Festas de Fim de ano são muito gostosas, mas quem tem pet em casa tem que tomar alguns cuidados! Listamos 29 dicas para você!
Cães, Dicas Lolipet, Gatos

Festas de Fim de Ano: 29 Cuidados com os Pets

Festas de Fim de ano são uma delícia, mas se você tem pets em casa, alguns cuidados são importantíssimos para mantê-los seguros e saudáveis. Separamos 29 dicas para te ajudar a curtir sem perigo!

As Festas de Fim de ano estão chegando e quem tem animais de estimação sabe que isso significa uma casa cheia de potenciais riscos para os pets. Se esse é seu primeiro Natal com um peludo em casa, fique tranquilo, basta seguir essas dicas que separamos para você e vai dar tudo certo!

Organizamos as dicas por Decoração, Comida, Presentes e Reuniões:

DECORAÇÃO

1. Evite usar velas de verdade, opte por velas LED sem fogo. As velas acesas podem ser facilmente derrubadas por animais causando queimaduras ou incêndios.

2. Plantas típicas do Natal como Azevinho, Poinsétia ou Visco são venenosas para o seu cão se ingeridas. É mais seguro decorar somente com as versões artificiais! (Confira outras plantas tóxicas para Pets aqui.)

A maioria das Plantas típicas das Festas são tóxicas para os Pets, melhor decorar com as artificiais para não correr risco!

A maioria das Plantas típicas das Festas são tóxicas para os Pets, melhor decorar com as artificiais para não correr risco!

3. Fixe sua árvore de natal ao chão, e modo que não caia no seu pet enquanto eles estão brincando ou correndo pela casa. Escolha o lugar mais seguro possível!

4. Evite usar festões de natal metalizados, eles atraem cães e gatos para brincadeira, mas ao ingeri-los, pode causar vômitos e obstruções.

5. Evite enfeites de árvore de Natal quebráveis, estes enfeites quando caem e quebram podem ser encontrados pelos pets que podem comer as peças/pedaços causando sangramento interno e danos aos órgãos. Essa é uma das dicas de segurança mais importantes à ser seguida!

6. Não decorar com decorações comestíveis, mesmo que você as mantenha fora do alcance. Decorações comestíveis como guirlandas de pipoca, etc., podem encorajar cachorros a pular e escalar para obter petiscos saborosos.

7. Considere não decorar a parte inferior da árvore. Se você tem um cão filhote ou um cão que não conhece as árvores de Natal, considere deixar a parte inferior da árvore sem decoração. Isso evitará que seu cão seja atraído por luzes ou decorações fáceis de alcançar.

As decorações de Natal atraem os peludos e podem causar acidentes!

As decorações de Natal atraem os peludos e podem causar acidentes!

8. Considere bloquear o acesso do cão à sua árvore de Natal. Se o seu cão mostrar um interesse particular em sua árvore, considere bloqueá-lo usando um portão para pets.

9. Mantenha os fios e cabos de extensão fora do alcance. Filhotes podem ficar emaranhados na fiação, também podem morder os fios ou puxar itens das prateleiras, causando eletrocussão, esmagamento ou mesmo a morte.

10. Mantenha presentes embrulhados e papel de embrulho fora do alcance. Embalagens de presente podem atrair os pets e, quando ingeridas, podem causar asfixia, dor de estômago ou mesmo envenenamento, dependendo da composição do papel/plástico.

COMIDA

11. Mantenha o chocolate fora do alcance. O chocolate é um presente popular e também um ingrediente comum nas receitas das Festas de Fim de ano. Certifique-se de mantê-lo fora do alcance de seu animal de estimação em todos os momentos! O chocolate contém a teobromina, que pode causar danos ou falhas nos órgãos. (Leia aqui comidas proibidas para Cães e Gatos.)

12. Mantenha as bebidas alcoólicas fora do alcance. Álcool e animais de estimação não se misturam, então mantenha todas as bebidas alcoólicas fora do alcance de seus pets SEMPRE. Essa é uma dica que você precisa seguir durante todo o ano! Em quantidades mínimas, o álcool pode causar vômitos, diarréia e tonturas. Em quantidades significativas, o álcool pode causar a morte.

As comidas oferecidas nas Festas são muito gordurosas e podem fazer mal aos pets.

As comidas oferecidas nas Festas são muito gordurosas e podem fazer mal aos pets.

13. Não dê restos de comida! Muitos dos alimentos que comemos na ceia de Natal tem muita gordura e podem causar pancreatite em pets. A pancreatite é extremamente desconfortável e pode ser perigosa para a saúde do seu animal de estimação. Você também não deve oferecer os restos de comida para evitar o sobrepeso e o mal comportamento de pedir sobras o tempo todo!

14. Não dê os ossos que sobrarem ao seu cachorro. Os ossos cozidos são facilmente quebrados e podem causar danos dentários e perfurações internas.

