Quando eles se limpam, acabam engolindo pelos que se não forem eliminados, formam bolas de pelos que podem causar problemas e desconforto.
Dicas Lolipet, Gatos, Saúde

Bolas de Pelos: Como prevenir e tratar

 Bolas de Pelos são um problema comum entre os gatos, e podem causar grande desconforto. Saiba como prevenir e lidar com esse problema dos bichanos.

Bolas de Pelos são bastante comuns, mas isso não quer dizer que não tragam desconforto aos bichanos. Elas representam um perigo potencial, pois bloqueiam a passagem de alimentos digeridos através dos intestinos.

Essas bolas são formadas quando os gatos cuidam da higiene e usam a língua para se manterem limpos. Quando eles se lambem, muitos pelos ficam grudados na língua, e acabam sendo engolidos. Uma vez que o pelo não é facilmente digerido, ele pode se compactar com alimentos não digeridos no estômago e no trato gastrointestinal.
As bolas de pelos são essa mistura de pelos, saliva, suco gástrico e restos de comida e devem ser eliminadas pelo gato. Se não são eliminadas, podem causar constipação e cólicas, e em casos mais graves devem ser retiradas cirurgicamente.
Os gatos usam a língua para se manterem limpos, quando se lambem, pelos grudam na língua e acabam sendo engolidos, causando bolas de pelos no intestino do bichano.

Os gatos usam a língua para se manterem limpos, quando se lambem, pelos grudam na língua e acabam sendo engolidos, causando bolas de pelos no intestino do bichano.

Sintomas de Bolas de Pelos paradas no intestino

  • Constipação, ou fezes rígidas com pelos aparentes.
  • Diarreia
  • Pelagem ressecada e emaranhada
  • Frequente tosse seca ou ânsia, especialmente após as refeições
  • Falta de interesse em comer.
  • Sinais de cansaço e apatia.

Como evitar

As bolas de cabelo podem ser facilmente evitadas, basta manter em dia a escovação do bichano. Para ajudar, a maioria dos gatos gosta de ser escovado, e esse momento, fortalece a relação entre vocês. Se acostumados desde cedo, os gatos aprendem que o aspirador é inofensivo e adoram ser aspirados.

Falando em aspirar, é igualmente importante aspirar todos os tapetes e estofados da casa com frequência. É essencial, não só para uma boa limpeza, mas especialmente se você tem pessoas ou gatos com asma em casa.

Escovação é um dos melhores métodos de evitas bolas de pelos, e a maioria dos bichanos gosta de ser escovado!

Escovação é um dos melhores métodos de evitas bolas de pelos, e a maioria dos bichanos gosta de ser escovado!

Uma das melhores ferramentas de limpeza para remover pelos mortos é a escova FURminator. É possível extrair enormes pilhas de pelos do gato logo após uma ou duas sessões de escovação. Além da FURminator, outras escovas e pentes podem ajudar na remoção dos pelos.

Além da escovação, a alimentação e hidratação são essenciais para evitar o problema. Alimentos ricos em fibras ajudam a manter a rotina intestinal em dia, e evitam a formação de pelos. Água fresca sempre disponível é fundamental para manter o bichano hidratado e ajuda a “limpar” os pelos ingeridos.

Soluções caseiras

Se perceber os sintomas e o seu gato não estiver conseguindo eliminar as bolas de pelo sozinho, algumas dessas soluções caseiras podem ajudar!

Se perceber os sintomas e o seu gato não estiver conseguindo eliminar as bolas de pelo sozinho, algumas dessas soluções caseiras podem ajudar!

  • Grama – A ingestão de grama para induzir o vomito é um instinto natural dos gatos. A planta valeriana é uma ótima opção. Em lojas especializadas é possível encontrar essa planta e gramas que ajudam na regurgitação das bolas de pelos.
  • Manteiga – A manteiga também ajuda a lubrificar o intestino e estimular as fezes, por isso é uma boa alternativa. Para fazê-lo comer, passe uma colher de café de manteiga na pata do gatinho, que ele rapidamente irá lamber para limpar a região. Como é muito oleoso, cuidado com as quantidades e a frequência.

Bolas de pelos podem ser um problema sério, e seu veterinário deve ser a sua primeira e melhor fonte de informações e indicação de tratamento. Sempre que notar alguma anormalidade no aspecto e comportamento do seu pet, consulte seu médico veterinário de confiança.

Leia também:

Como evitar que seu gato arranhe os móveis

Comentários