Comportamento, Gatos

Brincar e estimular o seu Gato é muito importante

Gatos também precisam brincar! É importante estimular as brincadeiras desde filhote, frequentemente. Tudo o que aprendem brincando será utilizado em sua vida adulta. Saiba como brincar com seu seu gato e o que não deve ser feito!


 

Brincar com uma bolinha de papel ou uma boa e velha caixa de papelão para render muita diversão para o seu bichano, mas, é importante estimular brincadeiras frequentemente. As brincadeiras têm grande importância no desenvolvimento do gato, pois todo este aprendizado poderá ser usado em sua vida adulta. Por mais que o gato viva em ambiente doméstico e não precise caçar para sobreviver, ele necessita exercitar essas habilidades, e é brincando que ele será estimulado e se manterá ocupado. A ausência ou a má utilização da vontade de brincar favorece uma vida ociosa, que pode vir agregada a obesidade, indisposição, entre outros problemas fisiológicos. Se houver outro gatinho em casa, para dividir as atividades lúdicas, os frutos colhidos serão ainda melhores. Se o gato for “filho único”, deixe alguns brinquedos disponíveis, para que sua vida, na sua ausência, fique mais animada. Certamente, estas brincadeiras não terão o mesmo prazer para o gato, mas, mesmo sem você ou um(a) companheiro(a) da mesma espécie, ele terá algumas opções:

Brinquedos

Simplesmente oferecer brinquedos não basta, é necessário renovar frequentemente para evitar que deixem de ser atrativos ou estimulantes. É mais interessante disponibilizar 2 a cada semana do que 10 brinquedos de uma só vez, guardar e trocar os brinquedos faz com que pareçam sempre novidade. Dessa forma você enriquece o ambiente em que o gato vive e torna a vida dele muito mais leve e divertida.

Eles brincam o tempo todo!

É importante brincar e estimular essa interação desde filhotes!

Alguns ratinhos de pelúcia, passarinhos, e outros bichinhos recheados com catnip a erva dos gatos – fazem um certo sucesso, porém, algumas vezes, acabam perdendo o cheiro com facilidade. Uma dica para quando isso acontecer, seria guardá-los em um pote de plástico ou de vidro, com um pouco da erva, para que o cheiro permaneça. Não esqueça que alguns felinos não dão muita importância para o catnip, em todo caso, observa-se que a maioria o aprecia bastante.
Bolinhas de plástico, que pulam, são uma ótima alternativa para a diversão felina. Caixas de papelão, com alguns ratinhos pendurados no seu teto, fazem bastante sucesso – além de o gato adorar ficar durante horas escondido nelas, achando que ninguém imagina aonde ele possa estar… Varinhas, mobiles e outros penduricalhos são bastante atrativos.

No mercado pet existe ainda uma outra opção de brinquedo que é um Caça Bolinhas, um disco plástico, com alguns orifícios, e que possui uma bolinha dentro, de forma que, quando o gato introduz a pata, consegue empurrar a bolinha, que ficará girando em círculos. Quando ela para, o gato logo percebe que, para dar continuidade à brincadeira, será necessário voltar a colocar a patinha, para que a bola volte a deslizar. Esses brinquedos inteligentes, de certa forma, ajudam o seu gato a ter mais atividades durante a sua ausência diária.

Saiba mais sobre a Erva do Gato, conhecida como Catnip que causa efeitos poderosos na maioria dos bichanos.

Disponibilize dois brinquedos por vez e troque de tempos em tempos!

Disponibilizar brinquedos e trocá-los frequentemente é o ideal para manter seu gato interessado e atraído!

