Vai viajar com o seu Pet?!
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Vai viajar com o seu cão?

Cada vez mais as pessoas querem viajar e aproveitar as férias junto de seus cães, por isso fique atento as dicas e boa viagem!

 

Viajar com um cão, no Brasil, ainda não é muito simples já que a maioria dos hotéis e pousadas não aceitam hospedar os pets. Os que aceitam ter hóspedes caninos têm suas regras e é essencial estar atento a elas e respeitar o espaço dos outros hóspedes.

Bagagem do cão

 

A bagagem do cão deve ser composta por itens básicos e que garantam a segurança e bem estar do seu pet:

· Guia e coleira

· Ração em quantidade adequada para os dias de férias. Não conte com a possibilidade de comprar a ração do seu cão no destino da viagem, garanta que a ração que ele está acostumado irá suprir todas as refeições do peludo.

· Documentos do cão

· Potes para água e comida e outros utensílios como toalhas, tapetes e a cama que seu cão está acostumado

· Farmácia básica recomendada pelo veterinário para casos de emergências de saúde, é sempre mais fácil levar os remédios de casa!

·Consulte o seu veterinário para que as vacinas e vermífugos estejam em dia antes de partir

· Em casos específicos, como as viagens para o litoral, é importante que se tenha em mente a precaução contra a dilofilariose, conhecida como ´Verme do Coração´

· Se o destino for uma fazenda ou uma hospedagem rural, em meio a vacas, cavalos e outros cães, o cuidado deve ser para evitar pulgas e, principalmente, carrapatos. Assim, o ideal é aplicar uma dose extra do antipulgas e do carrapaticida. Ao final do dia, convém fazer uma inspeção no cão, especialmente se for peludo, para conferir a presença de carrapatos. Lembre-se que os carrapatos transmitem babésia e a erlichiose, doenças graves e que podem levar seu cão à morte.

· Caroços suspeitos podem ser berne. Os bernes são causados pelas moscas varejeiras e causam coceira e irritação. Não tente retirá-los sozinha ou com auxílio de ´receitas mágicas´. O ideal é procurar um veterinário porque retirados de forma errada, os bernes podem infeccionar gravemente.

· Picadas de insetos também podem causar inchaços, especialmente se seu cão for alérgico. Procure informar-se com o seu veterinário sobre quais as medidas que podem ser tomadas nestes casos.

Vai Viajar com o seu cão?

Malas prontas para viajar com o seu Cão!

Transporte

 

· O trânsito de cães e gatos fica dispensado da exigência da GTA; para esse trânsito, os animais deverão estar acompanhados de atestado sanitário emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais, comprovando a saúde dos mesmos e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização anti-rábica. O ideal é imprimir a resolução que está no link a seguir, evitando problemas durante a viagem. http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=17165

Para viagens INTERNACIONAIS, o animal deve ter um Certificado Zoossanitário Internacional, CZI, emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura. O CZI pode ser retirado no aeroporto, antes do embarque, ou na sede do Ministério da Agricultura de cada Estado. A validade é de oito dias. Confira ANTES DE EMBARCAR as políticas de quarentena do país de destino. Os países que têm restrições mais severas são a Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Os cães e gatos são confinados no aeroporto e liberados depois do período de quarentena, que pode variar de 1 a 6 meses.

· A maioria das empresas de ônibus aceita cães e gatos de pequeno porte, desde que eles tenham a documentação necessária e viajem em caixas adequadas, normalmente no bagageiro, para não incomodar os outros passageiros. Certifique-se das condições ANTES de adquirir a passagem.

· Se a opção for pela viagem de carro, é fundamental que o cão seja transportado em caixas de transporte apropriadas. No máximo é possível transportar um cão no banco de trás do veículo. Para essa opção é recomendado que seja usado um cinto de segurança próprio para cães. Essas recomendações atendem às normas estabelecidas pelo Novo Código Brasileiro de Trânsito que prevê multas e perda de pontos na carteira de habilitação caso essas normas sejam desrespeitas.

· Escolha os horários menos quentes para viajar e tenha em mente que serão necessárias paradas para dar água e para que o cão possa fazer xixi ou cocô. O local das paradas deve ser bem escolhido. Dê preferência, pare apenas em postos de gasolina e/ou postos rodoviários. Evite parar no acostamento porque o movimento dos carros pode assustar seu cão.

· É preferível não alimentar o cão antes de sair para viajar. Prefira oferecer alimentos e petiscos após o término da viagem, garantindo assim que ele não enjoe no caminho. Se não for possível, ofereça a comida em menor quantidade e aproveite alguma das paradas no meio do caminho para ir completando a ração. Se você notar que durante a viagem seu cão está enjoado e/ou vomitar o melhor é suspender completamente a comida e não forçar o cão a comer.

· Se pretende viajar de avião, além do atestado de saúde, que poderá ser fornecido pelo seu veterinário, é fundamental que a reserva seja feita com antecedência porque as empresas aéreas possuem um limite para o transporte de animais em cada vôo. Algumas empresas aceitam transportar os pequenos na cabina junto com o dono. Os cães maiores viajam no compartimento de babagem e o peso é cobrado como excesso de bagagem. Algumas empresas aéreas exigem que o animal seja sedado antes do vôo. Consulte seu veterinário para que ele informe a dose de tranqüilizante necessária.

Hospedagem

 

No Brasil ainda são poucos os hotéis que aceitam aceitam gatos e cães como hóspedes. A reserva deve ser feita com antecedência a acima de tudo, a boa educação do cão é a garantia de férias bem curtidas.

· Nunca deixe seu cão destruir coisas no apartamento. Lembre-se que a boa impressão pode abrir portas para outros peludos e uma temporada desastrosa pode fechá-las.

· Conduza seu cão, sempre, com guia e coleira. Respeitando sempre os outros hóspedes, que podem simplesmente não gostar de cães.

· Se o cão ficar no quarto, leve-o para fazer suas necessidades em local previamente combinado com a gerência e RECOLHA AS FEZES de seu cão.

· Procure evitar que o seu cão arranje brigas com outros animais do local. E nunca perca seu cão de vista. Se ele levar um coice, pode simplesmente arruinar seus planos de férias. Os cães ´do local´ também devem ser respeitados. Lembre-se que eles estão na própria casa e o seu é apenas um visitante.

 

Outros cuidados

 

· Prefira sempre passear com seu cão em horários menos movimentados.

· Não leve seu cão à praia. É contra lei e você ainda corre o risco de ser multado ou entrar em brigas com outros usuários da praia.

· Identifique seu cão com nome e telefone.

· Durante os passeios, leve sempre saquinhos para recolher as fezes de seu peludo.

· Acima de tudo, é importante lembrar que nem todo mundo adora cães e que mesmo quem gosta pode não querer brincar com o SEU cão. Evitando confusões, você ajuda que outros cães sejam bem recebidos nos destinos.

 

Agora é só seguir as dicas e escolher o destino da vez! Boa viagem!!!

 

Fonte: Dog Times

 

Comentários