Passeio com Cães deve ser um hábito diário, e por isso é importante que seja agradável tanto pra você quanto para o seu cão. A gente separou 10 dicas pra te ajudar a otimizar a caminhada!
Cães, Dicas Lolipet

10 Dicas sobre Passeio com Cães que todo dono precisa saber

Passeio com Cães parece ser algo simples, mas algumas coisas não tão óbvias podem te ajudar a otimizar a caminhada de todo dia.

Todos sabem que devemos fazer pelo menos um passeio com nossos cães por dia. Entretanto, estudos mostram que 20% dos donos não fazem isso todos os dias.

Por isso, se você quer começar a passear com seu cachorro todos os dias, tenha em mente que se resume a motivação e tornar um hábito. Lembre-se de que andar não é apenas um bom exercício para você e seu cachorro, é importante para o bem-estar geral do seu cão.

Diante disso, fizemos uma lista com 10 dicas para o passeio com seu cão ficar mais agradável e seguro.

1. Use peitoral com a guia frontal se o seu cão puxar

Seu cão constantemente puxa durante o passeio? Tente usar um peitoral com o engate da guia na parte frontal do corpo do pet. Coleiras e peitorais que prendem nas costas incentivam mais puxões.

Esses peitorais/coleiras com a guia partindo da frente do cão realmente ajudam a treiná-lo a parar de puxar. Isso acontece porque quando você puxa a guia para tentar ganhar algum controle, ela direciona a atenção do cão para você e ele não chega aonde estava querendo.

O Peitoral estilo Easy Walk da K9 Spirit funciona muito bem, geralmente os resultados são instantâneos. A Coleira Cabresto e a Canny Collar também têm a mesma função. Mas, tenha em mente que o peitoral/coleira ideal não resolve tudo. Você ainda precisa dedicar tempo para treinar seu cão para caminhar do jeito correto. Reforçar e recompensar o comportamento adequado sempre ajuda!

Guia presa na parte frontal do corpo do Pet ajuda muito a corrigir cães que puxam durante o passeio.

2. Deixe seu cão farejar

Você sabia que passeios são mais do que apenas exercícios físicos? O passeio é para os cães (geralmente) a única vez que eles saem e exploram cada dia. Por isso, dê-lhes um pouco de tempo extra para farejar e explorar. Se você não quiser parar a cada 5 segundos ou se você não quer que seu cão vá farejar no quintal de vizinhos, tudo bem. Você decide quais áreas são apropriadas (e seguras) para serem exploradas.

Quando você quiser dar uma folga no seu cão, solte a coleira por alguns minutos e dê a eles a chance de absorver todos esses cheiros. Também vale usar comandos como “cheirar” e “vamos andar” para quando é hora de seguir em frente. Todos esses cheiros proporcionam estímulo e informações ao seu cão, é a maneira deles de acompanhar o que está acontecendo ao redor. Muitas vezes nos concentramos apenas no aspecto físico da caminhada, mas tenha em mente que a estimulação mental extra que o seu cão obtém farejando realmente agrega muito.

Alguns cientistas argumentam que devemos reconhecer a importância do olfato para o bem-estar dos cães. Você pode fazer caminhadas mais significativas e enriquecedoras para o seu cão apenas permitindo que ele vá farejar alguns minutos.

3. Cuidado com o uso de guias retráteis

Quando se trata de usar a guia certa para passeio com cães, é melhor evitar as guias retráteis. Guias retráteis causam muitos riscos desnecessários em comparação com as tradicionais. Elas são mais convenientes quando o lugar é livre de tráfego, como praia, parque. Já que, o comprimento da maioria das guias retráteis dificulta a manutenção do controle do seu cão. E além disso, cães podem facilmente correr para a rua e as travas geralmente libertam sob pressão.

Guias retráteis também são conhecidas por causar ferimentos em cães e humanos. Por exemplo, agarrar a fita para obter mais apoio enquanto seu cão está em movimento pode causar queimaduras graves e até cortes. Também é perigoso quando o cão atinge o final da guia, esse movimento repentino pode fazer com que você caia.

Se o seu cão já tiver o hábito de puxar enquanto anda, uma guia retrátil só piorará esse comportamento. Por que ele iria parar? Ele está sendo recompensado com mais liberdade toda vez que ele puxa.

É melhor usar uma guia normal ao passear com seu cachorro em qualquer área com tráfego. Já que é muito mais fácil manter o controle do seu cão (especialmente quando ele está puxando) usando uma guia tradicional em vez de uma retrátil.

Farejar é um estimúlo e tanto para o seu cão. Aproveite a hora do passeio para deixá-lo farejar.

