Estimular Cães mentalmente é muito importante para a saúde e qualidade de vida deles
Cães, Comportamento

É importante estimular mentalmente os Cães

Estimular mentalmente e fisicamente os Cães é muito importante para o desenvolvimento e saúde deles. Entenda porque e saiba como estimular o seu peludo.

Os cães, assim como os humanos, precisam se exercitar tanto mentalmente quanto fisicamente. Mas é importante encontrar um equilíbrio para que o cão não fique estressado por pouco ou pelo excesso de atividade. Caminhar é uma ótima atividade, mas os cães também precisam de estímulo mental. Todos os cães precisam usar a cabeça às vezes para se sentir bem, e alguns cães têm maior necessidade do que outros.

Se eles não conseguirem direcionar sua energia para uma atividade adequada, eles podem, em alguns casos, encontrar sua própria “diversão”, que nem sempre é apreciada pelos donos, como destruir coisas, ou ficar hiperativo. Além disso, é importante que o cão saiba ficar quieto e esperar quando for a hora. O adestramento em si é um estímulo e tanto à cabeça do seu cão. Quando ele aprende um novo truque, precisa trabalhar pra isso, e é recompensado. Você também pode estimulá-lo escondendo petiscos em jogos inteligentes para ele caçar.

Quando o tempo está bom e não está chovendo, os cães normalmente recebem mais estímulo, é mais fácil e divertido estar fora, brincar e criar atividades para o seu cão. No outono e no inverno, pode ser chato quando está chovendo, frio e ventando. E, muitas vezes é difícil variar as atividades dentro de casa e pensar em atividades que sejam divertidas, simples e estimulantes.

Estimulação mental é algo que muitos donos de cães podem não ter tempo ou ter dificuldade em criar coisas para isso, e podem não perceber o quão importante é para a saúde geral do cão. Se todos entendessem a importância de fazer o cão usar tanto a cabeça quando as patas, seria reduzido significativamente o número de cães com problemas de comportamento.

Como estimular com brinquedos e jogos inteligentes para cães?

Os brinquedos e jogos inteligentes, que a maioria dos cães adoram brincar, são concebidos para o cão trabalhar com a resolução de problemas de diferentes maneiras, por exemplo: levantar blocos, virar discos, empurrar blocos, abrir gavetas, colocar blocos dentro de algo, etc; tudo isso para encontrar a recompensa favorita, petiscos!

Enquanto os jogos estão sendo usados, o cão e o dono terão a chance de fortalecer seu relacionamento. Além disso, vale aproveitar esse momento divertido e positivo para treinar obediência, como por exemplo: ensinar o cão a sentar, deitar, ficar e esperar.

Os jogos inteligentes tem diversos níveis de dificuldade, alguns cães sentem a necessidade de aumentar o desafio

Motivação para aprender

Animais selvagens são estimulados mentalmente quando caçam comida, inspirados nisso, os jogos inteligentes usam os movimentos e instintos naturais do cão. Ao jogar, o cão tem que “trabalhar” para conseguir comida ou petiscos, e não apenas comer de uma tigela.

Muitos cães estão dispostos a aprender algo novo se receberem um petisco saboroso. Para alguns cães,  receber um carinho/elogio do dono é a melhor recompensa. Enquanto outros são inspirados por cheiros, caça ou movimentos, onde a recompensa pode ser pegar uma bola, seguir uma pista ou caçar alguma coisa.

Em contrapartida, há um pequeno número de cães que são muito difíceis de motivar. Nesses casos, vale combinar alguns tipos de recompensas: interação com o dono, elogios, carinhos, e claro, petiscos.

Inteligência Canina

Cães têm diferentes níveis de inteligência, assim como os humanos. Por isso é importante os jogos apresentarem diferentes níveis de dificuldade para atender tantos cães quanto possível. Além disso, alguns cães com maior disposição genética para caçar, podem achar certos jogos mais fáceis do que cães que ainda precisam aprender a caçar. Todos os cães devem desfrutar de uma variedade de atividades e experimentar coisas novas.

Alguns cães ficam felizes com jogos simples e fáceis. Enquanto outros, gostam de jogos cada vez mais difíceis. Algumas pessoas se perguntam se os cachorros se cansam dos jogos, mas apesar de saber como jogá-lo, a motivação para o jogo é que o torna emocionante.

Quando começar?

É válido começar com o cão ainda filhote, a partir de 10 semanas de idade. É muito importante começar com jogos simples e fáceis. Jogar apenas por um período muito curto, no máximo 10 minutos. Também é importante jogar junto com o cachorro, ser positivo e dar muitos elogios e evitar palavras negativas.

Estimular os cães é importante para manter a cabeça deles ativa

Cuidados com cães feridos e idosos

Estes jogos também são excelentes para entreter cães que estão feridos, bem como idosos. Alguns cães idosos não podem mais fazer caminhadas por conta de problemas nas articulações. Apesar disso, você pode mantê-lo ativo com os jogos inteligentes.

Cães com a pata machucada, ou que não podem sair por alguma razão também devem jogar! Para evitar que usem a pata machucada, vale colocar os jogos em uma cadeira ou no colo, para que eles tenham que trabalhar com o nariz. Geralmente não é saudável e nem indicado que o cão fique totalmente parado por conta de algum ferimento. Por isso, jogar é uma boa saída para o cão manter-se ocupado e gastar toda a sua energia. Outro caso que o jogo pode ajudar, são cães que estão abaixo do peso e não comem. Muitos cães comem mais quando a comida é colocada nos jogos em vez da tigela de comida.

Autoconfiança e relacionamento com pessoas

Os jogos inteligentes também são ótimos para aumentar a autoconfiança de cães que já foram rejeitados ou sofreram algum trauma. No começo é possível que esses cães nem saibam como agir. Eles simplesmente não querem tentar porque não foram encorajados a serem curiosos e explorar o mundo quando eram filhotes.

Depois de um tempo, os cães começam a entender o que fazer e começam a tentar. Sua autoconfiança aumenta e eles ficam felizes quando são bem-sucedidos e encontram as recompensas. Com muitos elogios e com maior autoconfiança, eles podem lidar com jogos cada vez mais difíceis.

Jogue os jogos junto com o cão

As brincadeiras e os brinquedos que contêm petiscos devem sempre ser usados ​​junto com o cão ou sob supervisão. Nas primeiras vezes que os jogos são usados, é recomendado esconder muitas pequenas guloseimas. Encorajar e elogiar muito o cão quando ele faz a coisa certa, e cuidadosamente tentar redirecioná-lo se ele tentar morder o jogo ou for muito bruto, colocando uma mão sobre o jogo ou levantando-o. Espere até que o cão se acalme e tente novamente.

Aumentar o nível de dificuldade

A maioria dos jogos pode ser dificultado bloqueando certas partes com blocos ou pinos que o cão tem que levantar para chegar aos compartimentos com os petiscos escondidos. Estes só devem ser usados ​​quando o cão entende como o jogo funciona. Ele deve chegar até as guloseimas e não morder as peças. É importante não usar jogos que são muito difíceis no começo, você precisa dar ao cão algum tempo para ele entender como os jogos funcionam.

A maioria dos cães rapidamente entende que eles têm que trabalhar para chegar às guloseimas. E também, que vale a pena ouvir as instruções do dono. Essa comunicação entre o cão e seu dono é muito gratificante, o que leva a uma compreensão mais profunda enquanto se diverte.

Por exemplo, a premissa do Jogo Inteligente Dog Casino é que o cão deve aprender a puxar as gavetas com petiscos ao redor do jogo com a pata, e quando o cão entende isso, você pode travar as gavetas girando as chaves de osso no topo do jogo. Isso aumenta a dificuldade, já que o cão tem que resolver dois problemas para chegar aos petiscos.

Outro exemplo é o Jogo Inteligente Tijolinhos DogBrick. O cão deve deslizar os tijolos para chegar até os petiscos de baixo. Esses tijolos podem ser bloqueados com blocos de osso. O que significa que o cão deve primeiro levantar os blocos para poder mover os tijolos e, assim, encontrar as guloseimas. Se colocar os jogos em uma cadeira ou similar, será um outro desafio para o cão. Dessa forma também é perfeito quando o cão tem ferimentos nas pernas/pata e precisa ficar calmo e não se mover muito.

DICA

O material plástico, além de ser seguro para alimentos, é fácil de limpar. Pode ser usado com alimentos úmidos e secos e é ótimo para cães que babam muito, ou quando os jogos são usados ​​por mais de um cão.

Além disso, você pode usar a maioria dos jogos para fazer receitas de “sorvete”. Os jogos podem ir ao congelador. Misture um pouco de ração com água, despeje a mistura nos compartimentos, coloque o jogo no congelador e ofereça ao cão. Isto é perfeito para dias quentes ou quando o cão precisa de alguma atividade extra. Supervisione a brincadeira!

Esperamos que aproveite as dicas e estimule seu cão! Depois, conte pra gente como está sendo sua experiência!

 

Conheça os Jogos Inteligentes para Cães by Nina Ottosson

Comentários