Cães, Saúde

Sinais e causas de Desidratação em filhotes

Desidratação acontece principalmente em filhotes, por isso é importante saber identificar os sinais para imediatamente buscar tratamento veterinário.

A desidratação é uma deficiência de água no corpo. Seu filhote elimina água todos os dias na urina, na expiração de cada respiração e na evaporação da saliva durante a respiração ofegante.

Filhotes são particularmente suscetíveis à desidratação, porque eles têm menos massa corporal do que um cão adulto. Durante os meses quentes de verão, o superaquecimento durante a brincadeira também pode predispor o filhote a perder água em excesso. Por isso, é ainda mais importante supervisionar o seu cachorro e tentar brincadeiras refrescantes para ajudar a prevenir a desidratação.

Cerca de 75% da perda de água é devida à urina. Enquanto os outros 25% ocorrem através do trato respiratório, boca e pele. Esses fluidos são substituídos/reabastecidos quando o filhote come e bebe. Por isso, garantir muita água limpa disponível ajuda a prevenir a desidratação. Qualquer coisa que aumente a perda de fluidos ou interfira no reabastecimento dos mesmos para o corpo, pode resultar em desidratação.

O que causa a desidratação?

A desidratação pode ocorrer como resultado de qualquer doença que cause diarreia, vômito, ou febre. Assim como a micção excessiva que ocorre em casos de diabetes e doença renal, sangramentos ou qualquer condição que cause relutância em comer ou beber. A hipertermia, ou insolação, também pode deixar o filhote desidratado.

A água corporal total de um cão adulto normal é de aproximadamente 60% do seu peso corporal. Sinais de desidratação se tornam evidentes com perdas de apenas 5% da água normal do corpo. Uma perda de 12-15% por cento da água corporal total resulta em choque e morte iminente.

Principais Sintomas

O primeiro sinal perceptível de desidratação são as membranas mucosas secas, nas quais as gengivas e a língua do cão ficam pegajosas, em vez de úmidas. Além disso, a saliva pode ficar pegajosa ou até fibrosa.

Um sinal mais óbvio é a perda da elasticidade da pele. A pele de um filhote normalmente se encaixa como um casaco confortável, com algum espaço para se movimentar particularmente nos ombros. Então, segure a pele sobre o pescoço e os ombros do filhote e levante-a suavemente. Quando normalmente hidratada, a pele rapidamente retorna ao lugar após a liberação.

A pele retorna lentamente quando o cão está de 7-8% desidratado. Se for acima de 10% já é grave, e a pele permanecerá em uma crista quando puxada, não retornando ao lugar.

Tempo de recarga sanguínea é uma medida precisa da hidratação. Este é o tempo que o sangue leva para retornar ao tecido depois que a pressão é aplicada, e pode ser demonstrado pressionando gentilmente um dedo contra as gengivas do seu cão. Isso bloqueia brevemente o fluxo sanguíneo para que o tecido fique branco quando a pressão é liberada rapidamente.

Quando a hidratação do seu filhote é normal, leva menos de 2 segundos para o branco retornar ao pigmento normal. Já uma desidratação de 7 a 8% atrasará o tempo de recarga por até 3 segundos. Se levar mais de 4 segundos indica desidratação grave, uma situação extremamente perigosa. Nesses casos, o cão também apresenta globos oculares afundados, contrações musculares involuntárias e extremidades frias.

Como tratar a desidratação

Filhotes que sofrem de desidratação moderada a grave requerem atenção veterinária imediata. A fluidoterapia será necessária para reidratar o filhote e retornar o equilíbrio eletrolítico (mineral) ao normal. Pode ser realizada via oral, intravenosa ou subcutânea.

Enquanto casos leves em que o vômito não é um problema, simplesmente ajudar o cão a beber água já pode resolver. Em circunstâncias normais, um cão disposto a ingerir líquidos é capaz de recuperar um déficit hídrico de 6% em cerca de 1 hora. Além disso, seu veterinário pode prescrever alimentos ou remédios que fornecem minerais perdidos.

A causa subjacente da desidratação também precisará ser tratada. Bem como, medicação específica para controlar diarreia e vômito pode ser necessária para evitar ainda mais perda de líquidos.

Comentários