Alimentos saudáveis e permitidos para cães são bons petiscos para variar um pouco a dieta dos peludos.
6

19 Alimentos saudáveis para aumentar a imunidade do seu bichinho de estimação

A alimentação natural vem sendo adotada cada vez mais para os cães e gatos, mas é importante saber quais são os alimentos saudáveis e quais não devem ser oferecidos

 

É importante começar o post dizendo que antes de oferecer alimentos novos ao seu pet, você deve consultar o seu médico veterinário de confiança para entender se aquele alimento diante do perfil de saúde do seu cão vai fazer bem ou não a ele e também para quantificar a frequência e porção ideal a ser oferecida. A alimentação natural é muito legal, mas também é algo bastante complexo e particular de cada cão. Então, todo cuidado é pouco.

Para variar a dieta com saúde!

Para variar a dieta dos Cães com muitos benefícios para a saúde!

As rações de boa qualidade também são boas opções porque já contém as porções equilibradas e nada impede (desde que o Vet concorde!) você de oferecer os alimentos listados abaixo como petiscos cheios de benefícios para seu pet! Fique ligado também que alguns alimentos são proibidos, e muitas vezes parecem inocentes, então confiram a lista completa aqui.

E abaixo vocês podem ver os alimentos saudáveis que trazem benefícios para a imunidade do pet, sistema digestivo, pelagem, entre muitos outros:

 

  • Atum, sardinha e salmão (selvagem, do mar)

Peixes são alimentos extremamente benéficos, ricos em ômega 3, um ácido graxo ótimo para a pelagem dos cães, que fica mais brilhante e saudável. Além disso, o peixe tem muitas proteínas e vitaminas, que colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico do pet.

Os Gatinhos amam Peixe!

Os Gatinhos amam Peixe, e os peixes trazem inúmeros benefícios para os pets.

  • Carne magra

A carne magra tem muitos aminoácidos e vitaminas do complexo B, além da proteína. Essa combinação garante bastante energia para o peludo durante o dia – só não se esqueça de garantir a qualidade da carne e consulte o veterinário sobre as quantidades permitidas por dia/refeição.

  • Fígado

Ele tem uma função bem semelhante à da carne branca, é uma grande fonte de vitaminas B, A e K, além de conter ferro. Você pode comprá-lo fresco em supermercados e cozinhar ou assar em casa. OBS: Não exagere na quantidade de fígado que oferece ao seu cachorro, pois esse alimento, em grande quantidade, é tóxico. Consulte seu veterinário de confiança antes de incluir na dieta do seu cão.

  • Aveia

Ela é rica em fibras, o que é essencial para o seu cão (principalmente se ele já for velho), pois tende a sofrer com problemas de irregularidade intestinal. Cozinhe a aveia antes de servir.

  • Batata Doce

Ela é uma grande fonte de vitamina B6, C, betacaroteno e manganês. No entanto, precisa ser consumida pelo seu cão depois de cozida no vapor.

  • Ovo

É excelente para a dieta dos cachorros, é um verdadeiro suporte de proteínas.

  • Salsa

É uma boa fonte de betacaroteno, potássio e cálcio. Além  disso, combate o mau hálito dos pets – basta adicionar uma porção de salsa picada na comida. Fizemos um post sobre Salsa e seus benefícios, confira aqui.

  • Pera

Você pode oferecer Pera ao seu cão, desde que remova todas as sementes que são tóxicas para eles.

  • Queijos e requeijão

Queijos em sua maioria são ricos em gordura, por isso prefira os que têm baixo teor, como o Queijo cottage que é rico em cálcio e proteína. Certifique-se que o seu peludo não é intolerante à lactose antes de incluir esses alimentos na dieta dele.

  • Iogurte

Assim como o queijo, o iogurte é rico em cálcio e proteína. Iogurtes com bactérias do bem são bons para o sistema digestivo do seu cão. OBS: Escolha iogurtes que não contém açúcar ou adoçante artificial. Leia mais sobre o poder do iogurte para os cães aqui.

