Coprofagia em Cães
Cães, Comportamento, Saúde

Coprofagia em Cães: saiba como lidar

Coprofagia é o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer fezes e isso pode acontecer por diversos motivos. Saiba como lidar com esse problema.

 

Você já ouviu falar sobre Coprofagia? Sabe o que significa? Se não sabe, não precisa se preocupar, pois provavelmente você não é a única pessoa! Muitos donos não sabem o que significa ou mesmo que haja tratamento para esse hábito, o que as levam a não buscar ajuda. Em alguns casos, proprietários também têm vergonha do que o cachorro faz e não comentam com ninguém.

Primeiro, é preciso entender que coprofagia é o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros cães. Isso pode se desenvolver por diversas razões. Pode ser, por exemplo, por imitação: a fêmea, quando tem os filhotes, come as fezes deles para manter o ambiente limpo e, os filhotes, ao presenciar esse comportamento, podem imitar.

Em outros casos, esse comportamento pode acontecer por algum problema na absorção dos alimentos. Outra possibilidade pode ser por algum problema no aparelho digestivo do pet ou verminose.

Tem tratamento?

Claro que tem! Mas, antes de tudo, é preciso levar o cãozinho ao médico veterinário, para avaliar se a origem da coprofagia não está relacionada a algum problema digestivo. Porém, se a causa for comportamental, a mudança de hábito deve começar com o dono.

Nada de broncas

O ideal é não dar broncas no seu cão, caso ele faça as necessidades no lugar errado ou se ele comer as próprias fezes. Se você der bronca, o animal não entenderá o que você está dizendo e isso poderá piorar o comportamento – o pet pode querer esconder as fezes de você, para não levar bronca, e comê-las!

Não dê bronca!

Repreender o ato de comer fezes pode confundir o cão e reforçar o comportamento.

Controle a alimentação

Outra dica é controlar melhor o horário que seu pet se alimenta. Normalmente, o cachorro faz xixi e coco por volta de 30 minutos depois que ele se alimentou. Então, você pode fazer o seguinte treino: quando ele fizer o coco, você o chama, desviando a atenção dele, e oferece um petisco. Depois, mude o cão de ambiente e recolha as fezes.

Limpeza

Não limpe as necessidades na frente dele. Ao verem isso, alguns cães pensam que o dono pode estar competindo com eles ou como se estivesse aprovando e repetindo o comportamento dele de catar o coco. Nessa hora, o cão corre para comer as fezes antes que o dono consiga retirá-la.

Dica

Experimente adicionar um pouco de abacaxi às refeições dele. Isso deixa as fezes com gosto desagradável. Frutas cítricas não são contra-indicadas para cães sadios. O suco gástrico dos cães tem pH de 1 a 1.5 – MUITO mais ácido que o de qualquer fruta. Muitos cães gostam de abacaxi fresco. Nesses casos, é só acrescentar uma ou duas colheres de sopa de abacaxi fresco à dieta – tanto faz se é caseira ou comercial (ração). Se o cão não comer, aí é hora de exercitar o jogo de cintura,  Abacaxi com um pouco de iogurte, ou com um pouco de mel, etc. Essa dica não é garantida, mas muitas pessoas têm relatado sucesso no combate à coprofagia. (Via Mãe de Cachorro)

 

Fonte Cão Cidadão

Comentários