Algumas raças de gato, não só gostam de água, como são excelentes nadadores.
Comportamento, Gatos

Porque Gato não gosta de água?

Saiba as razões pelas quais a maioria dos gatos não gosta de água

Nem todos, mas a grande maioria dos gatos não gosta de água. Gatos que tiveram experiências positivas em torno e na água, especialmente durante o seu período de socialização chave (entre 3 e 8 semanas de vida) tem boa relação com a mesma. Além disso, algumas raças específicas amam água! É importante tratar seu gato sem nenhuma expectativa e entender como ele vai lidar com cada coisa que for apresentada a ele.

Muitos gatos evoluíram para não gostar de água.

Acredita-se que os gatos foram domesticados 9.500 anos atrás no Oriente Médio. Eles cresceram no clima árido do deserto e não foram expostos a rios, lagos e chuva. Dessa forma, os gatos evoluíram evitando contato com água. Mesmo os gatos de rua muitas vezes procuram abrigo contra chuva e tempestades. Esconder-se da água tornou-se um instinto natural para os gatos atuais.

Nem todo gato não gosta de água. E é importante socializar o bichano com a água ainda filhote.
Nem todo gato não gosta de água. E é importante socializar o bichano com a água ainda filhote.

Isso não é regra para todas as raças, já que algumas delas gostam de estar na água devido ao seu próprio processo evolutivo. O Van Turco e o Angorá Turco, por exemplo, são conhecidos por seu amor pela água e pelas habilidades de natação. Eles se adaptaram ao seu clima na região do Lago Van, na Turquia, mergulhando seus pelos no verão para nadar e pescar. Outras raças que são mais propensas a desfrutar da água são o Bengal, Maine Coon e Bobtail Americano.

Gatos são sensíveis à perfumes

Os gatos têm um extraordinário olfato, 14 vezes mais sensível que o nosso. Os aromas fortes associados a xampus e condicionadores podem contribuir para a aversão dos gatos à água e aos banhos. Alguns também especularam que seu gato pode não gostar do cheiro de componentes químicos da água da torneira.

Os gatos adoram estar limpos e aquecidos

Os gatos são meticulosos em sua limpeza natural e passam grande parte do tempo cuidando de si mesmos, mantendo a pele limpa, desembaraçada e bem condicionada. Além disso, eles também mantêm uma temperatura corporal mais alta. E a limpeza ajuda a manter e regular a temperatura corporal.

Quando a pelagem de um gato fica encharcada, se torna bem pesada, e retornar ao estado seco e aquecido é difícil e demorado. A pelagem molhada também pode fazer com que o gato se sinta lento e não tão ágil como o habitual. Por isso, fica com a sensação desconfortável de não conseguir sair rapidamente de uma situação.

Aversão à Água

A experiência de muitos gatos com a água não é positiva por isso é compreensível que muitos gatos não gostem de água. Por exemplo, ficar preso em um aguaceiro sem abrigo, ser borrifado com água, e banhos forçados. Por isso, a socialização desse contato quando eles ainda são filhotes é tão importante.

Gatos precisam de banhos?

Como mencionado, os gatos fazem um trabalho maravilhoso de se manterem limpos. Eles podem passar até 40% do dia se limpando, então você pode nunca precisar dar banho em seu gato.

Os gatos podem precisar de um banho devido a problemas de pele. Enquanto os gatos idosos, artríticos e com excesso de peso podem ter dificuldade em alcançar certas partes do corpo. Além disso, um banho também pode ser necessário se o gato rolar em algo pegajoso ou fedorento.

Como fazer o meu gato gostar de banho?

Se você quer dar banho no seu gato, ele precisa se familiarizar com o espaço que será dado o banho, com a banheira/pia, e tudo precisa estar preparado.
Se você quer dar banho no seu gato, ele precisa se familiarizar com o espaço que será dado o banho, com a banheira/pia, e tudo precisa estar preparado.

Antes do banho

Primeiramente, acostume o gato ao espaço que será dado o banho. Depois, tente familiarizar ele à banheira semanas antes do banho. Coloque seu gato na banheira sem água e coloque brinquedos e alguns petiscos para que ele faça associações positivas com o local.

Uma vez que seu gato esteja confortável em brincar e comer petiscos na pia ou na banheira, encha com um pouco de água morna e espalhe brinquedos  para que ele possa se divertir com isso. Incentive seu gato a brincar com os brinquedos e reforce com elogios e petiscos quando ele faz.

Quando finalmente for dar o banho, tenha tudo pronto e à mão. Isso inclui xampu para gatos, petiscos especiais e brinquedos que seu gato adora, toalhas quentes, um copo para derramar água sobre seu gato e uma superfície antiderrapante, como tapete de banho ou uma toalha para colocar na pia ou banheira para o seu gato ficar em pé.

Crie um ambiente calmo. Feche a porta e mantenha os ruídos ao mínimo. Fique calmo e fale suavemente. Se o seu chuveirinho ou torneira é muito forte, lave o seu gato com xícaras de água. Se você está estressado, seu gato estará também! Se manter calmo é muito importante.

Durante o banho

Use contenção mínima e distrações positivas. Evite scruffing e segurando o seu gato para baixo. Em vez disso, seja gentil, observe a linguagem corporal do seu gato e forneça distrações positivas, como um deleite especial espalhado e / ou um brinquedo de varinha.

Tenha muito cuidado para não jogar água no rosto ou molhar os ouvidos ou os olhos. Evite lavar os bigodes. Os bigodes de gato são o local onde muitos dos receptores de toque do gato estão localizados e é natural que eles odeiem receber nesses receptores água, comida e sujeira. Além disso, é importante enxaguar bem o shampoo para evitar irritações na pele.

Depois do banho

Primeiro, gentilmente levante o seu gato para fora da água e imediatamente embrulhe em uma toalha seca e quente para secar. Ou, se seu gato não gostar de ser carregado, deixe a água escorrer e seque com a toalha enquanto ainda estiver na banheira. Seu gato pode terminar de secar naturalmente em poucas horas e enquanto isso, eles devem ser mantidos aquecidos e longe de correntes de ar. Por fim, encerre esse momento do banho com carinhos, uma sessão de brincadeiras e com o petisco favorito do seu gato!

E o seu gato? Não gosta de água? Como você lida com isso? Conte pra gente nos comentários.

Comentários