a boca está fechada, os cães devem ter uma “mordida” que encaixa normalmente. Isso é muito importante para que os cães possam mastigar e usar sua boca sem dificuldades. Uma mordida normal se parece com isso: os dentes caninos inferiores estão situados na frente dos caninos superiores. Os incisivos superiores se sobrepõem aos incisivos inferiores. Os pontos pré-molares superiores se encaixam nos espaços entre os pré-molares inferiores. Os dentes molares superiores se sobrepõem aos inferiores.

A má oclusão refere-se à “mordida” ou encaixe anormal desses dentes. A má oclusão pode ser normal para certas raças devido a diferenças na forma da mandíbula e da boca. Por exemplo, as raças de focinho achatado (braquicefálicas), como Bulldogs por exemplo, têm uma má oclusão normal porque sua mandíbula inferior é maior que a superior. No entanto, isso permite que os dentes se encaixem incorretamente, o que pode causar danos à boca quando mastiga. Assim, um dentista veterinário pode indicar correção ortodôntica caso esteja prejudicando o animal.

Comentários