15. Lave as panelas imediatamente após o uso ou coloque-as completamente fora do alcance. As panelas (particularmente aquelas usadas para carne) são tentadoras e podem convidar o seu pet a pular para lambe-las. Isso pode causar queimaduras na boca ou consequências mais graves se as panelas quentes ou as gorduras quentes das panelas caírem sobre o seu cão ou gato.

PRESENTES

16. Escolha presentes comestíveis para o seu cão com cuidado, certifique-se do que você está comprando. Compre petiscos que sejam feitos com ingredientes saudáveis de marcas confiáveis ou experimente fazer sua própria receita! Com certeza seu pet irá amar!

Embalagens de presente podem ser bem perigosas para os pets, mantenha-as fora do alcance!

Embalagens de presente podem ser bem perigosas para os pets, mantenha-as fora do alcance!

17. Quando você for escolher brinquedos para o seu cão, considere seus hábitos e preferências nas brincadeiras. Por exemplo, se você tem um cão que adora mastigar e tem alto poder de destruição, não escolha um brinquedo que vá durar poucos segundos e ainda pode ser ingerido.

18. Sempre escolha brinquedos feitos especificamente para cães. Pode ser tentador comprar brinquedos infantis para o seu cão, mas uma das dicas de segurança é optar por brinquedos que são feitos para cães. Os brinquedos humanos podem conter substâncias que são tóxicas para os cães, não ser projetados para mastigação ou ter pedaços que possam ser retirados e engolidos facilmente.

19. Não dê animais de estimação de presente. Você pode amar muito seu cão e adorar ter ele com você, mas NUNCA assuma que outra pessoa por mais que ela demonstre gostar de um pet, que ela esteja preparada para ser dona de um. Afinal é um comprometimento emocional e financeiro, que dá trabalho e exige tempo e cuidados diários.

20. Escolha os brinquedos de tamanho apropriado ao porte do cão. Certifique-se de que os brinquedos que você escolhe para o seu cão são apropriados para o seu tamanho para evitar sufocamentos ou danos dentários devido a brinquedos que são muito pequenos ou muito grandes.

21. Se você tem mais de um cão, por mais que eles estejam acostumados uns aos outros e se deem bem, melhor oferecer a ambos os mesmos presentes, ou separá-los quando for oferecê-los. Mesmo cães que se amam muito podem se tornar territoriais ou agressivos por alguns itens “especiais”.

Veja também: Como lidar com o medo de fogos de artifício do seu Pet

REUNIÕES

22. Quando você realiza uma reunião em sua casa, certifique-se de que todos saibam que você tem um cachorro, para que eles possam estar preparados.

Reuniões são frequentes durante as festas de fim de ano, então é bom ficar atento às nossas dicas!

Reuniões são frequentes durante as festas de fim de ano, então é bom ficar atento às nossas dicas!

23. Se o seu cão estiver solto pela casa, certifique-se de que todos em sua reunião estejam cientes disso, para que eles não deixem as portas externas abertas.

24. Se você está reunindo pessoas em sua casa e seu cão tem medo de estranhos, mostrou sinais de agressão no passado, é novo em sua casa ou não se dá bem com grupos de pessoas, mantenha seu cachorro em um ambiente separado da casa. Esse ambiente deve ser aconchegante para o pet, com brinquedos, água, comida, petiscos e um local para dormir.

25. Se a música estiver muito alta, e perceber o incomodo no seu cão, é válido colocar em um ambiente separado, de acordo com as especificações acima.

26. Não sirva lanches perigosos para os convidados, nunca se sabe se alguém tentará oferecer um lanche para seu cachorro durante a festa. Mantenha o seu cão seguro, certificando-se de que todos os lanches servidos não contenham ingredientes tóxicos para cães.

27. Se outros cães estiverem presentes, apresente-os ao ar livre. Porque alguns cães podem ser territoriais com suas casas e suas famílias, então apresentá-los em território neutro primeiro ajuda com uma introdução neutra.

28. De olho nas crianças, se houver crianças em sua reunião, certifique-se de que elas estão familiarizadas com pets e saibam como interagir com eles. Além disso, saiba como seu pet interage com crianças.

Tome cuidado com relação às crianças, caso alguma criança vá na sua reunião, veja com os pais se ela já interagiu com cães, e tenha consciencia de como seu cão reage à elas.

Tome cuidado com relação às crianças, caso alguma criança vá na sua reunião, veja com os pais se ela já interagiu com cães antes, e leve em consideração como seu cão reage à elas.

29. Mantenha rotina do seu cão, tanto quanto possível. É importante manter seu horário regular de alimentação, caminhada e sono, mesmo durante reuniões de fim de ano. O desvio do cronograma pode causar mudanças no apetite, depressão, ansiedade, mudanças nos hábitos de banheiro ou mudanças de saúde.

Fique de olho nos pets e siga as dicas para passar só bons momentos nas Festas de Fim de Ano!

Esperamos que tenham gostado, e que tenham um Natal muito feliz, repleto de amor e paz juntinho dos pets de vocês! Que o novo ano traga milhares de coisas boas para você, seus familiares, amigos e filhos peludos!

Comentários