  • Pipoca

A pipoca é um lanche de baixa caloria, ela contém potássio, o que é ótimo para os ossos, além de sais minerais, como cálcio, magnésio e fósforo. Só tenha atenção para não colocar nem sal nem manteiga.

  • Linhaça

Ela é uma grande fonte de ômega-3, que é ótima para a pele e pelagem de seu cão. Tanto as sementes como o óleo de linhaça devem ser armazenados na geladeira, dentro de um recipiente hermético e escuro.

  • Ervilhas

Elas são uma grande fonte de potássio, fósforo e vitamina B. Você pode acrescentá-las na dieta do seu cachorro. Prefira ervilha natural, pois a em conserva tem normalmente muito sal.

Brócolis são bons petiscos, mas devem ser oferecidos com cautela

Brócolis são bons petiscos, mas devem ser oferecidos com cautela

  • Brócolis

Este vegetal é rico em vitaminas e bastante nutritivo para os cães, porém se consumido  em excesso, o brócolis pode causar uma irritação gastrointestinal.

  • Cenouras

Elas são de baixa caloria e ricas em fibras e betacaroteno. Além disso, maravilhosas para o desenvolvimento e limpeza dos dentes caninos. Você pode ler mais sobre os beneficios da Cenoura para os peludos aqui.

  • Alga Nori

Esta alga é rica em clorofila, proteínas, fibras, vitamina C, E e todas as formas de vitaminas B. Além disso, em sua composição, podemos contar com a presença de minerais, como cobre e zinco, excelentes para regular o metabolismo do seu cão.

  • Fatias de maçã (sem sementes)

As maçãs são uma boa fonte de vitamina A e C, além de fibras. Alimentando o seu cão com fatias de maçã, você estará ajudando na limpeza dos dentes caninos, pois a maçã remove os resíduos que ficam nos dentes – lembre-se de retirar as sementes antes de oferecer a fruta.

  • Salada de frutas

Uma boa salada de frutas para os cachorrinhos é a mistura de melão, maçã (sem sementes), banana, melancia e morango. Veja aqui a lista completa de frutas permitidas.

  • Coco e Óleo de Coco

São altamente benéficos para pessoas e cães. O coco contém ácido láurico, que destrói bactérias patogênicas e diferentes formas de vírus.

 

Além de variar a dieta, esses alimentos são ótimos petiscos saudáveis para seu pet! Lembre-se de conversar com o Veterinário antes de oferecer os alimentos da lista e depois conta pra gente o que o seu peludo gostou mais!

 

Comentários

Lolita

Lolita

Mascote oficial do Pet shop Online Lolipet, sou uma misturinha de Husky Siberiano e Border Collie super querida por todos e muito esperta! Adoro brincar na praia, no parque, na lama e com a cachorrada toda! Sou uma cadela terapeuta e adoro dar carinho para quem precisa!

6 Comments

  1. Amei!!!! Minha lhasa, ama frutinhas e fica toda feliz quando ganha uma saladinha de frutas.
    Bom saber que podemos ampliar o cardápio dos nossos Pets, auxiliando-os em uma vida saudável.
    Obriga Lolita e equipe Lolipet.

  2. Bom dia,
    Eu gostei muito de todas as dicas.
    Tenho um cachorrinho de 5 meses com cinomose e por enquanto eu só estou dando pra ele alimentação natural.
    Ele é um viralatinha bom de garfo kkk come direitinho. Obrigada.

    • Oi Débora, que legal! Ficamos felizes! Estamos na torcida pro seu filhote se recuperar logo!! Alimentação natural é ótima se for bem equilibrada!! Lambeijos de Vira-latinha para Vira-latinha <3

  3. Tenho Akita com dez anos, esta displasia coxofemural de ultimo grau há 02 anos, segundo 03 veterinários deram 03 meses de vida, ele continua conosco é logico tomando uma pancada de remédios com dificuldade para levantar, será que o diagnóstico foi correto!

    • Olá Vera! Obrigada pelo comentário, que bom que seu Akita superou as expectativas dos vets e vive bem. Sinal que você cuida dele com muito amor e carinho! Lambidas da nossa Lolita pra ele! Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *