Algumas raças precisam gastar mais energia do que outras, leia sobre a raça do seu cão e entenda melhor as necessidades dele!
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

5 Dicas para donos de Cães hiperativos

Cães hiperativos são mais comuns do que se pensa, e é uma das maiores preocupações comportamentais relatadas por donos de Cães. Por isso separamos 5 dicas para ajudar proprietários de cães com hiperatividade.

Na maioria dos casos de cães hiperativos ou muito ativos, o dono do cachorro precisa mudar a rotina diária e criar um plano de exercícios mais adequados.

Aqui estão algumas dicas para proprietários de cães cheios de energia difíceis de acalmar.

1. Conheça sua raça

Algumas raças tem maior necessidade de gasto de energia do que outras. Portanto é muito importante ler sobre a raça do seu cão e entender melhor as necessidades e características dela. Um exemplo são os cães da raça Border Collie, a raça pode passar o dia todo pastoreando ovelhas, tem muita energia e disposição. Nesses casos, de raças muito ativas, uma caminhada curta por dia pode não ser suficiente. Considere incluir na rotina do cão brincadeiras de buscar e correr, seja no quintal ou em um parque para cachorros. Se você estiver longe de casa durante o dia por longos períodos de tempo, creches e escolinhas para cães pode ser uma opção adequada para gastar a energia do seu cão.

Cães Hiperativos são mais comuns do que se pensa, tente essas 5 dicas que separamos para te ajudar a acalmar o seu peludo cheio de energia!

Cães Hiperativos são mais comuns do que se pensa, tente essas 5 dicas que separamos para te ajudar a acalmar o seu peludo cheio de energia!

2. Forneça um exercício diário adequado

Socialização, treinamento, atividade e um proprietário responsável são pilares para ter um cão feliz e saudável. Como falamos no tópico anterior, atividades/exercícios são super importantes para o gasto de energia e melhoria no comportamento de cães de maneira geral. Os mais ativos, precisam de mais atividade para liberar a energia disponível. É importante adequar a sua rotina, incluir passeios e brincadeiras que façam o seu cãozinho gastar todo o combustível. Você pode ver algumas sugestões de brincadeiras dentro de casa, e em ambientes externos.

Você mesmo pode ensinar alguns truques para o seu cão, comandos simples como sentar, deitar e ficar podem te ajudar a controlar o seu cão cheio de energia!

Você mesmo pode ensinar alguns truques para o seu cão, comandos simples como sentar, deitar e ficar podem te ajudar a controlar o seu cão cheio de energia!

3. Adestramento em casa

Uma vez que você conhece as necessidades de exercícios de um cão ativo, o adestramento funcional de comandos como sentar, deitar e ficar, podem ser usados para controlar seu cachorro. Veja algumas dicas de adestramento aqui e aqui. Com paciência e agradinhos, você consegue adestrar seu cãozinho em casa. Além de ajudar no controle do cão, o adestramento também é uma atividade que faz muito bem aos pets!

4. Dê ao cão um emprego/esporte

Raças ativas e inteligentes também podem se beneficiar de algo para fazer de forma regular que envolva atividades físicas e mentais. Dependendo do seu estilo de vida, o seu cão pode ter um emprego para gastar energia como o trabalho de campo, pastoreio, guarda, terapeuta são perfeitos para os super caninos. Atividades físicas e de adestramento como circuitos, agility e natação também fornecem o combo perfeito da estimulação física e mental necessária para o cão ativo.

Treine Agility com o seu Cão com esse Kit de brinquedo. São 3 obstáculos, um túnel, um zig zag e um de salto, perfeito para começar o esporte!

Treine Agility com o seu Cão com esse Kit de brinquedo. São 3 obstáculos, um túnel, um zig zag e um de salto, perfeito para começar o esporte!

5. Não se esqueça de fazer check-up regularmente no Médico Veterinário

Se você alterou a rotina de exercícios para o gasto adequado de energia de acordo com a idade e a raça do seu cão, e ainda assim o cachorro continua hiperativo, é importante consultar o médico veterinário de confiança. Enquanto a maior parte do tempo, exercício, treinamento e atividades são a questão, existem condições médicas que podem causar hiperatividade. O veterinário do seu cão pode fazer um exame médico abrangente para descartar quaisquer problemas.

No caso dos filhotes, é comum que eles tenham mais energia, então se você é pai/mãe de primeira viagem, tenha paciência e peça ajuda ao seu Médico Veterinário de confiança para adequar exercícios, alimentação e adestramento para melhor aproveitamento da energia do peludo. Os donos de Cães adultos hiperativos devem tentar as dicas acima sempre com paciência e responsabilidade!

Comentários