Como evitar a Desidratação dos Pets!
Cães, Dicas Lolipet, Gatos, Saúde

Como evitar a desidratação dos Pets no verão

A desidratação em Cães e Gatos é um dos problemas que o calor excessivo, exposição ao sol e a falta de uma boa hidratação podem causar. Com o verão quase batendo na porta, os cuidados com os pets precisam ser redobrados.


 

Como evitar a desidratação canina

A Desidratação acontece principalmente em cães das raças que possuem fucinho curto, que são os branquicefálicos: bulldogs, pugs, boxers, por exemplo. Por conta dessa característica eles tem uma dificuldade maior para baixar a temperatura corporal através da respiração que já é dificultada. O aumento da temperatura corpórea é EXTREMAMENTE grave, pode causar insuficiência renal aguda e até levar à óbito.

Os branquicefálicos tem predisposição à sofrer com o calor, mas todas as raças precisam ter o mesmo cuidado!

dog-on-ice-1-e1466194233528

Os cães de raças branquicefálicas são os que mais sofrem com o calor

Algumas dicas simples:

  • Evitar caminhar com o cão no Sol de meio-dia, além de queimar as patinhas, o pico de calor pode fazer muito mal à ele.
  • Nunca deixar o Cão ou Gato preso num ambiente quente, sem nenhuma ventilação; Carro fechado então, é um perigo!
  • Na hora do Banho, seja em casa ou no Pet Shop, deve-se evitar colocar o secador muito tempo diretamente nos cães e tomar cuidado com a temperatura do aparelho.
  • E claro, disponibilizar água fresca à vontade o dia todo para eles.

Cuidado com Cães e Gatos de pelagem clara

Pets de pelagem clara e pele rosada que amam tomar sol, assim como os humanos tendem à desenvolver câncer de pele, carcinomas espinocelulares, que são extremamente malignos e difíceis de tratar. Os sintomas são feridinhas e casquinhas na pele, principalmente nas regiões mais sensíveis como face, fucinho e orelhas, mas muita gente não dá importância acreditando ser alguma picada de inseto ou machucadinho superficial e acaba retardando o início do tratamento.

Protetores solar, tanto de marcas prontas como formulas manipuladas em farmácias veterinárias são uma boa opção quando não é possível retirar o cão da exposição solar. É importante que o fator de proteção seja no mínimo de 30 e deve ser repassado de 2 a 3 vezes ao longo do dia. Sempre consulte o veterinário de confiança antes de aplicar qualquer produto no seu pet.

Alternativas à água

Além das receitinhas de sorvete que você encontra aqui e aqui, oferecer água de coco e alguns sucos é permitido. Lembre-se de checar aqui quais são as frutas permitidas aos cães e gatos.

Gelinhos com frutas, gelo na água e brinquedos que podem ser levados ao congelador são ótimos aliados na hidratação dos pets. Uma coisa bem legal que já vimos por aí é encher uma bacia com água, colocar brinquedos, biscoitos, frutas, legumes e deixar o peludo com o desafio de lamber até libertar os itens congelados! É super divertido e mantém eles entretidos por horas!
Bacia de Gelo com frutas, petiscos e brinquedos para entreter e hidratar o pet com muita diversão!

Bacia de Gelo com frutas, petiscos e brinquedos para entreter e hidratar o pet com muita diversão!

Cuidado apenas ao colocar o gelo diretamente no corpo do animal, pois pode alterar a circulação e até causar queimaduras na pele. Outra dica valiosa é espalhar mais de um bebedouro pela casa, os pets podem ser preguiçosos para tomar água e dessa forma fica melhor para estimular eles.
Agora é só seguir as dicas e seu pet vai aproveitas o verão numa boa!
Quer saber sobre algum assunto? Deixe um comentário para nós!

Comentários