4. Sempre recolha a caca do seu cão

Importante lembrar sempre: recolha o cocô do seu cão. Além disso, é mais do que apenas um gesto de educação e boa vizinhança. O cocô de cachorro que não é coletado causa grandes preocupações à saúde de humanos e animais de estimação. Os resíduos podem conter organismos prejudiciais, como giárdia, E. coli, lombrigas, ancilostomídeos e salmonela, que podem se espalhar para outros animais e seres humanos. E quando os restos de animais de estimação são deixados no chão, essas doenças, patógenos e bactérias penetram no solo e poluem o suprimento de água.

As fezes de animais podem ser catastróficas para o lençol freático local, contaminando lagos próximos, rios e água potável. Esses organismos desagradáveis ​​podem viver muito tempo no solo. Larvas de ancilostomídeos, por exemplo, podem viver por várias semanas no solo. Segundo estudos, 20 a 30% das bactérias em bacias urbanas são causadas por resíduos de cães.

Apesar de não ser glamouroso ou agradável catar cocô, é fundamental para ser um dono responsável. Não é apenas falta de educação deixar o cocô de cachorro por perto, é um risco potencial à saúde. Você pode comprar cata cacas que são fáceis de carregar nos passeios. Vale sempre levar saquinhos extras.

5. Leve água para o seu cachorro

Se você estiver andando por mais de meia hora ou se for um dia quente, leve bastante água para o seu cão. Visto que cachorros têm mais dificuldade em regular sua temperatura do que nós, é fácil superaquecer. Como os cães usam a boca para regular a temperatura, eles podem facilmente ficar desidratados durante o exercício, especialmente em climas quentes. Você pode comprar bebedouros portáteis ou levar em uma garrafinha convencional.

É importante que seu cão esteja identificado para o caso de ele se perder de você.

6. Certifique-se de que seu cão esteja usando uma identificação adequada

Toda vez que você sair de casa com seu cachorro, certifique-se de que ele esteja usando tag de identificação. Infelizmente, você não pode controlar tudo o que acontece e, às vezes, os cães se perdem. Inclusive, certifique-se de que seu cachorro esteja usando os dados atualizados. Além disso, é possível usar uma coleira personalizada com o número de telefone, já que tags podem se perder mais facilmente. Ainda mais garantido, é colocar um microchip no cão, converse com o seu Veterinário a respeito. Se você obter um microchip para o seu cão não se esqueça de registrar suas informações. Desde que sua informação esteja atualizada, qualquer um que escaneie seu cão pode entrar em contato com você.

7. Cuidado com o piso quente no verão

Quer saber se o pavimento é quente demais para o seu cão? Em primeiro lugar, coloque a mão ou os pés descalços na calçada por 5 segundos. Se estiver muito quente (ou desconfortável) para a sua pele, então está muito quente para as patas do seu cão. Além disso, o piso quente não é apenas desconfortável, também pode causar ferimentos graves aos cães. Nestes dias realmente quentes, procure horários mais frescos (de manhã cedo ou fim de tarde e noite) para passear, e se possível ande pela grama. Se o seu cão é muito adepto à acessórios, você pode até mesmo colocar sapatos nele para ajudar a proteger suas patas.

Pergunte antes de se aproximar de outro cão. Prevenção nunca é demais.

8. Mantenha o foco de seus cães levando petiscos favoritos dele

Sobretudo, não importa onde você passeie, sempre haverá distrações pelo caminho. Qualquer bichinho, resto de comida, objetos pelo chão se tornam um grande evento. Portanto, nessas situações que o cão quer pegar “porcaria”, atraia de volta a atenção dele com petiscos. Além disso, carregar alguns petiscos que seu cão adora pode ajudar a recuperar a atenção dele caso ele queira alguma porcaria e também para recompensar boas atitudes. Faça você mesmo uma receita de petisco fácil para o seu Cão!

9. Pergunte antes de se aproximar de outros cães

Embora o seu cão seja bonzinho, isso não significa que todos os cães também serão. Evite qualquer risco desnecessário, perguntando antes de deixar o seu cão se aproximar de outro cão. Nem todos os cães são sociáveis, por isso, se você encontrar alguém andando com cachorro, por favor, peça permissão antes de abordá-lo. Caso o seu cachorro seja reativo e não se dê bem em conhecer outros cães, procure um adestrador para te ajudar a corrigir esse comportamento.

10. Use coleira/guia reflexivo se você andar durante a noite

Em locais com baixa iluminação, usar coleira/guia reflexivas ajuda a tornar seu cão mais visível e assim, mais seguro. Além disso, acidentes devido à pouca visibilidade acontecem no transito frequentemente. Portanto, certifique-se de dar aos motoristas a capacidade de vê-lo à distância.

Você tem alguma dica adicional para passear com Cães? Você deixa seu cão farejar em caminhadas? Conte pra gente nos comentários!

Comentários