Plantas Tóxicas para Cães e Gatos
Cães, Gatos, Saúde

Plantas Tóxicas para Cães e Gatos

Cães e Gatos são animais curiosos e muito espertos, e por isso é importante tomar cuidado com algumas plantas perigosas que podem causar intoxicação nos pets!

 

Os gatos e os cachorros são animais de estimação muito espertos e muito curiosos, adoram explorar todos os cantos da casa e descobrir novidades, e devemos estar bastante atentos a eles quando se trata de jardins, pois gostam de brincar com as plantas, um hábito que pode se converter em um problema nocivo se houver ingestão. Por isso, torna-se importante tomar algumas medidas para mantê-los seguros em casa e longe daquilo que possa ser arriscado para eles.

A primeira dica é evitar essas plantas em casa e a segunda é levar o animal imediatamente ao veterinário quando há suspeita de intoxicação. Ao tentar induzir o vômito em casa, o animal pode aspirar o vômito e desenvolver uma pneumonia por aspiração. Além disso, é comum as pessoas darem leite aos envenenados e intoxicados. Essa ação, além de perder o tempo que poderia usar para ir até uma clínica, não tem efeito antídoto algum e pode piorar o quadro em caso de aspiração de vômito.

 

Plantas Tóxicas para Cães e Gatos

Algumas das plantas que são consideradas tóxicas para cães e gatos!

Plantas tóxicas para os Cachorros

• Tipos de lilás conhecidas como berço de Moisés, lírios e as compradas normalmente para decorar a nossa casa;
• Palmeira sagu;
• Azaleia;
• Narcisos;
• Mamonas;
• Babosa;
• Ave do Paraíso – uma linda planta exótica que se encontra em abundância nos ramos de flores ou em muitos jardins públicos;
• Comigo Ninguém Pode.

Conheça a linha de produtos Hill's Nutrition

Plantas tóxicas mais comuns para os Gatos

Os gatos não ingerem plantas com a mesma frequência que os cães, mas não é raro encontrá-los intoxicados por esse motivo. Muitas vezes, o diagnóstico da intoxicação é prejudicado por não ser descoberto qual tipo de planta o animal ingeriu. Abaixo a lista das plantas tóxicas aos gatos:

Antúrio, azaleia, babosa, banana-de-macaco ou manacá, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo, costela-de-adão, dedaleira, erva-moura, espirradeira, folha-da-fortuna, hera, hortênsia, lírio, lírio-da-paz, lírio-do-vale, mamona (mamoneira), tulipas, begônias; o damasco também é uma planta muito comum que se torna venenosa para os gatos, da mesma forma que a semente da maçã é altamente tóxica para este animal.

O eucalipto e a palmeira de sagu são plantas muito habituais, talvez não na maior parte dos jardins, mas sim em espaços abertos ou em bosques. Por isso, se costuma levar o seu gato para passear, é muito importante estar atento à sua presença.

Veja quais são as plantas tóxicas para Gatos

Evite intoxicação do seu pet, saiba quais são as plantas perigosas!

Caso o animal ingira alguma dessas plantas, não provoque o vômito e procure orientação de um médico veterinário.

Via Vila do Pet

Comentários