Cuidar da Saúde do seu cão é algo fundamental e deve ser diário. Separamos 5 dicas para te ajudar a mantê-lo em forma!
Cães, Saúde

Saúde: 5 hábitos diários para manter seu Cão em forma

1. Reduzir/Adequar a quantidade diária de ração/alimento

Sempre questione o Médico Veterinário que acompanha o histórico de saúde do seu pet, sobre a quantidade diária indicada para o tipo específico de ração/alimentação natural que ele consome. Seguir as indicações da embalagem nem sempre será o ideal para o seu pet, até porque geralmente elas não são precisas e nessa margem que pode estar o perigo, tanto para mais quanto para menos. Ao longo da vida, seu cão irá precisar de nutrientes diferentes, quantidades diferentes, e tudo isso deve ser acompanhado para que ele tenha a melhor qualidade de vida possível. As necessidades de um filhote por exemplo, não são iguais ao cão idoso, que geralmente já tem menos atividade física, o metabolismo está desacelerado, etc.
Reduzir a quantidade de ração é algo que deve ser feito de acordo com indicação veterinária.

Reduzir a quantidade de ração é algo que deve ser feito de acordo com indicação veterinária.

2. Medir/pesar todas as refeições do seu cão

Pode parecer bobeira, mas estimar com os olhos a quantidade de alimento das refeições do seu pet é uma prática nada recomendada. Já foram realizadas comparações entre o peso estimado por uma pessoa e o que realmente estava na tigela do pet e as diferenças variam bastante. De 30 em 30 gramas, em um ano o seu cão terá ingerido 30kg de alimento a mais do que é recomendado. Por isso, é importantíssimo usar um copo medidor ou até mesmo uma balança de precisão para garantir que seu cão está ingerindo a quantidade exata de ração/alimento por refeição.
A quantidade de alimento oferecido deve ser indicada por um médico veterinário de confiança e deve ser pesada/medida.

A quantidade de alimento oferecido deve ser indicada por um médico veterinário de confiança e deve ser pesada/medida para evitar sobrealimentação.

3. Não deixe faltar a caminhada diária com seu cão

A caminhada diária do seu cão é mais do que apenas uma maneira dele fazer algum exercício. Muitas vezes, esse passeio, é a única chance que seu cão tem de sair de casa e explorar. Sempre que pensar em desistir dessa caminhada, lembre-se do quanto ela significa para o seu cão (fisicamente e mentalmente). Lembre-se também de que a atividade física é excelente tanto para ele quanto para você. Use o passeio como uma oportunidade para ensinar um truque novo para o seu cão, como controle de impulso ou caminhar ao seu lado sem a guia. Torne o passeio mais excitante ao explorar novas trilhas. Convide um amigo ou membro da família para se juntar a vocês.
Caminhadas tem um papel importante na rotina dos cães, por isso você precisa se manter motivado e não deixar faltar esse passeio diário!

Caminhadas tem um papel importante na rotina dos cães, por isso você precisa se manter motivado e não deixar faltar esse passeio diário!

4. Brincadeiras interativas são ótimas aliadas!

Seria ótimo se todos os cães tivessem espaço de sobra para correr, mas nem sempre isso é possível. Por sorte, os cães não são muito exigentes quando se trata de brincadeiras. Uma das brincadeiras favoritas entre os cães, é a brincadeira de buscar, seja uma bolinha, um frisbee ou até uma pelúcia, o negócio é ter alguma coisa para correr atrás. Jogar uma bolinha dentro de casa, por menor que ela seja, é possível! E sim, fará o seu cão muito feliz! Além de feliz, ele praticará um bom exercício, gastará energia e vai espantar o tédio. Se tiver um parque por perto, ou lugar aberto para ele correr melhor ainda! Outra brincadeira divertida que já contamos aqui os beneficios, é o Cabo de Guerra. Brincar de Cabo de Guerra não exige muito espaço e vai divertir e exercitar o seu peludo! Jogos interativos, caçadas a petiscos e afins são ótimas opções de entretenimento dentro de casa. Não subestime a importância da brincadeira para o seu cão, ela reduz o estresse, cria um forte vínculo entre vocês e também exercita o seu cão.
Brincadeiras de buscar são ótimas para entreter, exercitar e ocupar o seu peludo física e mentalmente.

Brincadeiras de buscar são ótimas para entreter, exercitar e ocupar o seu peludo física e mentalmente.

5. Corte os petiscos, biscoitos, ossinhos e afins da dieta dele

Se seu cão está acima do peso, oferecer petiscos, biscoitinhos e guloseimas do tipo só vai atrapalhar a dieta dele. Pode parecer que são inofensivos, mas de pouco em pouco vira uma bola de neve. Claro que de vez em quando um ou outro petisco pode ser oferecido, mas tenha a quantidade sob controle. Frutas e Vegetais (consulte aqui as permitidas) são ótimas opções de lanchinhos e recompensas, e alguns tem baixíssimas calorias e inúmeros nutrientes. Preencher Kongs e brinquedos recheáveis com algo saboroso é muito legal também, mas não deve ser todo dia! Na verdade esses “extras” não são necessários à dieta do seu cão, então não devem ser oferecidos todos os dias. Se o seu cão precisa perder alguns quilos, uma das maneiras mais fáceis de cortar calorias é ignorar todos esses lanches extras.
Comida não é sinônimo de AMOR! Então alimente seu cão como o veterinário indica, e dê muito amor e alegria pra ele de outras formas!!

Comida não é sinônimo de AMOR! Então alimente seu cão como o veterinário indica, e dê muito amor e alegria pra ele de outras formas!!

LEMBRE-SE: Comida NÃO é sinônimo de AMOR.

 SEMPRE consulte um médico veterinário de confiança, faça acompanhamento frequente da saúde do seu pet! Em alguns casos, o cão pode estar com algum problema de saúde que esteja o impedindo de emagrecer e se manter em forma, por isso o acompanhamento veterinário é MUITO importante!
 
Leia também:

Comentários