Em pouco tempo os brinquedos passam a não despertar mais interesse. Assim sendo, crie o hábito de trocar os brinquedos após alguns dias, pois, assim, ele voltará a brincar normalmente depois.
Arranhadores altos, firmes, com esconderijos no alto, ratinhos pendurados, pilares com cordas vão causar uma alegria muito grande ao seu gato. Além de se divertir, afiar as unhas e se esconder, ele usará a parte mais alta como observatório, para passar uma boa parte do tempo olhando tudo o que acontece ao seu redor.
Vale lembrar que gatos adoram brincar com objetos do nosso dia-a-dia, como sacos plásticos de supermercado, cordões, cadarços de sapatos, barbantes e linhas, no entanto, a brincadeira deve ser supervisionada ou evitada, já que esses elementos potencializam a chance de serem ingeridos e causarem distúrbios gastrointestinais bastante agressivos e sufocamento, eventualmente, fatais.

Brincadeira a dois

Bolinhas de papel são ótimas para diversão e exercício. Nesse caso, o gato gosta que o dono brinque com ele. Como funciona? Joga-se a bolinha para ele trazer e assim a brincadeira tem continuidade.
Novelos de lã, eles adoram, mas são muito perigosos, pois podem ingeri-los e fazer com que a brincadeira se transforme num problema sério.
Eles também se interessam muito por varinhas com brinquedos na ponta – tais como penas, bolinhas, ratinhos etc. Falando em brincadeiras a dois – você e seu gato – sabe aqueles triguinhos de floricultura que são usados para arranjo de flores? Causam um interesse imediato. Amarre-os num barbante e puxe, calmamente, pois, ao ouvir esse som do trigo, ficam extremamente excitados e passam a correr atrás do brinquedo. No entanto, após a brincadeira, guarde o barbante com o trigo num local seguro, ao qual ele não tenha acesso, pois, se estiver ao seu alcance, vai tentar mastigá-lo, podendo ferir a garganta ou mesmo engasgar-se.

Brincando com Laser

Brincar à dois só fortalece ainda mais os laços entre você e o seu bichano!

Canetas de laser causam bastante interesse também! Deixe o ambiente com pouca luz e divirta-se com o seu gato. Um discreto enriquecimento ambiental, se houver espaço, é muito importante.
Enfim, brinquedos e jogos são sempre bem-vindos e, na hora da adoção, pense que ter dois gatos é sempre a melhor escolha. Eles ficam juntos, interagem, brincam, fazem companhia um ao outro e, além de tudo, nos permitem ficar como espectadores, assistindo a um espetáculo de agilidade e beleza, até começarem a próxima brincadeira.

Esconderijos

Casinhas, tocas e iglus são sempre motivadores de brincadeiras e também são perfeitos esconderijos para os gatos. Mas, que tal evitar disputas oferecendo, assim como as bandejas sanitárias, um número de casinhas em acordo com o número de gatos acrescido de uma adicional. E ainda, colocar as casinhas em um local protegido, evitando ser acidentalmente chutado ou investigado por outros gatos ou até cães residentes? Uma boa dica é virar as entradas de algumas das casinhas para a parede para aqueles que preferem um momento de isolamento maior.

Como NÃO brincar com os Gatinhos:

Quando falamos sobre brincadeiras felinas é inevitável mencionar o que NÃO deve ser feito com os bichanos:

  • NUNCA brincar de forma agressiva, provocando o gato, apertando a barriga, puxando os bigodes, o rabo, pois eles não suportam esse tipo de brincadeira e podem morder e arranhar para valer.
  • NÃO jogue bolinhas em locais muito altos, mesmo que eles gostem dessa brincadeira, porque mesmo que estejam acima do peso vão tentar alcançá-las e depois da brincadeira, muitas vezes se machucam e aparecem mancando.
  • Tome o cuidado em NÃO oferecer brinquedos aos gatos na cozinha. Muitas vezes chegam de bigodes e coxins queimados.
  • NUNCA deixe disponíveis novelos de lã, agulhas, botões, palitos de dente, cotonetes, arames de fechar pão, pois a maioria adora brincar com todas estas tentações!
  • Devemos demonstrar claramente que nossas mãos e pés não são partes das brincadeiras. Devemos direcionar sempre a interação através de elementos inanimados como os brinquedos. Evite estimular brincadeiras com as mãos e pés.

Conta pra gente como você costuma brincar e interagir com o seu gatinho? Vamos adorar saber!

Comentários