A Erva do Gato pode ser utilizada tanto para acalmar gatos hiperativos como para animar gatos entediados e estressados.
Comportamento, Dicas Lolipet, Gatos

Erva do Gato: Tudo sobre Catnip

A erva do gato também é conhecida como Catnip, e está presente em muitos brinquedos dos bichanos. A erva agrada a maioria dos gatinhos, e nós vamos te explicar porque!

A erva do gato/catnip é bastante popular entre os donos de gatos, mas você sabe como ela funciona? Nativa da Europa, Oriente Médio, Ásia Central e regiões da China, a Erva é chamada de Catnip por causa do efeito que causa nos felinos. Neste post, falaremos bastante sobre a erva do gato, como ela pode ser usada e como pode beneficiar seu amigo felino.

Para começar: O que é Catnip?

Catnip, ou Nepeta Cataria, é uma planta herbácea da família da hortelã. O nome Nepeta deriva da cidade italiana de Nepete (conhecida hoje como Nepi), onde a planta foi cultivada pela primeira vez. A plantinha é bastante similar a hortelã, com pequenas folhas dentadas, e floresce desde o final da primavera até o Outono, com uma gama colorida de flores em tons de rosa e lilás.

A Erva do Gato, famosa Catnip é da família da hortelã e atua no cérebro da maioria dos gatos!

A Erva do Gato, conhecida como Catnip é da família da hortelã e atua no cérebro da maioria dos gatos!

Não é de hoje o cultivo e o uso de catnip,  ainda que não seja um fato confirmado, é provável que os egípcios antigos cultivassem a planta, já que sabemos que eles tinham gatos domesticados. Os romanos são conhecidos por ter usado a erva em medicamentos durante a Idade Média antes de serem introduzidos na América, por volta do século XVIII.

O que a erva faz?

Cerca de 70% – 80% dos gatos são afetados pelo aroma da erva Catnip. Filhotes e idosos geralmente não sentem os efeitos. A erva atua através do olfato do bichano, o cheiro da substancia pode gerar efeitos poderosos! A maioria dos gatos que cheiram a planta experimentam excitação, hiperatividade e sensação de felicidade. Provoca alterações no seu comportamento, podendo fazer com que o bichano fique mais agitado, mie, e procure mais contato com a planta, rolando sobre ela, ou tentando lamber.

Como funciona?

Embora pesquisadores ainda não entendam a fisiologia exata de como a erva funciona, sabe-se que a nepetalactone é a substância ativa. A reação ao nepetalactone é herdada geneticamente, por isso seu animal de estimação pode ou não se interessar. Através do olfato a substância age no cérebro do animal e gera a excitação.

O efeito da erva do gato geralmente durará cerca de dez minutos, após esse período, o gato se tornará “imune” aos efeitos por aproximadamente meia hora. Depois desse intervalo eles poderão se interessar novamente.

Depois da excitação e hiperatividade, vem o relaxamento. É normal o gato dormir bastante tempo depois de brincar com a catnip, mas isso se dá apenas ao fato de ele gastar bastante energia quando está em contato com ela.

Eles podem fazer caretas por que é através do olfato que substancia atua, e eles se esforçam para maximizar os efeitos!

Eles podem fazer caretas por que é através do olfato que a substancia atua, e eles se esforçam para maximizar os efeitos!

 

 VOCÊ SABIA?

A Catnip não afeta apenas gatos domésticos. Alguns leões, tigres e outros grandes gatos também sentem os efeitos!

Humanos x Catnip

É uma dúvida bastante comum, mas não, Catnip não causa efeitos nos humanos. O único efeito que pode causar é a alegria que o dono vai sentir de não ter mais seus sofás arranhados, ou seu gato estressado/triste demais.

Como é usado?

A erva do gato pode ser utilizada de diversas formas, mas geralmente é empregada como uma ferramenta de treinamento. Pode ser colocada em arranhadores para gatos, para que o gato se interesse e acostume com o objeto e não arranhe mais o sofá ou outros móveis; No local que o dono determinar para seu bichano fazer xixi e coco; em brinquedos; na caminha do animal; e em casos que o gato seja relutante para comer a ração, pode ser colocada por cima do alimento.

Muitos brinquedos para Gatos já vem com Catnip, isso é muito legal porque a brincadeira ajuda e muito na saúde do gato, e a Catnip estimula essa atividade!

Muitos brinquedos para Gatos já vem com Catnip, isso é muito legal porque a brincadeira ajuda e muito na saúde do gato, e a Catnip estimula essa atividade!

Também serve como sedativo ou distração, a erva pode ser usada para acalmar gatos hiperativos, suavizar o terror de uma viagem de carro ou fazer uma apresentação mais amigável a um felino novo.

Brincar e estimular os gatos é super importante para o desenvolvimento dos bichanos e qualidade de vida, saiba como brincar da maneira certa com o seu gatinho!

Brincar e Estimular os Gatos é super importante para a saúde e qualidade de vida deles.

A Catnip pode ser comprada na sua forma de erva pura, desidratada, líquida, ou como recheio de brinquedos. Esses brinquedos são uma maneira conveniente de apresentar o seu gato à experiência através de um conceito com o qual eles já estão familiarizados – a brincadeira! A exposição excessiva ao catnip pode eliminar a sensibilidade do seu gato à substância, então é aconselhado usar com moderação e estratégia.

O catnip é seguro?

Já foi um assunto bastante debatido no passado, mas hoje é praticamente unânime que a erva é totalmente inofensiva. A erva não é prejudicial à saúde e não vicia. Não existem efeitos nocivos à saúde do gato, não é tóxica e ele não se tornará dependente químico da catnip.

Eles tendem a cair em sono profundo após o uso da erva do gato, isso acontece por que eles acabam gastando muita energia!

Eles tendem a cair em sono profundo após o uso da erva do gato, isso acontece por que eles acabam gastando muita energia!

Ainda assim, como donos de animais de estimação, devemos sempre observar as reações dos nossos pets a qualquer experiência nova. Por exemplo, é improvável que aconteça, mas a catnip pode tornar um gato macho agressivo devido à sua conexão com o comportamento de acasalamento. Se isso acontecer, você deve parar de usar catnip. A melhor abordagem é tentar uma pequena quantidade de catnip com seu gato para ver como ele reage, antes de usá-la em maior quantidade. Infelizmente, nossos animais não podem conversar conosco e nos dizem como se sentem, por isso é nossa responsabilidade procurar sinais de infelicidade ou desconforto, e sendo assim interromper o uso.

Seu bichano gosta da erva do gato? Conte para nós como ele reage nos comentários!

Comentários