Por que os pets de pequeno porte vivem mais?
Cães, Saúde

Por que animais de porte pequeno vivem mais?

Pets de grande porte têm processo de envelhecimento mais acelerado e tendem a crescer e envelhecer mais rápido do que os pequenos

Na escala evolutiva, animais de grande porte, de diferentes espécies, tendem a viver mais do que os pequenos. Porém, entre os de mesma espécie, acontece o contrário.

Uma combinação de fatores genéticos, metabólicos e evolutivos determinam que eles se desenvolvam mais rápido, mas também envelheçam mais rapidamente.

Uma cadela é capaz de reproduzir com aproximadamente 6 meses de vida e a gestação dura aproximadamente 2 meses, a dentição dos filhotes costuma estar completa antes dos 6 meses.

1082136044

Os de grande porte crescem e se desenvolvem ainda mais rapidamente que os cães de raças pequenas. Nestes animais, as células também crescem rapidamente, aumentando o risco do desenvolvimento de câncer.

Um Dogue Alemão, de aproximadamente 50 Kg, costuma chegar aos 10 anos, mas consideramos que ele é um senhor de idade, quando completa 7 anos!

Já um poodle, costuma viver 15 anos! Consideramos que ele chega a 3a idade, por volta dos 10 anos.

Cachorros pequenos possuem predisposição a viver entre 10 e 14 anos e os de grande porte entre 5 e 8 anos. Os pets sem dúvida deveriam viver muito mais tempo do que vivem ao nosso lado, independente do porte ou raça.

Os motivos não são totalmente compreendidos, porém, um estudo realizado na Universidade de Chicago revelou as possíveis razões. A pesquisa avaliou índices de mortalidade do banco de dados médico veterinário de cães que frequentaram os hospitais por toda a América do Norte.

Informações de 56.637 cachorros de 74 raças diferentes foram coletadas. Tipo de raça, sexo, tamanho de porte e data de nascimento e morte dos períodos de 1984 até 2014.

big_dog_with_small_puppy_dog_picture

Conclusão do estudo

Os cães grandes possuem processo de envelhecimento mais acelerado, ou seja, crescem e envelhecem muito mais rápido em relação aos pequenos.

Também são mais propensos a problemas de saúde, tumores, desordens comportamentais e problemas gastrointestinais, todos ligados ao crescimento acelerado.

Independentemente do tempo vivido pelo pet, devemos oferecer condições mais do que dignas para ele crescer e viver muito feliz ao nosso lado. Em troca, você receberá o melhor amigo, companheiro, afetuoso e com um amor incondicional para oferecer. Vale a pena, não é mesmo?

Fonte: PetMag

Comentários