Seu peludo anda estressado?
Cães, Comportamento

Atitudes que causam estresse nos Cães

Seu cão anda estressado? Os donos nem sempre percebem, mas muitas vezes eles são os responsáveis por atitudes que incomodam e causam estresse nos peludos.

 

Desde que nascem, os cães revelam temperamentos diferentes. Alguns são dóceis e tranquilos, outros são agitados e bagunceiros. Determinados animais costumam destruir tudo que esteja ao seu alcance, outros parecem não ver nenhuma graça em um chinelo ou na roupa pendurada no varal. Todos, entretanto, reagem a determinadas situações e alguns cães podem ficar bastante estressados.

Muitas vezes, o sonho do “cão fofinho” é desfeito logo nas primeiras travessuras do novo membro da família. A reação dos donos, porém, pode ser responsável por desencadear outros comportamentos inadequados. Gritos e mesmo agressões físicas são totalmente contraindicados.

Cães não sabem que sapatos não foram feitos para serem roídos, nem que almofadas não são brinquedos para serem triturados. A reação desproporcional dos donos deixa os cães estressados – e cada vez mais mal educados.

Sempre bom lembrar que cães não entendem nossos hábitos e nossa cultura. Apesar de viverem em nossa companhia há pelo menos 33 mil anos, certamente eles não conseguiram acompanhar o progresso humano. Assim, ao adotar um cãozinho, é preciso tomar algumas providências.Objetos com “alto poder de destruição” devem ser guardados ou mantidos a distâncias seguras. O cachorro precisa ganhar alguns presentes: ossinhos (escolha os produtos sem corantes) ajudam na higiene bucal, previnem contra o tártaro e, de quebra, dão uma “ocupação” para o animal. Brinquedos diversos também são uma boa opção, especialmente aqueles com obstáculos para petiscos, recheáveis e interativos.

Acostume o pet desde cedo a ter o seu próprio canto, mesmo que ele durma com você na sua cama é importante que ele tenha uma cama só dele. O local deve ser arejado, com as tigelas de água e ração sempre por perto. Nunca ofereça alimentos humanos: as rações são balanceadas e preenchem todas as necessidades nutricionais. Além disto, evita-se o mau hábito do cachorro pidão, sempre ao lado da mesa durante as refeições.

Antes de levar um animal para casa, vale observar ou estudar as características da raça. O melhor a ser feito é observar o comportamento dos animais: alguns adoram um chamego, enquanto outros chegam a ter aversão. Basta saber ler os sinais e os cães não irão ficar estressados.

Treinamento

Muitos donos adoram transformar seus cães em pequenos (ou grandes) prodígios. As provas de agility são realmente impressionantes e muitos animais parecem apreciar bastante o passatempo. As provas de porte e postura podem parecer monótonas para muitos, mas atraem multidões durante as competições. Ninguém pode deixar de admitir, no entanto, a utilidade dos cães de trabalho (como os guias ou os policiais). É importante que os animais não vão obedecer a seus treinadores apenas para agradá-los: eles precisam receber algum tipo de recompensa, para fixar o aprendizado.

Não é preciso, no entanto, transformar o cão em um campeão (a menos que a dupla goste disto e tenha tempo suficiente para o adestramento). Os cães podem aprender alguns comandos básicos, além de fazer suas necessidades no local adequado e não subir em alguns móveis, como sofás e camas.

Ensinar um cãozinho a “ficar”, “deitar-se”, “rolar”, “fingir-se de morto” é uma tarefa prazerosa e aumenta os laços de amizade e amor entre o animal e seu dono. Além disso, cães ocupados não ficam estressados. Se atente apenas quanto ao tempo destinado ao treinamento e às recompensas para evitar que o peludo se canse ou fique entediado. Leia algumas dicas sobre adestramento aqui.


O que não fazer

Pessoas que passam o dia todo fora, chegam em casa e precisam dar conta da tarefas domésticas deveriam considerar a ideia de adotar um peixe de aquário. Gatos são mais independentes, mas também se ressentem da ausência dos donos.

Alguns cães adotam condutas que parecem verdadeiras vinganças: rasgam cortinas e tapetes, roem cantos de móveis, destroem almofadas e outros objetos de decoração. Mas eles não estão se vingando (quase nunca); estão apenas entediados e acabam procurando algo para fazer. A reação negativa dos donos apenas os deixa mais estressados.

Estresse em Cães

Seu cão pode ficar estressado e entediado e destruir objetos pela casa na sua ausência, saiba como evitar.

Quando o dono chega, é comum que o cãozinho faça festas, que podem ser correspondidas. Em excesso, porém, elas são inadequadas. Se o animal atinge o ponto de urinar ao ver o dono, é preciso ignorá-lo por alguns dias. Não é uma atitude fácil, mas ela impedirá o cão de achar que todas as atenções estão voltadas para ele.

Um efeito colateral do estresse: os animais soltam mais pelos e “decoram” os ambientes a que têm acesso com eles. Soltar pelos é absolutamente normal – nós mesmos perdemos entre 60 e 100 fios de cabelo por dia. O excesso, no entanto, é sinal de que algo não está bem. Cuidar da pelagem, fazendo a escovação diária pode ser um momento prazeroso e resultar no bem estar do animal.

Cães precisam passear diariamente. Além de condicioná-los a fazer as necessidades na rua (não se esqueça da sacolinha plástica, para recolher os dejetos), o passeio os torna mais sociáveis com humanos e caninos, além de despertar a curiosidade. A falta de exercícios deixa os animais insatisfeitos, razão por que eles podem adotar atitudes destrutivas.

Fonte Cães Online

Comentários